Buscar

Direitos reais Antoniele 27

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�
Direitos reais 		 Antoniele 		27.08.13
Ações de defesa da posse
- Ações movidas contra terceiros – art. 1212 (há responsabilidade subjetiva, a ação indenizatória só pode ser imposta ao terceiro que tem conhecimento do vicio do imóvel)
- Aplicações quanto a coisas móveis (275, II, do CPC) – são alvos de ações possessórias, dependendo do valor será feita no rito sumário, se a posse for antiga poderá ser feita no rito ordinário.
- Aspecto pessoal da ação (art. 10 CPC). A ação possessória tem caráter pessoal, é desnecessária a outorga ou citação do cônjuge na ação possessória.
- Exceção de domínio (art. 923 CPC), no juízo possessório não se faz discursão do domínio com exceção de quando as partes não tiverem outro meio de provas se analisara o domínio, o juiz então delegara a posse a aquele que tiver maior legitimidade, entretanto não interfere na discursão do domínio no juízo petitório.
- Carência de idoneidade financeira (art. 925 CPC) (ver art. 826 a 830 CPC), se o réu em qualquer tempo, que o autor provisoriamente mantido, carecer de idoneidade financeira não ira, caso o processo decaia, pagar as perdas e danos, tendo o juiz o prazo de 5 dias para requerer caução, sob pena de ser depositada a coisa litigiosa.
Ações em espécie
Interdito proibitório – justo receio (ação cabível para evitar a turbação ou esbulho em caso de ameaça eminente, que seja concreto e justificado)
Manutenção de posse– Turbação (cabível quando já ocorreu a turbação da posse (perturbação da posse), tutela preventiva do direito na tentativa de evitar o esbulho).art. 927, CPC
Reintegração – Esbulho (tentativa de reaver a posse, o possuidor já sofreu esbulho e perdeu a posse), art. 927, CPC.
Embargos de terceiro (art 1046 e 1047, CPC)o terceiro não faz parte do processo mas sofre esbulho na posse de seus bens por ato de apreensão judicial, penhora, deposito, arresto, sequestro etc., pode requerer que sejam manutenidos ou restituídos por meio de embargos, ainda se admite para defesa da posse nas ações de divisão ou demarcação ou para credor com garantia real obstar alienação judicial do objeto de hipoteca, penhor ou anticrese.
Nunciação de obra nova (art. 934, CPC), compete ao proprietário ou possuidor para quando a interferência na saúde, sossego e segurança da vizinhança na construção de uma obra nova.
Dano infecto (826 e ss, CPC) , é quando um prédio pode causar a sua ruina e das propriedades vizinhas.
Imissão da posse

Outros materiais