Buscar

AV2 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS 2015-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201308734296)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Para o adequado funcionamento de uma equipe de trabalho, o líder deve esclarecer e apoiar o entendimento quanto aos papéis e responsabilidades de cada integrante que gerencia. Especifique porque essa atividade gerencial é de extrema relevância numa equipe.
		
	
	Gabarito: A definição dos papéis e responsabilidades facilita a otimização no desenvolvimento de tarefas, minimiza conflitos pela possível dificuldade de entendimento ou sobreposição de atividades, estabelece senso de propósito e favorece foco em resultados, cria alinhamento com as metas da área/organização, promove integração entre os profissionais que trabalham juntos, facilita o aproveitamento de competências e capacidades das equipes.
	
	 2a Questão (Ref.: 201308804029)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Em estudo realizado por Bandura (1997); foi pedido a alguns graduados em administração de empresas que descobrissem e aplicassem regras gerenciais em uma organização fictícia. A alguns dos participantes foi dito que as habilidades necessárias eram inatas (se você não as tiver, não conseguirá ter êxito). Esses participantes diminuíram suas metas e não tiveram um bom desempenho. Aos outros participantes, foi dito que as habilidades necessárias poderiam ser adquiridas com treinamento. Esses administradores estabeleceram metas desafiadoras e desenvolveram estratégias organizacionais bem sucedidas. Um alto nível de autoeficácia e produtividade influenciam diversos fatores importantes para o bom desempenho de tarefas. Quais são estes fatores importantes para o bom desempenho (cite quatro fatores)?
		
	Gabarito: 1) Ação: a ação de uma pessoa com autoeficácia elevada tende a ser mais rápida e decidida. Pessoas com menores níveis de autoeficácia demoram mais tempo para tomar a decisão de agir. 2) Esforço: uma pessoa que se acredita capaz dispende maiores esforços na obtenção de uma meta. Isso porque se acredita capaz de consegui-la. Quem possui menor nível de autoeficácia tende a esmorecer ante aos esforços despendidos. 3) Tempo de persistência: por se considerar capaz, a pessoa tende a ter maiores esforços em um tempo maior. Pessoas com menor crença em sua auto eficácia tendem a desistir mais rapidamente dos objetivos. 4) Estresse vivenciado: pessoas com maior autoeficácia toleram maiores níveis de estresse, por se acreditarem capazes de superar o elemento estressor (seja ele um prazo ou uma meta de vendas).
	
	 3a Questão (Ref.: 201308860879)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de comunicação pode ser definido como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação. Dentro deste contexto, a mensagem pode ser dividida em quantas categorias? Assinale a resposta certa
		
	
	Seis
	
	Cinco
	 
	Quatro
	
	Três
	 
	Duas
	
	 4a Questão (Ref.: 201308167895)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A decisão grupal se baseia na crença corrente que duas ou mais cabeças são melhores que uma para a tomada de decisões. Essa afirmação é apoiada na:
		
	
	Suposição que o indivíduo isolado sempre vai decidir por algo que lhe convenha.
	
	Suposição que, como essa cabeça é de um subordinado, corre-se o risco que esteja equivocada.
	
	Suposição que o subordinado deve sempre consultar o supervisor para decidir sobre a realização de suas tarefas.
	 
	Suposição que um indivíduo isolado pode estar sujeito a todo tipo de caprichos e preconceitos.
	
	Suposição que o supervisor tem total domínio das situações de trabalho porque foi preparado para isso pela empresa.
	
	 5a Questão (Ref.: 201308342318)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo estudos realizados e apontados por Bruce Tulgan, bons gerentes apresentam cinco aspectos básicos para realizar um bom trabalho, de acordo com esta explanação, marque a opção incorreta:
		
	 
	Não estabelecer metas mensuráveis e responsabilizar as pessoas por essas metas.
	
	Monitorar e avaliar com precisão o desempenho no trabalho.
	
	Distribuir recompensas e punições com justiça.
	
	Fornecer claro retorno sobre o desempenho e melhoria.
	
	Fazer declarações claras de desempenho.
	
