Buscar

Sustentabilidade Nota 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10
Por que razão o etnodesenvolvimento e as iniciativas para igualdade de gênero podem ser considerados políticas de desenvolvimento e qual a importância delas no Brasil?
	
	A
	As duas iniciativas atuam separadamente e indiretamente nos problemas de desigualdade de gênero e de raça/etnia, inibindo as ações específicas para grupos sociais muitas vezes excluídos de maior parte das políticas públicas.
	
	B
	As duas iniciativas atuam indiretamente nos problemas de desigualdade de gênero, mas não atuam nos problemas de raça/etnia.
	
	C
	As duas iniciativas atuam diretamente nos problemas de desigualdade de gênero e, atuam, indiretamente nos problemas de raça/etnia, inspirando múltiplas ações para grupos sociais envolvidos na maior parte das políticas públicas.
	
	D
	As duas iniciativas atuam diretamente nos problemas de desigualdade de gênero e de raça/etnia e inspiram ações específicas para grupos sociais muitas vezes excluídos de maior parte das políticas públicas.
Questão 2/10
O que significa afirmar que existem assimetrias entre as dimensões econômicas, política, social e cultura da globalização? Pense, por exemplo, na diferença entre o fluxo de capitais e o fluxo de pessoas no mundo.
	
	A
	A globalização ocorre da mesma maneira nas dimensões social, econômica, política e cultural. Há menor fluxo nas dimensões econômica e da cultura, enquanto as pessoas são muitas vezes impedidas de cruzar fronteiras e, mesmo com os acordos e disposições internacionais, a soberania nacional não é um elemento fundamental do ponto de vista político.
	
	B
	A globalização não ocorre da mesma maneira nas dimensões social, econômica, política e cultural. Há baixo fluxo nas dimensões econômica e da cultura, enquanto as pessoas são incentivadas a cruzar fronteiras e, mesmo com os acordos e disposições internacionais, a soberania nacional ainda é um elemento deixado de lado pelo ponto de vista político.
	
	C
	A globalização ocorre da mesma maneira nas dimensões cultural e econômica. Não há fluxo nas dimensões econômica e da cultura, enquanto as pessoas são muitas vezes impedidas de cruzar fronteiras e, mesmo com os acordos e disposições nacionais, a soberania internacional ainda é um elemento fundamental do ponto de vista econômico.
	
	D
	A globalização não ocorre da mesma maneira nas dimensões social, econômica, política e cultural. Há maior fluxo nas dimensões econômica e da cultura, enquanto as pessoas são muitas vezes impedidas de cruzar fronteiras e, mesmo com os acordos e disposições internacionais, a soberania nacional ainda é um elemento fundamental do ponto de vista político.
Questão 3/10
A partir de meados dos anos de 1950, o capital estrangeiro passou a entrar no Brasil, com a implementação de indústrias de bens duráveis e de consumo.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O processo de substituição de importações dinamizou a industrialização brasileira, exercendo efeitos diretos no crescimento econômico experimentado no país.
	
	B
	O processo de substituição de importações aboliu a industrialização brasileira, exercendo efeitos negativos no crescimento econômico experimentado no país.
	
	C
	O processo de substituição de importações foi um passo negativo para a industrialização brasileira, diminuindo o crescimento econômico experimentado no país.
	
	D
	O processo de substituição de importações dinamizou a industrialização estrangeira, exercendo efeitos negativos, pois não favoreceu o crescimento econômico brasileiro.
Questão 4/10
Sen (2000, p. 17) procura mostrar, ao longo do livro “Desenvolvimento como liberada”, que o “desenvolvimento pode ser visto como um processo de expansão das liberdades reais que as pessoas desfrutam”.
Para Sem (2000, p. 18), as principais fontes de privação da liberdade são a pobreza e a tirania, a falta de oportunidades econômicas, a negligência de serviços públicos e da assistência social e a intolerância.
Com base no enunciado acima, assinale a alternativa que descreve corretamente como a liberdade se relaciona com o desenvolvimento e a superação da pobreza:
	
	A
	A falta de liberdade possibilita saciar a fome, obter nutrição razoável, obter vestuário e moradia digna, além de viabilizar o acesso a remédios, água e saneamento.
	
	B
	A falta de liberdade rouba das pessoas a possibilidade de saciar a fome, de obter nutrição razoável, de obter vestuário e moradia digna. Por outro lado, viabilizar o acesso a remédios, água e saneamento.
	
	C
	A falta de liberdade rouba das pessoas a possibilidade de saciar a fome, de obter nutrição razoável, de obter vestuário e moradia digna, além de inviabilizar o acesso a remédios, água e saneamento.
	
	D
	A falta de liberdade possibilita saciar a fome, de obter nutrição razoável, de obter vestuário e moradia digna, mas inviabiliza o acesso a remédios, água e saneamento.
Questão 5/10
O desenvolvimentismo não pode ser entendido apenas como política econômica – conforme Hernet, o desenvolvimento baseia-se em diagnósticos realizados nos países ditos subdesenvolvidos, nos quais os resíduos de uma sociedade arcaica seriam passíveis de um processo de modernização social e cultural a ser comandado pelas elites, o qual não se limitaria ao aparato da produção.
Sobre o desenvolvimentismo, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	No período após a Segunda Guerra, o ideário do desenvolvimento para as nações “atrasadas” aliou-se à ideia de regresso econômico, ou seja, não havia crescimento econômico, o que aboliu o surgimento do desenvolvimentismo.
	
