Buscar

Questões 2 - Prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Discuta as razões para as crises econômicas da década de 1990 – Exemplifique em casos particulares. Compare com crises econômicas da década de 1980 – nesse contexto, apresente as causas da crise da dívida externa dos países latino-americanos. 
Década de 80 trata de crises quando você olha em primeiro lugar para países em desenvolvimento, em especial para a América Latina. Quando você vai ter por exemplo no caso americano uma época de início relativamente tranquila. Mas na segunda metade dos anos 80 vão ser anos complicados também porque são anos em que os EUA vão ter que fazer as renegociações com os países em desenvolvimento. Mas não há crise com países desenvolvidos, a crise é essencialmente com países endividados. O marco da crise da dívida externa dos anos 80vai ser com a crise mexicana em 82. 
Na verdade desde 1980 a situação dos países devedores já estava muito difícil. Isso porque você terminou as duas crises de 73 e 79 do petróleo mais o choque do juros dos EUA então vai ser a sucessão desses três elementos que vai levar a dificuldade de rodar a dívida dos países em desenvolvimento.
Observe que de 73 em diante, como houve a crise do petróleo, antes de 79, o endividamento parecia ter um sinal de certa pujança no sistema financeiro, porque o que o sistema financeiro estava fazendo? Ele estava reciclando superávits de transações correntes dos países exportadores de petróleo. A partir de 73 os países exportadores de petróleo tiveram um grande aumento das suas reservas, como resultado de um grande superávit em transações correntes. Isso porque as suas exportações, em valor, crescem muito, como o aumento do preço daquilo que eles exportavam. Na medida em que aumento o valor das exportações dos países exportadores de petróleo, aumentou a importação dos países não exportadores de petróleo. Então quem é que ia financiar esse déficit? O aumento do superávit de um em contrapartida gerava o aumento do déficit de outro. Observe que a economia mundial é uma economia fechada, se aumenta a importação de alguém, aumenta a exportação de alguém, não tem jeito.
Então esse financiamento foi realizado através dessa reciclagem dos petrodólares, que também foi possível por que todo aquele sistema de Bretton Woods foi desmontado. Os bancos estavam operando em esfera internacional. O que não era possível na década de 70.
O que que muda antes e depois da década de 70 no que se refere aos financiamentos internacionais? Enquanto você estava no sistema de Bretton Woods, os financiamentos bancários, financiamentos de transações correntes ou era de governo ou era dos órgãos oficiais. Isso porque havia controle de movimento de capitais no sistema de Bretton Woods. Ou seja, ninguém conseguiria ter uma crise de dívida nos anos 60. Você poderia ter problemas no balanço de pagamento, mas com isso poderia recorrer ao FMI, etc. 
Então, esse endividamento que ocorreu na década de 70 cresce, pois parece uma coisa saudável mas depois se torna numa bolha, que estoura no início dos anos 70. Quando estoura todos os países que estão muito endividados vão ter problemas para regularizar sua situação. Começa com o México depois vai embora com todo mundo, todos os outros terão dificuldades nesse contexto. A renegociação vai depender em especial do acordo com fundamentalmente um conjunto de credores sendo que nesse processo de reestabilização estavam e Nova York e você tem que se submeter a todo um processo de ajustes, e isso vai ser negociado no consenso de Washington. Isso porque FMI, Banco Mundial, etc., todos eles defendiam uma agenda de boa pratica de política econômica. Na pratica, se você queria obter financiamento segundo o plano Brady, você tinha que fazer um ajuste estrutural, tinha que se submeter àquelas regras para conseguir empréstimo do FMI, então a crise dos anos 80 vai ser fundamentalmente uma crise dos países endividados. 
Na década de 90 essa situação muda, isso porque no final de 89 quando pela primeira vez o plano Brady é lançado até o final da década de 90, todos os países já tinham renegociado no modelo do plano Brady a deca de 90 vai ser um período de ajuste com as privatizações e todos os processos de ajuste no plano financeiro. Observe que o plano na parte da organização de produção, o Fordismo entra em profunda decadência na década de 70 e a retomada pós segunda Guerra Mundial vai ser feita em novas bases, já informatizada, onde se formam as cadeias globais de produção que originalmente foram feitas no modelo asiático mas que vai se espalhar no mundo inteiro, então há uma mudança na estrutura produtiva e não apenas na financeira. Na década de 90, a natureza da estabilidade vai ser diferente da década de 80.
Na década de 80, a crise está diretamente atrelada ao aumento da taxa de juros dos EUA. Ao fazê-lo ele atraiu todo o dólar do mundo pra lá, fazendo com que os bancos internacionais ficassem com mais risco devido à falta de dólar (falta de liquidez). Era um problema portanto de transações correntes porque os outros países estavam endividados por terem entrado num buraco associado a crise do petróleo e por um comportamento também da política monetária dos estados unidos. 
Já na década de 90 voce vai ter liquidez em abundanciam a economia americana tá crescendo de maneira acelerada, você vai ter um processo de. Em déficit a economia americana vai bombear uma grande quantidade de dólar na economia internacional. Ocorre um processo de dolarização financeira, o setor financeiro cresce em correspondência ao setor real da economia. E os países que são vistos que tem um cenário positivo e interessante vão atrair capitais. Não capitais de investimento, mas capitais de curto prazo para se beneficiar dos ganhos diferidos através das taxas de juros e todos esses processos de intermediação característicos dessa economia mundial financeira muito mais agitada. 
O que que vai acontecer com esse capital financeiro? Ele é volátil, da mesma maneira que ele vem e mantem as moedas das economias valorizadas ele também sai rapidamente e derruba a taxa de cambio da economia. Observem que muitos países fizeram modelos de taxa de câmbio fixo na década de 80 pra estabilizar suas economias, conforme recomendava o fundo monetário internacional, voce usou o crédito disponível num processo de renegociação da dívida para estabilizar as moedas. É muito difícil voce estabilizar a inflação com taxas de câmbio flutuante. A taxa de cambio é um elemento fundamental para voce estabilizar a inflação. Principalmente as inflações muito altas como aconteceram na década de 80. Por isso na década de 90 voce vai ter muito dessas economias que se estabilizaram na década de 80 com as suas moedas valorizadas. Valorizadas porque o câmbio foi usado como uma espécie de ancora e valorizado também porque esses capitais voláteis internacionais viam nessas economias uma vez estabilizadas como boas opções de investimento, viam de maneira otimista. E portanto traziam grande quantidade de dinheiro que contribuíam para manter essas moedas mais valorizadas. Quando, por alguma razão isso revertia voce levou a uma crise econômica. Isso acontecem em diversos países. 
Na Ásia em 97, na Rússia em 98, Brasil em 99 e na argentina em 2000. Diversas razões, no caso da Ásia voce não teve a crise da dívida dos anos 80 mas voce teve nos anos 90 uma certa flexibilização do mercado de capitais e voce teve uma expansão aproveitando justamente o déficit de transações correntes americano, suprindo os EUA que estava com cada vez mais consumo de produtos industriais interligado na cadeia produtiva asiática que se formaram nessa década de 90, no caso da Rússia tem a ver com a própria crise e a forma que o capitalismo surge na Rússia. No brasil e na argentina e nos outros países a natureza da crise é o reverso que aconteceu nos anos 80 tem a ver com as políticas feitas nos anos 80- e 90 para estabilizar e para atender as demandas da negociação do plano Brady e para atender as políticas que deveriam ser feitas a partir do acordado no consenso de Washington. 
(Bruno) Como erao Sistema Monetário Internacional nos anos 80 e 90?
Não se consolidou um novo sistema claro com regras claramente definidas. BOA SUA PERGUNTA!
	