	 6a Questão (Ref.: 201308772720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O feedback, ou retorno, é essencial para o processo de avaliação de desempenho. O empregado avaliado deve receber o retorno da sua avaliação, isto é, deve ser informado sobre como o seu desempenho foi avaliado, suas deficiências técnicas e comportamentais, o que deve melhorar, o que é esperado dele para a próxima avaliação, etc. O objetivo do retorno pode ser descrito como sendo o de permitir
		
	
	A ampliação do campo de ação da organização no mercado, melhorando o desempenho de produtos e serviços, além da rentabilidade e do lucro
	
	A melhor percepção do cliente daquilo que a organização se esforça para lhe oferecer. Deste modo, a organização aumenta os seus resultados permitindo a melhor remuneração e, portanto, aumentando a satisfação do empregado
	
	O ganho de eficiência das equipes pela simples aplicação de métodos de avaliação subjetivas garantindo a conquista dos objetivos organizacionais
	
	A ampliação da motivação do empregado, mas apenas quando recebe elogios pelo desempenho avaliado
	 
	O alinhamento do comportamento do empregado com as metas organizacionais estabelecidas proporcionando a melhoria dos resultados e gerando a motivação do empregado
	
	 7a Questão (Ref.: 201308166439)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das ações de um gestor é realizar a chamada para a ação de envolver os interessados na mudança para o processo de realização dela. Ao contrário do sentido normal da palavra contratação, normalmente utilizada para atos externos, aqui estamos falando de:
		
	
	Um contrato no sentido de estabelecimento de metas que os indivíduos terão para a solução do problema.
	 
	Um contrato no sentido de envolver os indivíduos para que juntos tenham o compromisso de preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	Um contrato no sentido de definir regras para que os indivíduos tenham o compromisso de preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	Um contrato para estabelecer para os indivíduos qual o comportamento que terão para preencher as lacunas referentes ao problema.
	
	Um contrato no sentido de definir regras no comportamento do indivíduo a fim de resolver o problema.
	
	 8a Questão (Ref.: 201308860805)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as equipes de trabalho, é possível admitir que na maioria das vezes, elas sejam um paradoxo. Assinale a resposta que indica, corretamente, o significado desta expressão mencionada pelo enunciado, em relação às equipes de trabalho
		
	 
	Ao mesmo tempo em que possuem elevado potencial, estão sujeitas às falhas, também
	
	As equipes são um reflexo da liderança
	
	Ao mesmo tempo em que dependem da liderança, conseguem produzir bons resultados
	
	O conjunto das alternativas de resposta proposto, atende plenamente ao enunciado da questão
	
	Não há paradoxo e, o enunciado apresenta uma inverdade
	
	 9a Questão (Ref.: 201308730968)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O gestor para lidar com seus colaboradores no cotidiano organizacional precisa desenvolver algumas características e competências para potencializar o uso dos conhecimentos, habilidades a atitudes que possam agregar valor à empresa. Neste contexto podemos nomear estas características como:
		
	 
	Variáveis individuais e desempenho organizacional
	
	Variáveis individuais e desempenho individual
	
	Habilidades e vigor físico
	
	Desempenho organizacional e desempenho individual
	
	Raciocínio lógico e desempenho individual
	
	 10a Questão (Ref.: 201308735534)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O poder é a base de qualquer liderança. É com o poder que o líder exerce influênciasobre as pessoas. Contudo, nem sempre a liderança está apoiada em burocracia. Ela pode ser exercida de diferentes formas. Em nossa aula online aprendemos que existem quatro tipos de poder: de posição, de recompensa e coerção, de especialização e de referência. Identifique a seguir a única alternativa que apresenta corretamente a descrição do poder de referência:
		
	
	Utilizado pelos líderes com autoridade, diz respeito ao uso de incentivos, punições e ameaças
	 
	Caracterizado pelas habilidades sociais do líder, como o carisma e outros traços de personalidade
	
	Refere se à hierarquia, posição formal e não está necessariamente alinhada às competências do líder
	
	Diretamente proporcional a quanto os processos internos dependem do indivíduo ou grupo
	
	Diretamente relacionada ao conhecimento, sendo vista como a capacidade de utilizar informações, lógica e ferramentas especializadas para influenciar seguidores com menos acesso à mesma tecnologia ou conhecimento

Continue navegando