Buscar

Documento teoria contabilidade aula14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 14: As principais teorias da escola Européia 
 O movimento gnosiológico ostentado nos quatro últimos séculos pela contabilidade sempre emitiu um caráter comum concernente à essência do seu objeto: o patrimônio das células sociais. A policromia de conteúdo cultural produzida pelas diversas doutrinas apresentaria pouca benesse na ostentação da essência contábil, quando se coteja todo este mosaico com a proposta emitida pelo patrimonialismo de Vincenzo Masi. Em verdade, o patrimonialismo foi a doutrina responsável por enaltecer a contabilidade, defendendo o seu método, objeto, partes, finalidade e tarefas. Aquilo que Aristóteles (384-322) seria para a filosofia, Einstein (1879-1955) para a física e Comte (1798- 1857) para a sociologia, Masi seria para a contabilidade, devido ao seu vigor intelectual que produziu um efeito prolífico. O neopatrimonialismo contábil é, portanto, este efeito prolífico criado por Antonio Lopes de Sá, para aperfeiçoar as idéias patrimonialistas e garantir o futuro da contabilidade na filosofia do conhecimento. O estudo das principais teorias das contas na escola Européia, segundo Lima (2003), deve abordar inicialmente a Teoria Personalista, onde as contas representam pessoas que se relacionam com a entidade em termos de débito e crédito. Como exemplo vejamos o caso de uma empresa que teve seu capital subscrito e integralizado pelos sócios. No momento de integralização, a pessoa capital, representando os sócios, concedeu um crédito à entidade. Esta por sua vez entregou os recursos recebidos à pessoa caixa. Desta forma, a pessoa capital ficou credora enquanto a pessoa caixa ficou devedora da entidade. Esta escola classifica as contas em: *As contas dos proprietários compreendem todas as rubricas do patrimônio líquido e suas variações como as receitas e despesas. 
*As contas dos agentes consignatários compreendem as rubricas representativas de bens corpóreos.
*As contas dos agentes correspondentes compreendem aquelas rubricas que representam direitos ou obrigações. Para a escola da Teoria Materialista, todavia, a relação entre as contas e a entidade é uma relação material e não pessoal. De sorte que a conta só deve existir enquanto existir também o elemento material por ela representado. Por isso as contas são classificadas em dois grupos, a saber: 1Contas Integrais, conceituadas como aquelas representativas de bens, direitos e obrigações.
2Contas Diferenciais são as que integram o patrimônio líquido, além das receitas e despesas.
Segundo a teoria patrimonialista a contabilidade tem como finalidade controlar o patrimônio e apurar o resultado das entidades. Portanto, esta escola classifica as contas em: *Contas Patrimoniais são aquelas que representam o ativo e o passivo da entidade. Desta forma são contas patrimoniais aquelas que indicam a existência de bens, direitos, obrigações e o patrimônio líquido da entidade, formado pelo capital social, as reservas e os lucros ou prejuízos acumulados. 
*Contas de Resultados compreendem as receitas e as despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o seu resultado. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao patrimônio através da conta de Reservas de Lucros ou Prejuízos Acumulados. Segundo Lima (2008), as contas “conceituam-se como representações gráficas dos débitos e créditos ocasionados pelos registros no patrimônio da entidade”. Podemos entender, também, como o título que identifica um componente do patrimônio da empresa ou, ainda, como um termo técnico utilizado pela contabilidade para registrar as ocorrências que envolvem o patrimônio, as receitas e as despesas. Adiante, Lima (2008) descreve a função, o funcionamento e o seu planejamento, citando com bastante ênfase os elementos vinculados às contas e/ou ao seu registro nos livros mercantis:
São considerados elementos obrigatórios nos registros contábeis dos fatos administrativos: *Título: É o nome que identifica a sua representação e alocação no patrimônio; *Débito: Representa a forma de entrada dos dados no patrimônio por meio das contas; *Crédito: Representa a forma de saída dos dados no patrimônio por meio das contas;*Histórico: Significa a narrativa do fato que a contabilidade está informando; *Saldo ou valor: Representa o aspecto quantitativo que foi registrado. O saldo será devedor quando a soma dos débitos registrados numa conta for maior que os créditos. Lima (2008) contextualizou de forma bastante abrangente nos seus papéis de trabalho publicados, a respeito da classificação das contas, quanto ao entendimento na citação e planejamento: as contas podem ser ainda, classificadas como Redutoras, quando ficam do lado oposto de sua natureza, ou seja, uma conta credora poderá aparecer no ativo ou uma conta devedora poderá aparecer no passivo. As contas redutoras ou retificadoras são utilizadas a partir das convenções contábeis, com a finalidade de melhorar a apresentação do grupo da mesma família, com valor mais real para sua análise. Ver Plano de Contas na versão digital de seu livro 
“Contabilidade Geral ” ou em links separados sobre Ativo , Passivo , Despesas e Receitas . Lima (2008) complementa o entendimento dos alunos nas aulas presenciais e/ou quando da pesquisa nos trabalhos acadêmicos quanto à classificação das contas segundo as escolas ou teorias apresentadas, chamando a atenção principalmente para a Conta Capital ,chamada de: *Conta dos Proprietários, segundo a teoria personalista; *Conta Diferencial, segundo a teoria materialista; *Conta Patrimonial, de acordo com a teoria patrimonialista . Para aprofundar seu conhecimento, consulte:ARISTÓTELES. Tópicos; Dos argumentos sofísticos. Seleção de textos de José Américo Motta Pessanha; traduções de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão em inglês de W. A. Pickard - Coleção: Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978. IUDÍCIBUS , Sérgio de. Teoria da contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. LIMA, Arievaldo Alves de. Contabilidade geral. 2. ed. Rio de janeiro: LTC/Estácio Superior, 2008. IMPRESSO OU DIGITAL NETTO , Antonio Delfim. Estudos avançados. SÁ, Antonio Lopes de. História geral e das doutrinas da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1997. ____. Princípios fundamentais de contabilidade. São Paulo: Atlas, 2007.
___. Bases das escolas européia e norte-americana, perante a culturacontábil e a proposta neopatrimonialista. Revista de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n. 111, fev. 2003, p. 29-39._. Célula social e contabilidade

Outros materiais