Buscar

Críticas ao Behaviorismo em Sala de Aula

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0471_AV_201505463718 » PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201505463718 - BEATRIZ HAFNER GOMES
	Professor:
	MARCO AURELIO TOGATLIAN
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
	Turma: 9003/AB
	Nota da Prova: 6,0   Nota de Partic.: 1,5     Av. Parcial.:2     Data: 21/11/2015 18:01:29 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 59191)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Apesar de poder ser utilizada em sala de aula e em situações do dia a dia, a aprendizagem por condicionamento é alvo de diversas críticas. Cite, pelo menos, duas críticas à aplicação da teoria comportamental (behaviorismo) em sala de aula.
		
	
Resposta: O condicionamento leva o aluno a não entender a razão de ter sido induzido a tal ação, tornando o aluno dependente do sistema. Deixa o aluno submisso a vontade de seu educador. O que precisamos em sala é tornar o aluno critico, questinador, não um fantoche.
	
Gabarito: Torna o ensino "massante", sem sentido, empobrecendo a relação pedagógica, funcionando como falsa motivação (extrínseca), de fora para dentro, uma vez que não envolve o aluno com o objeto de estudos, e este é visto como sujeito passivo no processo de conhecer.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 58801)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Aprender é assimilar permanentemente comportamentos. Aprende-se sobre algo e aí se pode falar sobre esse algo aprendido. Aprende-se a fazer algo e aí se pode realizá-lo. Recompensar ou punir melhora performances de comportamento, mas não é capaz de ensinar algo a alguém, nem de ensinar alguém a fazer algo. Ensinar pode ser entendido com a possibilidade de introduzir alguém na estrutura que fundamenta o que deve ser aprendido. Posto isto, que papel teria a recompensa e a punição no processo de ensino dessas estruturas?
		
	
Resposta: A recompensa seria o reforço positivo, onde estaria "premiando"uma atitude correta do educando induzindo a repetir essa atividade positiva. Já a punição seria a reprovação da atitude mostrando o aluno o que não deve ser feito fazendo com que ele tenha noção do que pode ser feito em cada atitude que ele tomar.
	
Gabarito: Teria o papel de estimular o estudante, apontando suas virtudes e fracassos no processo de aprendizagem. A premiação para o êxito e, muitas vezes, as penalidades por desvios comportamentais, podem mostrar ao estudante como aprimorar o que já aprendeu ou mostrar-lhe seus deslizes e insucessos. Contudo, para o caso dos insucessos, a penalidade não os corrige por si mesma, deve ser acompanhada de um novo processo de ensino.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 609353)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Ao longo dos anos, o homem foi construindo conhecimentos de formas variadas com o objetivo de dar significado à realidade vivenciada e de sistematizar sua ação no meio. Nesses domínios de conhecimento, cita-se a Ciência, a Psicologia e o Senso comum. Sabendo das diferenças de cada área, analise as afirmações abaixo e assinale a únicafalsa:
		
	 
	O objeto de estudo da Psicologia científica é diverso, podendo ser as relações sociais, o comportamento, a consciência etc.
	 
	O conhecimento da Psicologia Científica objetiva facilitar o dia a dia, dando sentido à realidade sem que haja preocupação com a definição científica dos termos.
	
	A ciência é um conjunto de conhecimentos sobre a realidade, expresso por meio de linguagem precisa e rigorosa.
	
	São características do conhecimento científico: objeto específico, objetividade e cumulação do conhecimento.
	
	São características do conhecimento de senso comum: intuição, espontaneidade e construção assistemática.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 232976)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A discussão sobre o fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos. Vários estudos destacam a importância das reformas da educação implementadas na região, sobretudo a partir da década de 1990, para o processo de busca de alternativas e melhoria dos indicadores da educação básica. Maria Helena Souza Patto (1990), ao abordar as teorias que buscam explicar o fracasso escolar destaca que estas análises, quase sempre, associam esse processo aos alunos. Buscando compreender a temática a partir dos seus nexos constitutivos, a autora é enfática ao ratificar a complexidade do fracasso escolar na medida em que envolve várias dimensões. (www.oei.es/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf)‎ A partir dos parágrafos acima qual das dimensões abaixo não está relacionada ao FRACASSO ESCOLAR:
		
