Buscar

1 ANGIOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANGIOLOGIA
SISTEMA CARDIOVASCULAR
A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, que são chamados vasos, e por uma bomba percussora que tem como função impulsionar um líquido circulante de cor vermelha por toda a rede vascular. 
O sistema cardiovascular consiste no sangue, no coração e nos vasos sangüíneos. Para que o sangue possa atingir as células corporais e trocar materiais com elas, ele deve ser, constantemente, propelido ao longo dos vasos sangüíneos. O coração é a bomba que promove a circulação de sangue por cerca de 100 mil quilômetros de vasos sangüíneos. 
Circulação Sistêmica - é a maior circulação; ela fornece o suprimento sangüíneo para todo o organismo. A circulação sistêmica carrega oxigênio e outros nutrientes vitais para as células, e capta dióxido de carbono e outros resíduos das células. 
Circulação Pulmonar e Sistêmica 
Circulação Pulmonar - leva sangue do ventrículo direito do coração para os pulmões e de volta ao átrio esquerdo do coração. Ela transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica. 
SANGUE 
As células de nosso organismo precisam constantemente de nutrientes para manutenção do seu processo vital, os quais são levados até elas pelo sangue. 
Estes elementos nutritivos são constituídos por proteínas, hidratos de carbono e gordura, desdobrados em suas moléculas elementares (protídeos, lipídeos e glicídios) e ainda sais minerais, água e vitaminas. 
Ao sangue cabe também a função de transportar oxigênio para as células, e servir de veículo para que elementos indesejáveis como gás carbônico, que deve ser expelido pelos pulmões, e uréia, que deve ser eliminado pelos rins. 
O sangue é composto por uma parte líquida, o plasma, constituido de substâncias nutritivas e elementos residuais das reações celulares. O plasma também possui uma parte organizada, os elementos figurados, que são os glóbulos sangüíneos e as plaquetas. Os glóbulos dividem-se em vermelhos e brancos. Os glóbulos vermelhos são as hemácias, células sem núcleo contendo hemoglobina, um pigmento vermelho do sangue responsável pelo transporte de oxigênio e de gás carbônico. Os glóbulos brancos são os leucócitos, verdadeiras células nucleadas, incumbidas da defesa do organismo. São eles: neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos e linfócitos. 
Hemácias são de 5 milhões por milímetro cúbico. 
Leucócitos são de 5 a 9 mil por milímetro cúbico. 
Plaquetas são fragmentos citoplasmáticos de células da medula óssea, implicadas diretamente no processo de coagulação sangüínea. São em número de 100 a 400 mil por milímetros cúbicos. 
O sangue está contido num sistema fechado de canais (vasos sangüíneos), impulsionados pelo coração. Sai do coração pelas artérias que vão se ramificando em arteríolas e terminando em capilares que por sua vez se continuam em vênulas e veias, retornando ao coração. 
Ao nível dos capilares o plasma é acompanhado de alguns linfócitos e raramente hemácias, pode extravasar para o espaço intersticial, constituindo a linfa, que posteriormente é reabsorvida pelos capilares linfáticos passando aos vasos linfáticos e então as veias, sendo reintegrada à circulação. 
O coração é o ponto central da circulação. Partindo dele temos dois circuitos fechados distintos: 
Circulação pulmonar ou direita ou pequena circulação: vai do coração aos pulmões e retorna ao coração. Destina-se à troca de gases (gás carbônico por oxigênio). 
Circulação sistêmica ou esquerda ou grande circulação: vai do coração para todo o organismo e retorna ao coração. Destina-se à nutrição sistêmica de todas as células. 
CORAÇÃO 
Apesar de toda a sua potência, o coração, em forma de cone, é relativamente pequeno, aproximadamente do tamanho do punho fechado, cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura. Sua massa é, em média, de 250g, nas mulheres adultas, e 300g, nos homens adultos. 
O coração fica apoiado sobre o diafragma, perto da linha média da cavidade torácica, no mediastino, a massa de tecido que se estende do esterno à coluna vertebral; e entre os revestimentos (pleuras) dos pulmões. Cerca de 2/3 de massa cardíaca ficam a esquerda da linha média do corpo. A posição do coração, no mediastino, é mais facilmente apreciada pelo exame de suas extremidades, superfícies e limites.A extremidade pontuda do coração é o ápice, dirigida para frente, para baixo e para a esquerda. A porção mais larga do coração, oposta ao ápice, é a base, dirigida para trás, para cima e para a direita. 
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Composto de:
Coração
Vasos sangüíneos
Artérias
Arteríolas
Capilares
Vênulas
Veias
SISTEMA CIRCULATÓRIO
CORAÇÃO
É um órgão muscular oco que se contrai ritmicamente impulsionando sangue através de toda a rede vascular.
Limites: 
Anterior: osso esterno
Posterior: coluna torácica
Inferior: diafragma
Lateral: pulmões
Localização: situado no centro do tórax, no mediastino.
CORAÇÃO
Posição:
Oblíqua
base dirigida para cima, para direita e para trás
ápice, para baixo, para esquerda e para frente.
Projeção na parede torácica: ÁREA CARDÍACA ou ESPAÇO PRÉ-CORDIAL (entre o 2º e 5º espaços intercostais).
CORAÇÃO
Volume:
Se compara a um punho fechado. Pode estar aumentado em 2 situações:
hipertrofia 
dilatação 
CORAÇÃO
Constituição:
Constituído por 3 túnicas de fora para dentro: 
Pericárdio
miocárdio 
endocárdio.
Representado pelo miocárdio, envolto pelo epicárdio (folheto visceral do pericárdio) e forrado pelo endocárdio. E está alojado dentro de um saco fibroso, o pericárdio parietal.
CORAÇÃO
Configuração externa:
Base
Ápice
Faces
Esternocostal (anterior),
diafragmática (inferior)
pulmonar (esquerda) .
Pericárdio 
CORAÇÃO
Configuração interna:
Átrios
Direito
Esquerdo
Ventrículos
Direito
Esquerdo
Septos
Interatrial
Interventricular
ÁTRIO DIREITO 
ÁTRIO ESQUERDO 
VENTRÍCULO DIREITO
VENTRÍCULO ESQUERDO
Septo interventricular
AORTA
ARTÉRIA TRONCO PULMONAR 
VEIA CAVA INFERIOR 
VEIA CAVA SUPERIOR 
VEIAS PULMONARES
VEIAS CAVA 
INFERIOR
ARTÉRIAS PULMONARES
VEIAS CAVA 
SUPERIOR
VEIAS PULMONARES
VÁLVULA TRICÚSPIDE
VÁLVULA TRICÚSPIDE
VÁLVULA PULMONAR
VÁLVULA BICÚSPIDE
SISTEMA DE CONDUÇÃO CARDÍACA
Controle Intrínseco
POWERS; HOWLEY, 2000.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais