Buscar

auditoria II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (301689)
Auditoria II (CON39)
Prova: 3752188
QUESTÃO:
1. Os papéis de trabalho elaborados nas contas do resultado (RE1) devem apresentar as movimentações das contas de receitas e vendas menos as deduções das receitas. Cite e descreva os dois procedimentos que o auditor deve realizar para fazer o relatório detalhado das contas de resultado dessas movimentações.
RESPOSTA ESPERADA:
Os dois procedimentos que devem ser realizados pelo auditor são: a conferência das receitas de produtos, na qual o auditor confronta a Receita que aparece nos balancetes contábeis com a Receita escriturada no Livro de saída de mercadorias ou produtos. Outro procedimento é a dedução da receita bruta. Neste, o auditor deve confrontar os balancetes contábeis com as devoluções e vendas canceladas, assim como as despesas de impostos e os impostos que não incidem na base de cálculo para o recolhimentos dos tributos, que aparecem escriturados nos Livros de entrada e Apuração de Impostos.
QUESTÃO:
2. Dentre os relatórios de Auditoria, temos os Relatórios Finais Sintéticos, que tratam a informação de maneira resumida, com uma transmissão rápida dos fatos e que, por este motivo, exigem maior capacidade do auditor na sua elaboração. Diante deste contexto, descreva a finalidade deste relatório.
RESPOSTA ESPERADA:
Os relatórios finais sintéticos têm a finalidade de informar a alta direção de forma rápida e sucinta sobre o que precisa ser melhorado ou necessita correção no sistema de controle interno. Este relatório exige mais cuidado na sua elaboração, pois devem ter a propriedade de informar os fatos com poucas palavras e da forma mais abrangente possível.
QUESTÃO:
3. No período de apuração do Balanço Patrimonial, que será submetido para a Auditoria analisar e emitir o parecer, através do Relatório Final de Auditoria, podem ocorrer alguns eventos. Estes eventos que ocorrem entre a data da publicação do Balanço Patrimonial e a data na qual é autorizada a conclusão das Demonstrações Contábeis, são considerados subsequentes. Com base nisto, disserte sobre a importância de se auditar estes eventos.
RESPOSTA ESPERADA:
A auditoria dos eventos subsequentes tem a importância de verificar os pagamentos que ocorreram após a data final do balanço e que tinham correlação com os passivos registrados, para avaliar se foram realizados adequadamente, de acordo com as provisões ou contingências reconhecidas até a data do balanço.

Outros materiais