Buscar

avaliação 2 semestre avs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
			
	 Fechar
	Avaliação: CEL0494_AV_201503694607 » HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA ORIENTAL     
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201503694607 - JOSE LAZARO ALMEIDA FERREIRA
	Professor:
	ALEX DA SILVEIRA DE OLIVEIRA
	Turma: 9032/AE
	Nota da Prova: 4,0   Nota de Partic.: 1     Av. Parcial.:     Data: 20/11/2015 11:20:12 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 84808)
	Pontos: 0,4  / 1,5
	O que foi o Califado Rashidun?
		
	
Resposta: O califado Rashindun foi uma espécie de organização que titulavam homens de respeito e honra para atuar e auxiliar o profeta maomé que em nome de alá intercedia junto ao povo no intuito de representá-lo oralmente e dirimir algumas situações dentro dos dogmas que constituem sua disciplina, sua doutrina religiosa.
	
Gabarito:
O Califado Rashidun, também conhecido como "Califado bem guiado" ou "Califado Ortodoxo", foi um império árabe fundado em 632, após a morte de Maomé, que durou até 661. Foi governado pelos primeiros quatro califas do Islão, conhecidos como os Califas bem guiados. O califado foi fundado por Abu Bakr, sogro de Maomé, que sucedeu a este como líder da Ummah (comunidade do Islão) quando Maomé morreu.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 57759)
	Pontos: 1,1  / 1,5
	Denomina-se queda de Constantinopla a conquista da capital bizantina pelo Império Otomano sob o comando do sultão Maomé II. Isto marcou não apenas a destruição final do Império Romano do Oriente, mas também a estratégica conquista crucial para o domínio otomano sobre o Mediterrâneo oriental e os Bálcãs. Diversos eventos enfraqueceram o Império Bizantino, facilitando sua queda. Cite e explique em linhas gerais as causas da queda de Constantinopla.
		
	
Resposta: instabilidade política; carga tributária; o processo expancionista de reconquista do antigo império do ocidente; o acordo de conciliação com os persas e de militarismo com o ocidente. Então, neste processo de instabilidade e de acordos que para mantrer seu estado soberano e livre dos persas foi obrigado a pagar uma espécie de taxa como base de negociação entrre seus líderes e rebuscar sua economia por meio da reconquista do ocidente que acarretou na instabilidade para manter seus acordos, sobretaxando sua pópulação que revoltada levou a um estado beligerante enfraquecendo suas fronteiras e levando a queda do império bizantino ou a queda de constantinopla pelos turcos
	
Gabarito:
Em 1190, a Terceira Cruzada, formada por contingentes das potências ocidentais, não recebeu dos bizantinos o apoio esperado quando se dirigia à Terra Santa, levando a um forte ressentimento. Os bizantinos, acreditando que o líder dos turcos, Saladino, principal inimigo dos cruzados, fosse invencível, preferiram manter a maior neutralidade possível a fim de evitar um futuro ataque aos seus territórios. 
O cisma religioso existente, o qual não foi aplacado pelos esforços da Igreja Católica Romana (latina) e da Igreja Católica Ortodoxa (grega). 
 O Império estava depauperado economicamente, acarretando na falta de recursos e mobilização de homens para a defesa.
A aliança fracassada entre Constantino e Maomé II - Inicialmente, Maomé prometera não violar o território bizantino. Isto aumentou a confiança de Constantino que, no mesmo ano se sentiu seguro o suficiente para exigir o pagamento de uma anuidade para a manutenção de um príncipe otomano, mantido como refém, em Constantinopla. Furioso, Maomé II ordenou os preparativos para um cerco total à capital bizantina.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 624472)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O intelectual palestino Edward Said, em sua festejada obra, "O Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente", advoga a tese de que a concepção que divide o mundo em "Oriente" e "Ocidente", sob a máscara de uma distinção didática, na verdade serve para enfatizar diferenças. Estas separações culturais acabam justificando:
		
	
	as diferenças que existe entre os países
	
	a igualdade entre as culturas humanas
	
	a construção de áreas geográficas isoladas
	
	o monopólio da indústria cultural de referência
	 
	o estabelecimento de uma hierarquia cultural
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 20033)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Como é denominado o império estabelecido na Europa Oriental após a divisão do Império Romano pelo imperador Teodósio?
		
