Buscar

Histologia do sistema digestorio.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Clique para editar o estilo do título mestre
Histologia do 
Sistema Digestório
Alex Borges Bastos
Daniela Ramos Carboni
Luciana Locatelli Piangers
Márcia Shally
*
*
*
Constituído por: boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus.
Glândulas anexas: pâncreas, fígado e três pares de glândulas salivares.
Função: Retirar dos alimentos digeridos os metabólicos necessários para o desenvolvimento e a manutenção do organismo. 
*
*
*
Cavidade Oral:
Lábios superfície externa: pele com folículos pilosos, glândula sebácea e sudorípara.
 Parte vermelha: transição entre pele e mucosa, recoberto por uma camada de células mortas, semelhantes às da pele, as papilas conjuntivas da derme subjacente são numerosas, altas e vasculares, dando coloração avermelhada, como o epitélio não está intensamente queratinizado, nem com sebo, deve ser umedecido pela língua. 
*
*
*
Lábios superfície interna: epitélio pavimentoso estratificado, não queratinizado (há alguns grânulos de querato-hialina), tecido muscular estratificado esquelético (músculo orbicular dos lábios), tecido conjuntivo fibroelástico (papilas da lâmina própria latas),pequenos aglomerados de glândulas mucosas.
*
*
*
Língua : Face dorsal parte oral (corpo): Superfície irregular (papilas linguais),são elevações do epitélio oral mais lâmina própria);
Tipos de papilas:
Filiforme,fungiforme;valadas.
Parte faríngea (raiz): tonsila lingual, lândulas mucosas adjacentes.
Face ventral: mucosa lisa.
*
*
*
Dente:
Porções:
Coroa: porção que se projeta além da gengiva, raiz. Os dentes se articulam nos ossos em cavidades chamadas alvéolos, São derivados da membrana mucosa oral;
Dentina: forma o corpo (tecido conjuntivo calcificado),semelhante ao osso, porém mais duro,não possui células, somente prolongamentos dos odontoblastos;
*
*
*
Esmalte: camada epitelial calcificada, estrutura mais rica em cálcio do corpo.
Polpa: tecido conjuntivo frouxo,predominam odontoblastos de forma estrelada.
Perionto
Cemento: bainha de tecido conjuntivo calcificado,mantém o tamanho da raiz e garante a fixação do dente,sua produção na raiz é contínua para compensar o desgaste da coroa.
*
*
*
Osso alveolar ou lâmina dura;
Palato Duro: lamina própria contínua com o periósteo, glândula mucosa, mistura e deglutição dos alimentos.
Palato Mole: músculo estriado esquelético e glândulas mucosas na submucosa,na deglutição oclui a nasofaringe. 
*
*
*
Gengiva: não tem submucosa, gengiva inserida (epitélio queratinizado),gengiva marginal (vertente livre (queratinizada) e vertente dentária (não queratinizada). 
Faringe: é uma dependência da cavidade bucal comum aos aparelhos digestório e respiratório (orofaringe e nasofaringe). Formada pela lamina própria fibroelástica com grupos de glândulas mucosas. 
*
*
*
Estrutura geral do tubo digestivo;
Túnica Mucosa: camada epitelial de revestimento,lamina própria ou córion (tec. conj. Frouxo), vasos sanguíneos e linfáticos, podendo apresentar glândulas e tecido linfóides),muscular da mucosa (camada delgada de tec. musc. Liso).
Túnica Submucosa: tecido conjuntivo moderadamente frouxo rico em vasos sanguíneos e linfáticos contém plexo nervoso submucosa ou de Meissner, pode apresentar glândulas e tecido linfóide.
*
*
*
Túnica Muscular: duas subcamadas de fibras musculares lisas, orientadas em hélice (interna (circular) e externa (longitudinal),plexo mio entérico ou de Amerbach.
Túnica Adventícia ou Serosa: tecido conjuntivo frouxo com grande quantidade de nervos sanguíneos e linfáticos, e células adiposas, mesotélio (sob a forma de um epitélio simples pavimentoso).
*
*
*
Principais funções do revestimento epitelial (túnica mucosa): 
Promover uma barreira semipermeável entre o conteúdo do tubo digestivo e o meio interno,sintetizar e secretar enzima para a digestão dos alimentos,promover a absorção dos produtos desta digestão,secretar hormônios para a coordenação destas atividades,produzir muco para lubrificação e proteção.   
*
*
*
Esôfago:
Função:
Transportar rapidamente o alimento da boca para o estomago.
Constituição: epitélio pavimentoso estratificado não queratinizado,glândulas cárdicas esofágicas (mucosas) – na mucosa próxima ao esôfago,glândulas esofágicas (mucosas) na submucosa,túnica muscular.
Terço superior – músculo estriado esquelético;
Terço médio – músculo estriado esquelético e músculo liso;
Terço inferior – músculo liso.  
