Buscar

Exercícios de Williams - sequência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS DE WILLIANS
Paul G. Willians: desenvolveu inicialmente um programa de exercícios em 1937 para pacientes com lombalgia crônica.
Pelas suas observações, a maioria dos pacientes que tinham dor lombar tinham alterações musculoesqueléticas degenerativas secundárias à lesões discais.
Exercícios desenvolvidos para homens com menos de 50 anos e mulheres com menos de 40 anos com hiperlordose lombossacra, cujo RX mostra o contorno das margens dos discos intervertebrais da região lombar e lombossacra e dor crônica.
Propósito dos exercícios: diminuir a dor e melhorar a estabilidade da porção inferior do tronco, desenvolvendo ativamente os músculos flexores e alongando passivamente os músculos extensores da região lombossacra da coluna vertebral
SEQUENCIA DE EXERCÍCIOS DE WILLIANS
1. Retroversão pélvica: decúbito dorsal com joelhos fletidos e pés apoiados no chão. Fazer uma retroversão da pelve (desfazer a lordose lombar) sem estender as perna. Manter a posição por 5 a 10 segundos. 
2. Um joelho para o peito: decúbito dorsal com joelhos fletidos e pés apoiados no chão. Lentamente traga o seu joelho direito na direção do seu ombro e segure por 5 a 10 segundos. Abaixe a perna e repita com o outro lado. 
3. Dois joelhos para o peito: Comece como o exercício anterior. Depois de trazer o joelho direito para o peito, traga o joelho esquerdo para o peito e segure os dois joelhos por 5 a 10 segundos. Lentamente desça uma perna de cada vez. 
4. Sentar parcial: faça a retroversão pélvica (exercício 1) e enquanto mantém esta posição, lentamente tire a sua cabeça e ombros do chão (enrolando). .Mantenha brevemente a posição. Retorne lentamente para a posição inicial. 
5. Alongamento de isquiotibiais: Comece sentado (em uma posição de “crescimento”), com os dedos dos pés apontando para cima e joelhos completamente estendidos. Lentamente abaixe o tronco por cima das pernas, mantendo os joelhos estendidos, braços sobre as pernas e olhar para a frente. 
6. Alongamento de flexores de quadril: Em pé, coloque uma perna na frente da outra com a perna da frente fletida e a perna de trás firmemente estendida. Flexione mais a perna da frente, mantendo o tronco alinhado e sem tirar os calcanhares do chão. Repita com a outra perna na frente. 
7. Agachamento: Em pé com os dois pés paralelos na largura dos ombros. Manter o tronco perpendicular ao solo (o máximo que conseguir), olhando para a frente e pés apoiados no chão. Abaixar lentamente seu corpo, fletindo os joelhos.

Continue navegando