	 
	Império Bizantino
	
	Império Carolíngio
	
	Império Abássida
	
	Império Germânico
	
	Império Árabe
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 57748)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As Heresias são doutrinas ou linhas de pensamento contrárias ou diferentes de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado vigente e hegemônico. No caso do Império Bizantino, elas foram muito comuns e podemos citar três correntes, que divergem acerca da natureza do espírito santo, a saber:
I. Há em Jesus Cristo duas pessoas distintas, uma humana e outra divina, completas de tal forma que constituem dois entes independentes.
II. Proclama a união quase completa das duas naturezas em Cristo, praticamente negando o caráter humano do filho e, portanto, vendo-o como uma só natureza, a divina.
III. Pai e filho são da mesma substância: negava-se, assim, a sua consubstancialidade.
As características supracitadas reflerem-se especificamente as seguintes doutrinastomadas como heréticas:
		
	
	I- Arianismo, II- Nestorianismo e III - Monofisismo
	
	I -Monofisismo, II- Nestorianismo e III -Arianismo
	
	I- Arianismo, II- Monofisismo e III - Nestorianismo
	
	I-Nestorianismo, II- Arianismo e III - Monofisismo
	 
	I-Nestorianismo, II- Monofisismo e III -Arianismo
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 84757)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A pregação de Maomé fez-se inicialmente em Meca, e atemorizou os coraixitas, guardiões da Caaba e beneficiados com o comércio caravaneiro. A principal preocupação de Maomé foi:
		
	
	Promover uma aliança entre as cidades árabes para combater os beduínos, que viviam na pilhagem e impediam o desenvolvimento comercial.
	
	Destruir o predomínio comercial em Meca, em benefício da cidade de Medina, que o adotou.
	 
	Desenvolver uma doutrina que promovesse a unificação religiosa, favorecendo a unidade política, necessária para superação das grandes dificuldades dos árabes.
	
	Criar condições para o expansionismo árabe que possibilitasse o enriquecimento dos povos beduínos, marginalizados no deserto
	
	Estabelecer uma doutrina sincrética, que pudesse ser assimilada tanto pelos beduínos do deserto, como por cristãos e por judeus.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 237364)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A morte de Maomé representou um grande impacto para a umma (comunidade). Todos temiam o destino do Islamismo e dos ideais do Profeta. Com alguns contratempos foram se impondo homens muito próximos dele, que ganharam o título de Califas Rashidum. A grande dificuldade nesse momento foi ocasionada porque:     
		
	 
	Maomé não deixou explicitado quem seria seu substituto, o que ocasionou disputa entre seus seguidores de primeiro momento, tais como Abu e Ali. 
	
	Maomé indicara como sucessor um homem muito desacreditado dentro da umma, o que gerou forte reação por parte de vários grupos. 
	
	a comunidade não aceitou a indicação de Ali, genro de Maomé, querido pelo Profeta e indicado por ele como seu sucessor natural.
	
	a comunidade desejava que o sucessor de Maomé fosse Ali, seu genro, o que contrariava expressamente suas determinações em vida.
	
	a comunidade não chegava a um consenso em torno do sucessor de Maomé, visto que ele deixara expresso que esse deveria ser escolhido por meio de votação.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 624744)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os húngaros desempenharam um importante papelentre as forças que atuaram no Oriente medieval. Sobre a organização política deste grupo pode-se afirmar que ficavam sob a influência de duas possibilidades culturais distintas: a primeira orientação relacionava-se à prática de saques sobre a Germânia e a segunda:
		
	
	sobre a descentralização política do Ocidente
	
	sobre a conduta extremamente nômade dos mongóis
	 
	sobre a centralização política-administrativa bizantina
	
	sobre a prática da guerra com os Petchenegos
	 
	sobre a relação bárbara para com os búlgaros
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 625596)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Mesmo sendo um fenômeno medieval, iniciado por volta do século XI, as Cruzadas ainda hoje despertam grande interesse na cultura popular. Na historiografia, não é diferente, entretanto, podemos destacar duas linhas historiográficas que abordam o movimento de forma distinta, a primeira destaca a ação europeia que foi nomeada de "Cruzada", a outra é:
		
	
	islâmica, que destaca as invasões árabes ao território judeu
	
	científica, que defende os muçulmanos e critica os cristãos
	 
	islâmica, que trata da agressão europeia executada nas Cruzadas
	
	cristã, e analisa as agressões dos cruzados contra os muçulmanos
	 
	cristã, enfoca a Peste Negra como resultado das Cruzadas
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 253473)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Assinale a alternativa Correta. Acerca dos primeiros ataques dos cristãos aos turcos entre nos primórdios do século XII, podemos afirmar que:
		
	 
	Para os muçulmanos em geral não se tratava de um ataque à sua religião e, sim mais um episódio de disputa por territórios.
	
	Aumentaram a confiança dos cruzados no apoio dos bizantinos, que aprisionaram e entregaram todos os muçulmanos da cidade aos cristãos.
	
	Foi para os muçulmanos uma grande ofensa, pois se tratava de uma ataque de infiéis ocidentais a membros do Islã, dos quais todos se consideravam integrantes.
	
	Trouxe os bizantinos para o lado do Islã, pois os cruzados invadiram e saquearam Constantinopla, obrigando o Imperador a se refugiar entre os muçulmanos.
	 
	Em função dos massacres ocorridos, motivou a imediata união de todos os muçulmanos em defesa do Islã.
		
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 12/11/2015 até 24/11/2015.
Parte inferior do formulário

Outros materiais