	Padrão Ouro
	Bretton Woods
	Década de 80/90
	Depois das Crises
	Taxa de Câmbio
	Fixa
	Fixa
	 + ou - Rígida
	Flutuante
	MK
	Liberdade
	Controle
	Liberdade
	Liberdade
	Política Monet.
	Passiva
	Ativa
	Passiva * 1
	Ativa * 2
	
* 1
	Tentaram fazer política monetária mas não foi eficaz
	* 2
	Passou a ser ativa graças à taxa de câmbio flutuante e reservas elevadas
Então as reservas elevadas minimizavam a questão do risco. Observem que mesmo com taxa de câmbio flutuante, teoricamente taxa de cambio suficiente seria o suficiente para obter a independência da política monetária. Na pratica não era isso que acontecia porque se a variação da taxa de cambio fosse muito grande, isso poderia ser problemático e poderia levar essas economias a voltar a ter grandes pressões inflacionarias, ou então parar a economia porque voce jogava a taxa de juros p/ cima p/ poder dar uma segurada no crescimento da inflação.
Então o que reduziu a instabilidade nos anos 80, é que voce passou a ter: segurar algumas vezes um pouquinho mais o volume de capital, alguns países fizeram a Malásia fez o Chile fez. Deixar flutuar mais a taxa de cambio pra ganhar mais autonomia na política monetária. Observe que alguns casos, como no caso da China, ela manteve a taxa de câmbio fixa acompanhando o dólar. No caso dela, manter fixa em relação ao dólar ela estava na verdade se desvalorizando porque como a produtividade crescia muito mais na China do que nos EUA, significa que os preços relativos na china com referência ao preços relativo dos EUA estavam caindo, então ela acaba se beneficiando desse processo
Foi mais ou menos o que aconteceu com o marco alemão e com o yen japonês no período de 47 a 71-73, eles mantiveram taxa de cambio fixa mas a produtividade cresceu muito com referência ao dólar, então eles acabaram aumentando muito a competitividade ao longo desse período. 	
Quando voce fala taxa de cambio fixa, fixa com relação ao que? No caso dos asiáticos foi no com referência ao dólar, então quando o yen se desvalorizou. As moedas europeias estavam flutuando com relação ao dólar, na década de 70 e 80 os países desenvolvidos continuaram com taxa de cambio fixa. Yen, Marco, tudo isso flutuando com relação ao dólar	, voce fixou no caso dos países como México (voce tentou fixar para estabilizar). Mas aí fixar com referência a quem? Quando a Ásia fixa com referência ao dólar e o Yen se valoriza com relação ao dólar, eles aumentam a exportação e o Japão reduz a exportação. Mas quando o yen se desvaloriza com relação ao dólar e eles se mantem presos no dólar, Coreia, (?) etc. Perdem competitividade com referência ao Japão. 
Como eles estão integrados nas cadeias de produção, parte daquela produção acaba se deslocando de volta pro Japão contribuindo para a crise asiática. Então o cenário vai ficando cada vez mais complexo.
No caso da América Latina, etc., voce ficou fora dessas cadeias produtivas, o Brasil ainda manteve a sua estrutura industrial, mas a maior parte dos países sul americanos quebraram de vez. Chile acabou com sua indústria, ficou com umas coisas muito pontuais, muito isoladas. A Argentina ficou uma parte aquilo que ela estava integrada com o Brasil ela manteve. O México manteve com as suas industrias altamente ligadas aos EUA.

Outros materiais