Buscar

Resenha dos Textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Márcio Leandro de Menezes Santana
QUINTANEIRO, Tânia.; BARBOSA, Maria Ligia de Oliveira.; OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
O texto tratado nesta resenha aborda o pensador Émile Durkheim, que contribuiu para a sociologia de forma excepcional, ajudando em muito sua instauração no meio acadêmico. O texto trata ainda, sobre a forma do pensador em definir a sociedade e seus objetos de estudo, de modo que levasse assim o sociólogo à melhor forma de análise do comportamento instituído pela coletividade.
Durkheim foi um pensador francês, inspirado pelos ideais da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, seus pressupostos sociais definiam que a humanidade avançava por meio da lei do progresso, gradualmente acumulando o conhecimento e experiências através do tempo. A base do pensamento de Durkheim definia a sociedade como uma ação da coletividade independente das manifestações individuais. Assim determinando seu objeto de estudo, os fatos sociais, são sempre definidos a partir de um conceito da coletividade, não considerando como fatos sociais os acontecimentos que partem da individualidade, também são desconsiderados os eventos de pensamentos particulares que são produzidos por grupos, ou seja, uma ação repetitiva não é um ato coletivo. Para exemplificar as conseqüências dos fatos sociais ele usa a educação infantil, onde os pais acreditam educar seus filhos por seus próprios métodos, porém ele define esse ato apenas como uma repetição dos princípios previamente estipulados pela sociedade, assimilando à previa experiência educacional com os valores da sociedade em que se está empregado. A partir dessa linha de pensamento Durkheim define como deve se dar o estudo e a prática da sociologia, principalmente definindo o seu objeto de estudo como uma “coisa” de acordo com o texto.

Continue navegando