	
	sócio-econômicas
	 
	hereditárias
	
	políticas
	
	históricas
	
	ideológicas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 268543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quando convidado para o cargo de secretário de Educação da Bahia, Eraldo Tinoco já tinha um projeto ambicioso: aplicar a toda a rede pública o método de construção da inteligência do educador romeno Reuven Feuerstein, que conhecera por meio de uma reportagem publicada em ISTOÉ ("Deixe-me pensar", edição 1496, de junho de 1998). A máxima de que todas as pessoas, em todas as idades, podem aprender e a crença de que o cérebro é modificável difundidas pelo professor lhe pareceram a solução para melhorar os resultados escolares de um dos Estados mais ricos do Nordeste.
Fonte:  http://www.istoe.com.br/reportagens/30943_DIREITO+A+INTELIGENCIA
A proposta desenvolvida pelo Professor Feuerstein, NĀO  está de acordo com a concepçāo de desenvolvimento:
		
	
	Construtivista.
	 
	 Inatista.
	
	Interacionista.
	
	Ambientalista.
	
	Sociointeracionista.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 23266)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo Piaget, a atividade mental da criança, pela qual ela estrutura um esquema inicial para adaptar-se a uma situação nova, denomina-se:
		
	
	generalização
	
	codificação
	 
	acomodação
	 
	assimilação
	
	conservação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 240616)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O aluno autista, quando inicia o processo de estimulação após os 7 anos de idade, consegue um certo avanço no desenvolvimento, quando inserido em um ambiente estruturado e organizado, com rotinas, repetições de atividades e utilização de reforço positivo. Assinale a alternativa que corresponde a teoria psicológica que corresponde a prática pedagógica citada no texto:
		
	
	Gestat
	
	Psicanálise
	
	Sociointeracionismo
	 
	Behaviorismo
	
	Construtivismo
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 574258)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A Gestalt é uma teoria da psicologia que considera os fenômenos psicológicos como um conjunto autônomo, indivisível e articulado na sua configuração, organização e lei interna. Funda-se na ideia de que o todo é mais do que a simples soma de suas partes. Os fundamentos básicos da Gestalt são:
		
	 
	Simetria, Boa Continuidade, Semelhança, Unidade, Proximidade, Fechamento.
	
	Assimetria, Boa Continuidade, Clausura, Longanimidade, Pregnância, Fechamento.
	
	Abertura, Boa Continuidade, Semelhança, Unidade, Proximidade, Pregnância.
	
	Fechamento, Boa Continuidade, Semelhança, Clausura, Pregnância, Abertura.
	 
	Boa Continuidade, Experiência passada, Semelhança, Proximidade, Pregnância, Clausura.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 746620)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na teoria Psicanalítica, chamamos de mecanismos de defesa os diversos tipos de processos psíquicos, cuja finalidade consiste em afastar um evento gerador de angústia da percepção consciente.O mecanismo de defesa utilizado para satisfazer nossos impulsos e desejos de maneira modificada ou transformada em atos socialmente aceitáveis, de modo a não ferir as conveniências sociais, chama-se.
		
	
	Negação
	
	Formação reativa
	
	Projeção
	
	Repressão
	 
	Sublimação
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 735983)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para Rogers, na educação não diretiva, o professor limita-se a facilitar o autoconhecimento do aluno, para que ele opte por seu caminho. De acordo com esta perspectivam assinale a resposta correta:
		
	
	O professor deve adotar uma postura democrática que nivele a turma pela média das notas ao longo do ano letivo
	
	As ações do professor devem ser centradas na turma para que cada aluno seja capaz de guiar o seu próprio desenvolvimento
	 
	As ações do professor devem ser centradas no aluno. Ele deverá satisfazer, em cada um, as necessidades de consideração, apreço e compreensão
	
	O professsor é um facilitador, desta forma deve adotar uma atitude centrada em si mesmo
	
	O professor é um facilitrador, por isso, deve adotar atitudes que beneficiem toda a turma, generalizando suas ações

Continue navegando

Outros materiais