Buscar

Exercícios de Pato 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS
 
1 - Um bovino da raça nelore apresentou diarréia e estado de caquexia proeminente, com evolução de três meses culminando com a morte do animal. O estudo anátomo-patológico do cadáver revelou nódulos com a característica dos da tuberculose na pleura costal, no epicárdio e nos pulmões. Além dessas lesões, observou-se que os rins encontravam-se aumentados de volume, mais pálidos, sem brilho (turvos) com superfície revelando-se delicadamente granular. À abertura desses órgãos, observou-se que as superfícies corticais apresentavam-se com delicado padrão granular. Histologicamente  havia a presença de material amorfo, homogêneo e eosinofílico nos tufos glomerulares que, quando corados pelo vermelho congo aparecia de tonalidade alaranjada. PERGUNTA-SE:  
A) Qual o diagnóstico da lesão renal neste animal com tuberculose torácica?
B) Qual a relação existente entre esta enfermidade e o aparecimento da lesão renal?
2 - Uma ovelha em final de gestação gemelar, em sistema de criação intensivo, apresentava perda rápida de peso, apatia e imobilidade. Após cinco dias de internamento o animal veio a óbito com um diagnóstico clínico de toxemia da prenhez (cetose). Os achados necroscópicos revelaram, dentre outras alterações, um fígado aumentado de volume e de peso, friável, com bordas abauladas, cápsula tensa, lisa e brilhante, com superfície de corte untuosa, sem marcação lobular e forte e difusamente amarelado. PERGUNTA-SE:  
A) Qual o diagnóstico da alteração hepática?
B) Explique a patogenia e descreva os aspectos histológicos da alteração.
3 - Em uma fazenda de criação de bovinos de corte, criados extensivamente, ocorreu um surto de uma enfermidade de provável etiologia nutricional por carência vitamínica (vit. E e selênio) acometendo bezerros cuja sintomatologia clínica se caracterizou por rigidez, fraqueza e tremores dos membros e, em vários animais, incapacidade de permanecer de pé. O exame necroscópico realizado em cinco bezerros revelou lesões musculares constantes mas, com distribuição variável entre os animais e se caracterizaram por áreas branco-acinzentadas que davam uma aparência de carne de peixe aos músculos esqueléticos e diafragmáticos. Estes últimos possuíam uma aparência radialmente estriada. PERGUNTA-SE:  
A) No contexto da Patologia Geral, qual o diagnóstico da lesão muscular e como você a descreveria histologicamente? 
 
4 - Em uma fazenda de criação de bovinos, ocorreu um surto de uma doença aguda e extremamente contagiosa. Os sinais clínicos observados foram caracterizados pela presença de pequenas vesículas, bolhas e aftas (pontos brancos multifocalmente distribuídos), epitélio descolado, diversas áreas escavadas por necrose (“em carne viva”), na língua, mucosa bucal e nos lábios, salivação abundante, entre outros. O diagnóstico foi definido como sendo febre aftosa e o agente um picornavírus. PERGUNTA-SE: 
A) Qual a alteração inicial produzida pelo agente etiológico?
B) Explique a patogenia e descreva a lesão histológica. 
5 - Uma onça pintada fêmea com 12 anos de idade com ganho excessivo e contínuo de peso corporal (obesidade), diabético, revelou significativa elevação do colesterol sérico caracterizando um quadro de hipercolesterolemia (hiperlipidemia) prolongada. Vindo a óbito, o animal foi submetido ao exame anátomo-histopatológico e, dentre as várias alterações observadas, destacou-se a presença de placas irregulares, arredondadas ou ovóides, salientes, ora pouco consistentes, branco-amareladas, ora rígidas e fibrosas, principalmente localizadas nas artérias aorta e coronarianas, as quais promoviam certa redução de seus lúmens. Ainda ao exame do coração, observaram-se áreas necróticas e hemorragias no miocárdio. PERGUNTA-SE:  
A) Qual o diagnóstico das alterações arteriais?
B) Qual a relação existente entre a hiperlipidemia prolongada e as alterações vasculares?
C) Qual a relação ou associação, se existirem, existente entre as lesões das artérias e as áreas necróticas do miocárdio?
D) Em sua opinião, que tipo de necrose ocorreu no miocárdio?
6 - Examinando, macroscopicamente, os pulmões de um bovino, verificaram-se áreas nodulares acometendo diversos lobos com diâmetros variados, de consistência moderadamente firme que, ao corte, evidenciava centralmente, uma massa friável e grumosa, relativamente seca, de tonalidade brancacenta. PERGUNTA-SE: 
Baseado no aspecto da massa observada no interior dos nódulos, como você a classificaria?
1.Deu entrada no Setor de Clínica Médica de Animais Silvestres do Hospital Veterinário da UFBA, um leopardo macho de cinco anos de idade que apresentava icterícia, apatia, anorexia e urina e fezes descoradas. Após vários exames realizados, a equipe veterinária diagnosticou a presença de cálculos intra-hepáticos os quais promoviam obstruções das vias biliares. PERGUNTA-SE: 
A) Que tipo de icterícia foi diagnosticada no animal?
B) Quais os mecanismos explicativos neste caso?
2. Correlacione a coluna da esquerda com a da direita: 
	A) Sialólitos
	( ) Cálculos salivares
	B) Calcificação distrófica
	( ) Colélitos
	C) Cálculos biliares
	( ) Afeta tecidos lesados e não depende dos níveis plasmáticos de cálcio e fósforo
	D) Calcificação metastática
	( ) Massas esféricas, facetadas que se formam no tubo gastrintestinal, constituídos de material exógeno
	E) Bezoários
	( ) Ocorre de maneira disseminada no organismo onde a hipercalcemia resulta na precipitação de sais de cálcio e fósforo em tecidos normais
3. Bovino adulto apresentando dificuldade respiratória e de locomoção. Apresentando ainda cifose e emagrecimento progressivo. Vindo a óbito, o patologista, após a observação das lesões, suspeitou de intoxicação por Solanum malacoxylon (planta tóxica). Explique a sua patogenia e as suas lesões no organismo.

Outros materiais