Buscar

Av2 Psi Social 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0162_AV2_201401104851 » PSICOLOGIA SOCIAL I
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Professor:
	NEIDI DE OLIVEIRA NYARADI
	Turma: 9011/BA
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 25/11/2015 21:29:26
	
	 1a Questão (Ref.: 201401228812)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O processo de atribuição de causalidade é um tópico bastante estudado e de grande importância na Psicologia Social que mostra como, através do senso comum, procuramos estabelecer as causas das coisas. Descreva o processo de atribuição diferencial de causalidade "interna e externa" comentando a influencia que tal processo exerce sobre o comportamento humano.
		
	
Resposta: a atribuição que causalidade interna é quando a causa do comportamento vem de uma motivação interna. Ex: criança quer tirar nota boa para se sentir mais inteligente e obter mais conhecimento. A externa é quando a causa do comportamento vem de do meio. Ex: a criança quer tirar nota boa,porque quer ganhar o presente que o pai prometeu. Essas atribuições contruibuem por que são motivações para o sujeito agir e interagir com o meio.
	
Gabarito: Apresentamos a necessidade de viver em um mundo relativamente estável e previsível e, para tanto, tentamos atribuir causas aos fenômenos que observamos, um processo denominado pela psicologia social de atribuição de causalidade. Nessa análise de causalidade são consideradas as forças pessoais e as forças ambientais da ação que se deseja verificar. Com essa análise podemos considerar que as ações derivam de uma causalidade pessoal ou uma causalidade impessoal. Se percebemos uma ação como derivada principalmente de forças pessoais, estamos fazendo uma atribuição de causalidade pessoal, isto é, vemos aquela ação como proveniente de uma disposição pessoal; se, por outro lado, atribuímos a ação a forças externas às pessoas, ou seja, a forças sobre as quais ela não tem controle, estamos fazendo uma atribuição de causalidade impessoal, isto é, percebemos a ação como proveniente de forças ambientais, derivada de algo sobre o qual ela não tem controle.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401288127)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	O fenômeno de influência social é um dos mais frequentemente observado nas relações interpessoais. Um dos tópicos da influência social é o conformismo, que retrata a mudança de comportamento devido à influência real ou imaginada de outras pessoas. Ofereça um exemplo de conformidade.
		
	
Resposta: quando uma pessoa entra em uma empresa,onde todos os funcionários estão insatisfeitos e reclamam o tempo todo dos seus chefes e da empresa,e toda tentativa de fazer algo alem da sua função é chamado de "puxa saco" pelos demais colegas,isso faz com que o novo funcionario nao faça alem de sua obrigação e aos poucos comece a reclamar como os demais.
	
Gabarito: Suicídio em massa, ocorrido na década de 1960, com os seguidores de Jim Jones. Jones chegou a instituir um regime de castigos severos que implicavam desde humilhações públicas até espancamentos. (são aceitas respostas que tratem do tema conformidade na influência social).
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401228952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Identifique o tipo de pesquisa que está sendo utilizado na descrição a seguir: ¿Ao aproximar-se a época das eleições as pesquisas de intenção de voto realizadas em uma cidade ou em todo o país com certa de 1200 participantes nos permitirão ter 95 por cento de confiança em descrever a intenção de toda a população, com uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos¿. Myers, D. Psicologia Social. 6ª ed. Artmed, 2000. Pag 12
		
	
	Estudo de caso
	
	Pesquisa correlacional
	
	Pesquisa experimental
	 
	Pesquisa por amostragem
	
	Distribuição aleatória
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401739499)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Quando ouvimos uma pessoa falando de outra, acontece que algumas características, por serem mais centrais que outras, fazem com que nos atenhamos a elas e portanto existe a tendência de que as informações recebidas primeiramente exerçam maior representatividade do que as apresentadas posteriormente. Isto acontece:
		
	
	na atribuição de causalidade
	 
	na compreensão da situação social
	 
	na percepção social
	
	no comportamento social
	
	no erro fundamental de atribuição
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401739600)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma mulher pode ser vendedora numa loja, mãe dos seus filhos, esposa do seu marido, escritora nos seus tempos livres e fã do Ricky Martin. Neste caso, a mulher desempenha:
		