	B
	Após a Segunda Guerra, não houve desenvolvimento, por não se caracterizar uma política econômica.
	
	C
	O desenvolvimentismo se caracteriza como uma política econômica cuja ênfase recai no crescimento industrial, na aplicação da infraestrutura e no aumento do consumo na participação ativa do estado.
	
	D
	O desenvolvimentismo não se caracterizou porque o estado não teve um papel central nesse processo.
Questão 6/10
Qual o papel das mudanças sociais vividas no Brasil recentemente para a emergência dos novos enfoques do desenvolvimento, tais como o capital social, o etnodesenvolvimento e a perspectiva da igualdade de gênero?
	
	A
	Outros elementos e demandas sociais passam a fazer parte da arena de discussão do desenvolvimento. Um ponto importante a ser frisado é, as mudanças na sociedade e na atuação do Estado não são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento, podendo ser descartadas a qualquer momento.
	
	B
	Apesar de outros elementos e demandas sociais não fazerem parte da arena de discussão do desenvolvimento, as mudanças na sociedade e na atuação do Estado são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento.
	
	C
	Outros elementos e demandas sociais passam a fazer parte da arena de discussão do desenvolvimento. Mudanças na sociedade e na atuação do Estado são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento.
	
	D
	Outros elementos e demandas sociais não fazem parte da arena de discussão do desenvolvimento e as mudanças na sociedade e na atuação do Estado não são essenciais para se compreenderem os novos temas e enfoques sobre o desenvolvimento.
Questão 7/10
A noção contemporânea de desenvolvimento rural pode ser considerada distinta da ideia que se tinha sobre desenvolvimento rural entre os anos de 1950 e 1970, apresentando novidade em relação à antiga.
Com base no enunciado acima, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Basicamente, deixou-se de lado o foco produtivista e agrícola. A atenção é para o espaço rural e suas múltiplas manifestações e atividades, comportando melhorias no uso dos recursos naturais, na qualidade de vida, no bem-estar das populações.
	
	B
	Basicamente ampliou o foco produtivista e agrícola.Deixou-se de lado a atenção destinada ao espaço rural e suas múltiplas manifestações e atividades, comportando melhorias no uso dos recursos naturais, na qualidade de vida, no bem-estar das populações.
	
	C
	Com toda certeza, aumento o foco no produtivista e agrícola. A atenção destinada ao espaço rural e suas múltiplas manifestações e atividades foram esquecidas.
	
	D
	A atenção destinada ao espaço rural e suas múltiplas manifestações e atividades foi totalmente extinta, esquecendo-se de todas as melhorias no uso dos recursos naturais, na qualidade de vida, no bem-estar das populações.
Questão 8/10
Sabe-se que a explicação dualista da economia brasileira foi questionada porque a análise sociológica se torna mais complexa e completa quando se procuram entender processos sociais como um todo.
Qual a importância dessa crítica para uma análise capitalista no Brasil?
	
	A
	A crítica operou no sentido de abolir o capitalismo como um processo que era mais avançado em certos setores.
	
	B
	A crítica operou no sentido de compreender o capitalismo como um processo falho em certos setores não funcionais à economia capitalista nacional.
	
	C
	A crítica operou no sentido de compreender o capitalismo como um processo que era mais avançado em certos setores, mas os outros setores eram funcionais à economia capitalista nacional.
	
	D
	A crítica operou no sentido de influenciar a exclusão do capitalismo como um processo falho em certos setores não funcionais à economia capitalista nacional.
Questão 9/10
Todo projeto social passa por um ciclo que compreende diferentes fases. Uma destas fases é a identificação. São três os elementos principais da fase de identificação.
Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que descreve, corretamente, esses três elementos:
	
	A
	Oportunidade de implementação, sustentabilidade da ideia e descarte do problema.
	
	B
	Oportunidade de intervenção, sustentabilidade da ideia e diagnóstico do problema.
	
	C
	Oportunidade de eliminação, sustentabilidade do problema e diagnóstico da ideia.
	
	D
	Oportunidade de problematização, sustentabilidade da intervenção e diagnóstico da ideia.
Questão 10/10
O ambientalismo é uma forma de pensamento e crítica social que adquire contornos depois da Segunda Guerra Mundial e, conforme Ted Benton (1996, p. 10), “cobre todo um âmbito de movimentos sociais e políticos e de perspectivas de valor que partilham da preocupação em proteger ou melhorar a qualidade dos contextos rural, urbano, doméstico ou de trabalho na moderna vida social”.
Quais são as suas principais críticas em relação ao modelo de desenvolvimento vigente em meados do século passado?
	
	A
	As diversas críticas incidem, em geral, no modo de condução da crise econômica, principalmente pelos países no Norte, o que acarreta inúmeras consequências financeiras.
	
	B
	As diversas críticas incidem, em geral, no modo de condução do crescimento urbano desmesurado levado a cabo principalmente pelos países no Sul, o que acarreta inúmeras consequências geográficas.
	
	C
	As diversas críticas incidem, em geral, no modo de condução do crescimento tecnológico desmesurado levado a cabo principalmente pelos países no Norte, o que acarreta inúmeras consequências na evolução econômica regional.
	
	D
	As diversas críticas incidem, em geral, no modo de condução do crescimento econômico desmesurado levado a cabo principalmente pelos países no Norte, o que acarreta inúmeras consequências ambientais danosas.
	1D
	2D
	3A
	4C
	5C
	6C
	7A
	8C
	9B
	10D

Continue navegando