Buscar

AP3 - 1 EXERCICIO DE REVISAO COM GABARITO

Prévia do material em texto

PORTUGUÊS III - 1 ª ATIVIDADE DE REVISÃO PARA AP3 – 2015-2
Curso: Língua Portuguesa III
Conteudista: Professora Edila Vianna da Silva 
Exercícios complementares
1-     Discuta os mecanismos de subordinação e coordenação, a partir da análise dos conectivos destacados:
a)      Estudei muito, mas não obtive bom resultado na prova.
b)      Embora tenha chovido, tivemos um final de semana muito agradável.
 
 2-     Observe os conectivos destacados nas sentenças abaixo e comente seus valores sintáticos e semânticos:
a)      O professor avisou que a prova será com consulta.
b)      A aluna que venceu o concurso literário será homenageada.
 
3-     Classifique os mecanismos de articulação das sentenças que formam os períodos (subordinação ou hipotaxe) e justifique sua resposta:
a)      É impossível que façamos tudo hoje.
b)      Quando eu era criança, este bairro era muito tranquilo.
 
4-     Identifique os termos aos quais estão subordinados os sintagmas  grifados e determine a função que exercem em relação àqueles termos.
a)      Todos os convidados gostaram da festa.
b)      O prefeito garantiu que a contratação dos médicos será imediata.
 
5-     Reconheça a circunstância expressa pela oração adverbial, discutindo sua relação com a oração principal:
a)      As aulas serão suspensas amanhã porque a escola será dedetizada.
b)      Se você entendeu esse conteúdo, fará uma boa prova.
Gabarito dos exercícios de revisão para a AP 3
1-     Em a) a conjunção adversativa mas relaciona orações coordenadas, ou seja, orações independentes do ponto de vista sintático. As orações em análise se relacionam por oposição ou contraste.
Em b) a conjunção subordinativa embora introduz uma oração hipotática adverbial, que estabelece uma informação acessória à sentença: a circunstância de concessão, ou seja, um obstáculo que não impede a realização do que está contido na oração principal.
 
2-     Em a) a conjunção integrante transpõe a oração “a prova será com consulta” à função de objeto direto do verbo contido na oração principal “O professor avisou”.
Em b) o pronome relativo encaixa a oração “que venceu o concurso literário” na oração principal “A aluna será homenageada”, de modo que a oração adjetiva restritiva encaixada atua como adjunto adnominal do substantivo aluna, núcleo do sujeito da oração principal. É importante salientar que, na oração subordinada, o pronome relativo está exercendo a função de sujeito.
 
3-     Em a) ocorre subordinação, visto que a oração em destaque exerce a função de sujeito da oração principal.
Em b) ocorre hipotaxe, já que a oração em destaque exerce uma função acessória na sentença: adjunto adverbial, estabelecendo, nesse caso, uma circunstância de tempo.
 
4-     Em a) observa-se uma relação de subordinação entre termos de uma oração, ou seja, o objeto indireto está subordinado ao verbo com o auxílio da preposição de: “gostaram da festa”.
Em b) observa-se uma relação de subordinação entre orações. A oração “a contratação dos médicos será imediata” é transposta, com o auxílio da conjunção integrante, à função de objeto direto do verbo contido na oração principal “O prefeito garantiu”.
 
5-     Em a) a oração “porque a escola será dedetizada” estabelece uma circunstância de causa em relação à oração “As aulas serão suspensas amanhã”, da qual exerce a função de adjunto adverbial.
Em b) a oração “Se você entender esse conteúdo” estabelece uma circunstância de condição em relação à oração “fará uma boa prova”, da qual exerce a função de adjunto adverbial.

Continue navegando