	
	uma relação social
	
	um estatuto social
	
	um cenário social
	 
	diversos papéis sociais
	
	uma ação social
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401353314)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O ser humano se desenvolve na relação que estabelece com os demais sujeitos. É através dessas relações que ele adquire a linguagem e a cultura. O homem é um ser social e, ao longo de sua vida, participa de diferentes grupos sociais. As relações em grupo possuem diversos fenômenos que podem ser estudados, um deles é a vadiagem social. Acerca desse fenômeno podemos afirmar
		
	 
	É o fenômeno onde o sujeito realiza menos esforço na execução de tarefas quando está em grupo do que quando está sozinho.
	
	Ocorre quando a tarefa é realizada em grupo e refere-se à dispersão dos membros e não a execução da tarefa grupal.
	
	É um fenômeno que ocorre nas relações grupais onde um membro, líder do grupo, influencia outros a não cumprir às regras.
	
	Ocorre nos grupos constituídos por sujeitos que depredam bens públicos.
	
	Ocorre nos grupos constituídos por adolescentes que não freqüentam a escola.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401288252)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Artur gosta de canoagem, remo e musculação. Hoje pela manhã ele encontrou com um amigo que não via há muito tempo e lhe perguntou se ele gostava de praticar esportes e se gostaria de correr com ele. Artur respondeu que achava que sim, embora nunca tivesse experimentado corrida, uma vez que ele estava sempre praticando esportes. Se correlacionarmos a atitude de Artur com a classificação de atitudes, podemos interpretar que:
		
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os valores pessoais e as emoções são os elementos principais.
	
	Artur está com uma atitude de base comportamental em que os valores pessoais, a cognição e as emoções são os elementos principais.
	 
	Artur está com uma atitude de base comportamental em que a atitude se fundamenta mais no comportamento realizado do que na parte cognitiva ou afetiva.
	
	Artur está com uma atitude de base afetiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	Artur está com uma atitude de base cognitiva em que os sistemas de crenças são os elementos principais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401374480)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Na base do preconceito, estão as crenças sobre características pessoais que atribuímos a indivíduos ou grupos, chamadas de estereótipos. Sobre o tema, seguem as seguintes afirmativas: I - Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa de maneira seletiva ou imprecisa, perpetuando, assim, nosso estereótipo inicial. II - Nos casos da rotulação, facilitamos nosso relacionamento com os outros se atribuirmos a eles determinados rótulos capazes de fazer com que certos comportamentos possam ser antecipados. III - As relações entre estereótipos e gêneros apresentam-se através da atribuição de causalidade, ou seja, quando a ação de uma pessoa gera deduções acerca dos motivos que possam ter causado aquele comportamento. A partir das afirmativas anteriores, assinale a alternativa correta:
		
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	apenas a afirmativaIII está correta.
	 
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	apenas a afirmativa II está correta
	 
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401849974)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Você tem o livre-arbítrio de ser alguém pior: ser mal educado, ficar em silêncio para punir ou usar o silêncio como autopreservação. São atitudes que nem sempre temos consciência. A dissonância cognitiva permite:
		
	
	a conformidade das percepções e cognições.
	
	motivar a pessoa a cognição, a atitude ou o comportamento dissonante.
	 
	livrar-nos da culpa, da vergonha, da ansiedade ou da frustração.
	
	aumentar a percepção de risco de fazer uma má escolha.
	 
	processar tentativas para impedir o aumento de pensamentos conflitantes.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401300711)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Se você a uma empresa e os novos funcionários dizem que os diretores de marketing são antipáticos, e você questiona por que, mas todos não sabem te responder, só afirmam que sempre foi assim e isto acaba restringindo sua relação com os diretores, devido ao medo que se cria, pode-se dizer que esta é uma causa social do preconceito do tipo:
		
	
	Clima organizacional
	
	Categorização Social
	
	Competição
	 
	Aprendizagem Social
	 
	Conformidade

Continue navegando