Buscar

Embriologia: Formação do Corpo Humano

Prévia do material em texto

Prova de Embriologia
Explique como ocorre o processo de formação das vertebras.
As Vertebras ira se originar do esclerotomo que é uma transformação mesequimal da parte ventromedial do somito que é uma estrutura segmentada derivada do mesoderma paraxial.
Durante a fusão das pregas neurais para a formação do tubo neural algumas células neura ectodérmicas não são incluídas no tudo. Que células são essas e quais as estruturas que elas originarão?
A crista neural é formada a partir das células neuroectodérmicas e se divide em duas partes que originam os gânglios espinhais e cranianos. As células da crista neural originam os gânglios espinhais e aos elementos do sistema nervoso periférico, além de formar a bainha de nervos e meninges do cérebro.
Qual é o evento mais marcante da terceira semana de desenvolvimento? Explique como este processo acontece.
A gastrulação é a formação das camadas germinativas, onde se deixa de ser bilaminar para trilaminar.
Estas três camadas germinativas, são precursoras de todos os tecidos embrionários e a orientação axial ocorrendo inumera mudanças morfológicas.
A gastrulação se inicia com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário, a linha primitiva resulta da proliferação e migração das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionario. Graças a adição de células na extremidade caudal, ocorre uma extensão da linha primitiva até formar o nó primitivo e, ao mesmo tempo, formar o estreito sulco primitivo
A formação da linha primitiva é o sinal do início da gastrulação. Bem no começo da terceira semana, a linha primitiva aparece caudalmente no plano mediano do aspecto dorsal do disco embrionário. Ela é formada pela migração das células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário. 
Ectoderma: 
- Epiderme e anexos cutâneos (pêlos e glândulas mucosas); 
- Todas as estruturas do sistema nervoso (encéfalo, nervos, gânglios nervosos e medula espinhal); 
- epitélio de revestimento das cavidades nasais, bucal e anal
. 
Mesoderma: 
- Forma a camada interna da pele (derme).
 - Músculos lisos e esqueléticos; 
- Sistema circulatório (coração, vasos sangüíneos, tecido linfático, tecido conjuntivo); 
- Sistema esquelético (ossos e cartilagem); 
Endoderma: 
- Epitélio de revestimento e glândulas do trato digestivo, com exceção da cavidade oral e anal; 
- Sistema respiratório (pulmão); 
- Fígado e pâncreas.
Como são formados os somitos e quais são as estruturas que se originarão a partir deles?
As células derivadas do nó primitivo forma o mesoderma paraxial, dai quase no fim da terceira semana, o mesoderma se diferencia e começa a dividir em pares de corpos cuboides chamados de somitos.
Os somitos são agregados compactos de células mesenquimais, de onde migram células que darão origem às vértebras, costelas e musculatura axial.
O encéfalo e a medula espinhal são formados a partir do processo de diferenciação do tubo neural. Explique como ocorre a diferenciação das células neuroepiteliais do tubo neural para a formação da medula espinhal.
A medula espinhal é derivada da porção do tubo neural que é caudal ao quarto par de somitos. Inicialmente, as paredes do tudo neural são formadas por um espesso neuroepitélio pseudo-estratificado colunar. Essas células neuroepiteliais formam a zona ventricular, que dá origem a todos os neurônios e células da macróglia na medula espinhal. Certas células neuroepiteliais em divisão na zona ventricular diferenciam-se em neuroblastos (futuros neurônios) os quais migram para outra região, a zona intermediária. Gliobastos que também se diferenciam a partir de células neuroepiteliais em astroblastos (futuros astrócitos) e em oligodendroblastos (futuros oligodendrócitos), também migram da zona ventricular para as zonas intermediária e marginal.

Continue navegando