Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

4ª) A prestação Jurisdicional que se resume em o juiz aplicar a lei a um caso concreto, solucionando um conflito intersubjetivo, é dotada de requisitos e pressupostos que atestarão a sua existência e validade. Tais requisitos e validade serão apreciados pelo juiz em momento. Ante a prestação jurisdicional.
 Respostas Corretas: 
I- os pressupostos de validade serão apreciados no momento da prolação da sentença, pois estando corretos dará validade a decisão judicial.
II- a os requisitos determinar a existência de uma relação jurídico-processual são: ao acusação , o juiz e o pedido, pois o requisito relativo ao réu é exigível, pois este poderá ser julgado a revelia ou poderá retomar o processo a qualquer momento.
III- a justa causa para a ação penal está representada pela presença do requisito: prova da materialidade e presença de suspeita de que seja o acusado autor do fato proposto em juízo.
IV- réu não poderá ser trazido ao processo quando ausente a coisa julgada e litispendência. 
5ª) Ante o princípio do contraditório e da ampla defesa, podemos dizer que o acusado poderá não concordar com a acusação feita a ele e, ainda defender-se amplamente, usando dos recurso e meios inerentes a tal instituto.
Resposta Correta:
Poderá, o agente, em sua defesa argumentar tudo que interessa a tal momento, inclusive o uso de argumentos meta jurídicos. 
6ª) A Lei processual penal tem sua aplicação determinada pelo CPP, pela Constituição Federal e por tratados e convenções internacionais. Dependendo de sua natureza poderá ser aplicada desde logo no caso de processos em curso, ou, ainda, podendo retroagir ou não. 
Resposta Correta:
III- o princípio da territorialidade. Indica que a lei processual penal aplica-se a todas as infrações penais cometidas em território brasileiro, sem prejuízo de tratados e convenções e regras de direito internacional.
7ª) Os Princípios Processuais “São normas que, por sua generalidade e abrangência, irradiam-se por todo o ordenamento jurídico informando e norteando a aplicação e a interpretação das demais normas de direito. “Num sentido filosófico, pode-se afirmar que princípio é aquilo que encerra uma verdade primeira ou uma ideia-síntese, capaz de conter em si todos os elementos de uma dada realidade, de um determinado sistema ou de um conjunto de ideias”. 
Resposta Correta:
Em se tratando de matéria processual penal em que o legislador confere as normas um sentido de formalidade menos rígida que as formalidades do processo civil, podemos entender que pode ser preterido a regra do devido processo legal em homenagem a plenitude de defesa.
8ª) Inquérito Policial é o conjunto de diligências realizadas pela Polícia Judiciária( Policia Civil e Policia Federal), com o intuito de reunir provas da materialidade e indícios de autoria de uma certa infração penal e, assim fornecer os elementos de convicção necessári9os para que o titular da ação penal ( MP, nos casos de ação penal pública e o particular, nos casos de ação penal privado) possa oferecê-la.
Resposta Correta: 
II- sendo a autoridade policial dotada de discricionariedade implica dizer que cada delegado de policia conduz da forma que ele achar mais conveniente. Note que a discricionariedade se refere apenas à forma de condução do inquérito policial e não à sua instauração.
9ª) Ação penal é o direito de pedir ao Estado-Juiz a aplicação da lei a um caso concreto. O titular da ação provoca o juiz à prestação jurisdicional que se dará por meio da ação penal: pública ou privado. Ante a ação penal. 
Resposta Correta:
A decadência é um instituto que promove a extinção da punibilidade do agente e ocorre tanto antes como depois de iniciada a ação penal, dede que não tenha ocorrido a prescrição do fato criminoso.
10ª) Ainda com relação à ação penal, analise os itens abaixo e aponte a alternativa que corresponde com a verdade. 
Respostas corretas:
I- a ação pública incondicionada é a regra, porém há exceções que permitem outros tipos de ação penal como é o caso da ação penal pública condicionada à representação do ofendido o que deverá ocorrer apenas no âmbito da ação, pois no Inquérito Policial o delegado é dotado de discricionariedade.
II- a ação privada personalíssima é o tipo de ação exclusiva do ofendido, não podendo ser substituído por sucessores processuais ( cônjuge, ascendente, descendente ou irmão) a menos que lhe sobrevenha a morte.
III- a perempção, diferentemente do que ocorre com a decadência e o perdão aceito, não extingue a punibilidade do agente, pois a sua declaração faz coisa julgada formal, tão somente. 
IV- o perdão, assim como a renúncia, é unilateral e atingido pelo princípio da indivisibilidade o que significa que uma vez oferecido o perdão a um dos querelados (ofensores) deverá se estender aos demais.