*
*
*
Estômago:
Epitélio cilíndrico simples muco secretor.
Fossetas ou fovéolas ou criptas gástricas – são invaginações do epitélio de revestimento para dentro da lâmina própria.
Junções oclusivas – agem como barreira contra o líquido do ácido do estômago (suco gástrico).
*
*
*
Áreas com estruturas histológicas diferentes:
Cárdica: fossetas curtas,glândulas longas,glândulas tubulares ramificadas ou não, com porção final freqüentemente enovelada – glândula cárdica.
Fúndica: glândulas tubulosas ramificadas – glândula gástrica ou fúndicas.
Pilórica:fossetas longas,glândulas curtas,glândulas tubulosas simples ou ramificadas – glândula cárdica. 
*
*
*
Intestino delgado:
Acontecem processos finais da digestão dos alimentos e seus produtos são absorvidos;
Duodeno:
Glândulas de Brünner ou duodenais na submucosa: secreta glicoproteína neutra com pH entre 8,2 a 9,3, responsável pelo pH ideal para a ação das enzimas pancreáticas,placas de Peyer – agregados de nódulos linfáticos na submucosa do íleo.
*
*
*
Tipos celulares do epitélio da mucosa intestinal: Células prismáticas absorvativas,células caliciformes – muco; Células de Paneth – grânulos com lizoenzima (atividade antibacteriana e colabora na regulação da flora intestinal),células enteroendócrinas,células M (íleo) – importante sistema imunitário.
*
*
*
Intestino Grosso : mucosa lisa, sem pregas (exceto na porção retal,não há vilosidades,glândulas de Lieberlsiihn não longas,grande quantidade de células caliciformes, camada muscular longitudinal externa é bem mais desenvolvida que no intestino delgado devido as fibras se congregarem em três faixas espessas chamadas tênias do colo,a serosa é caracterizada por pequenos apêndices pedunculados formados por tecido adiposo – apêndices epiplóicos.
*
*
*
Apêndice: É uma invaginação do ceco, em fundo de saco.
Características: lúmen estreito e irregular devido à presenção de grande quantidade de nódulos linfáticos na sua parede.
*A sua estrutura geral é semelhante a do intestino grosso, apenas existindo: o  menor número de glândulas intestinais e as existentes são mais curtas, as fibras da camada muscular não formam tênias.  
*
*
*
Glândulas salivares:
Secretam saliva, que contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias.
A saliva, além de dar início à digestão do amido, amolece o alimento, facilita a deglutição e a fala, forma uma barreira imunológica e lubrifica a cavidade oral.
São exócrinas, com porção secretora acinosa e tubulosa e ducto ramificado (composta).
*
*
*
Glândula parótida: com massa variando entre 14 e 28 g, é a maior das três; situa-se na parte lateral da face, abaixo e adiante do pavilhão da orelha. Glândula composta acinosa, exclusivamente serosa.
Glândula submandibular : arredondada, mais ou menos do tamanho de uma noz. Glândula composta túbulo-acinosa com predominâncias de ácinos serosos.
*É a menor das três; fica abaixo da mucosa do soalho da boca.
*
*
*
Existem três ductos:
Ducto intercalar - Um epitélio simples cúbico.
Ducto estriado - Espitélio simples cilíndrico com estriações na base das células (dobras da membrana).
Ducto interlobular ou excretor - Epitélio estratificado cúbico, cilíndrico e, mais perto da cavidade oral, pavimentoso.
 
*
*
*
Fígado é o maior órgão
interno. É a mais volumosa de todas as vísceras. Tem cor arroxeada, superfície lisa e recoberta por uma cápsula própria de tec. conjuntivo.
As células hepáticas (hepatócitos) ajudam o sangue a assimilar as substâncias nutritivas e a excretar os materiais residuais e as toxinas, bem como esteróides, estrógenos e outros hormônios. 
Armazena glicogênio, ferro, cobre e vitaminas.
Produz carboidratos a partir de lipídios ou de proteínas, e lipídios a partir de carboidratos ou de proteínas.
Sintetiza colesterol, e a bile.
*
*
*
Pâncreas : é uma glândula mista, de mais ou menos 15 cm de comprimento e de formato triangular.
Localizada-se transversalmente sobre a parede posterior do abdome, na alça formada pelo duodeno, sob o estômago.
O Pâncreas é uma glândula composta acinosa, exclusivamente serosa. Ductos intercalar e excretor. O Ducto intercalar adentra os ácinos, podendo ser notada células mais claras dentro destes.
*
*
*
O pâncreas exócrino produz enzimas digestivas, em estruturas reunidas denominadas ácinos. Os ácinos pancreáticos ligados através de finos condutos, por onde sua secreção é levada até um condutor maior, que desemboca no duodeno, durante a digestão.
O pâncreas endócrino secreta os hormônios insulina e glucagon. Ele se encontra dentro da parte exócrina, formando ilhotas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais