Buscar

Separação dos Poderes - aula 1 definitiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
A ORGANIZAÇÃO
 DOS PODERES
PODER LEGISLATIVO PODER EXECUTIVO E PODER JUDICIÁRIO
*
*
ESTADO
1. PODER LEGISLATIVO:
2. PODER EXECUTIVO
3. ´PODER JUDICIÁRIO 
*
*
A Separação dos poderes
Como assegurar o controle do exercício do poder governamental de tal modo que não lhe fosse possível destruir os valores que havia sido instituído para promover? 
1. A função exercida pelo governo na sociedade;
2. Limitação e controle do exercício desse poder.
*
*
Princípio da separação dos Poderes: elemento importante na evolução e aprimoramento de um Estado de Direito.
Manutenção da liberdade política: que o governo seja dividido em três ramos ou departamentos - o legislativo, o executivo e o judiciário. (função identificável)
*
*
 “Ademais, as pessoas que compõem estas três agencias do governo devem se manter separadas e distintas, sendo nenhum indivíduo autorizado a ser, ou estar, ao mesmo tempo membro de mais de um ramo (...)“ Vile
*
*
 A Separação dos poderes
A Constituição Federal de 1988, seguindo a diretriz política das Constituições que lhe precederam, consagrou o princípio da Separação dos Poderes (art. 2º) como um aspecto fundamental e estruturante do Estado brasileiro, a ponto de torná-lo imutável em face da competência constitucional reformadora (CF, art. 60, § 4º, inciso III).
*
*
 Teoria dos Freios e Contrapeso
A ideia fundamental da doutrina da separação dos poderes é a contenção do poder. 
O princípio da separação dos poderes é uma das principais garantias das liberdades públicas. 
Sem a contenção do poder, o exercício ilimitado do poder desborda para práticas iníquas e arbitrárias, pondo em risco as liberdades. Ao revés, poder limitado é liberdade garantida.
*
*
 Teoria dos Freios e Contrapeso
A separação dos poderes se assenta na independência e na harmonia entre os órgãos do Poder político.
Isso significa que, não obstante a independência orgânica, no sentido de não haver entre eles qualquer subordinação ou dependência no que tange ao exercício de suas funções, a Constituição Federal instituiu um mecanismo de controle mútuo.
*
*
 Teoria dos Freios e Contrapeso
Onde há "interferências, que visam ao estabelecimento de um sistema de freios e contrapesos, a busca do equilíbrio necessário à realização do bem da coletividade é indispensável para evitar o arbítrio e o desmando de um em detrimento do outro e especialmente dos governados".
*
*
 Teoria dos Freios e Contrapeso
No Brasil, esse sistema de controle mútuo é revelado, exemplificativamente, pelo poder que têm os órgãos do Judiciário de declarar a inconstitucionalidade das leis e atos normativos do poder público, quando estes e aquelas ofenderem o texto magno.
*
*
 Teoria dos Freios e Contrapeso
O poder que têm as chefias do Executivo de vetar projetos de leis aprovados pelo Legislativo, quando estes forem inconstitucionais ou contrários ao interesse público e, de um modo geral, de participarem do processo legislativo, seja pela iniciativa legislativa que têm, seja pela prerrogativa de solicitar urgência na tramitação de projetos de leis de suas iniciativas.
*
*
Controle de validade da norma 
1. Iniciativa de lei P.L. – C Prev
2. Discussão nas Casas Legislativas
3. Aprovação nas Casas Legislativas
4. Veto ou Sanção
5. Promulgação P.Ex – C. Prev..
6. Publicação
_____________________
 Vigência– Controle repressivo - declaração de inconstitucionalidade –Poder Judiciário
*
*
Funções dos Poderes
De acordo com o art. 2º da CF, são Poderes do Estado, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
*
*
Funções dos Poderes
Na verdade, o poder é um só; o que ocorre é uma tripartição das funções estatais (teoria de Montesquieu), na qual cada um destes poderes exerce normalmente a sua função típica e, em caráter excepcional, determinadas funções de outros poderes (interpenetração dos poderes – ou, sistema de freios e contrapesos), as quais são denominadas atípicas.
*
*
Funções dos Poderes
A regra é a indelegabilidade de funções de um poder para o outro, porém a CF poderá expressamente admitir tal delegação.
Poder Legislativo/ Poder Executivo/ Poder Judiciário
a) típica b) atípica 
*
*
PODER LEGISLATIVO
Poder legislativo (também legislatura) é o poder do Estado ao qual, segundo o princípio da separação dos poderes, é atribuída a função legislativa. 
COMPOSIÇÃO: 
1. Congresso Nacional: Câmara dos Deputados e Senado Federal –âmbito federal
2. Assembléia Legislativa: Estados-Membros
3. Câmara dos Vereadores: Municípios 
*
*
Congresso Nacional
*
*
Congresso Nacional
De acordo com o art. 44 da CF, o Poder Legislativo Federal é exercido pelo Congresso Nacional, que se compõe da Câmara dos Deputados e do Senado Federal (sistema bicameral).
*
*
Congresso Nacional
O sistema bicameral vigente no Brasil é do tipo federativo, existindo uma Casa Legislativa composta por representantes do povo eleitos em número relativamente proporcional à população de cada unidade federativa (Câmara dos Deputados), e uma outra Casa (Senado Federal) com representação igualitária de cada uma das unidades da Federação (Estados-membros e Distrito Federal, com três Senadores de cada unidade da Federação).
*
*
O Congresso Nacional
O Poder Legislativo estadual é exercido pela Assembleia Legislativa: o distrital é exercido pela Câmara Legislativa e o municipal pela Câmara dos Vereadores. Para estas pessoas políticas, portanto, o sistema é unicameral.
*
*
O Congresso Nacional
Cada legislatura tem a duração de quatro anos (Deputados Estaduais, Deputados Federais e Vereadores), exercendo os Senadores um mandato de oito anos.
*
*
Câmara dos Deputados
O número total de Deputados, eleitos segundo o princípio proporcional, é estabelecido por lei complementar, proporcionalmente à população, procedendo-se aos ajustes necessários, no ano anterior às eleições para que nenhuma daquelas unidades da federação tenha menos de 8 ou mais de 70 deputados. Cada Território
 elegerá 4 Deputados 
(art. 2º e 3º da LC 78/1993)
*
*
Câmara dos Deputados
A Lei Complementar nº 78, de 30 de dezembro de 1993, estabelece que o número de Deputados não pode ultrapassar quinhentos e treze. A Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística fornece os dados estatísticos para a efetivação do cálculo.
*
*
Senado Federal

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando