Buscar

Aula Super Facil sobre FUNGOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FUNGOS
1
		Podem ser desde fungos microscópicos, formados por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os cogumelos.
Bolor
Levedura
Cogumelo
Champignon
Orelha-de-pau
FUNGOS
São divididos em:
Bolores e Leveduras:
Leveduras
Bolores
Bolores
São multicelulares, com células cilíndricas, ligadas nas extremidades por Hifas (filamentos) que podem apresentar esporos. Individualmente são microscópicas.
Com grande quantidade de hifas são visíveis, por exemplo, quando se acumulam em um pedaço de pão, essa massa fúngica visível ao olho nú é chamada Micélio.
Leveduras
Tipos morfológicos básicos
Leveduras (Células arredondadas)
Micélio (células filamentosas)
7
		Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.
		Sua reprodução pode ser tanto assexuada, através de brotamento, fragmentação ou produção de esporos, quanto sexuada, através do encontro de indivíduos de sexos diferentes.
Metabolismo e Reprodução dos fungos
		O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. 
		Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação. Já a parte que fica no interior do pão é o micélio.
Obtenção de nutrientes
		Os fungos produzem enzimas como lipases, invertases, lactases, proteinases, amilases etc., que hidrolisam o substrato tornando-o assimilável.
		Alguns substratos podem induzir a formação de enzimas degradativas; há fungos que hidrolisam substâncias orgânicas mais complexas (quitina, osso, couro, inclusive materiais plásticos).
		Os fungos são considerados seres heterotróficos, necessitando de materiais orgânicos já formados, que servem como fonte de energia e como constituintes celulares. 
		Por causa da rigidez da parede celular, sua nutrição é por absorção de nutrientes solúveis simples. 
		Realizam respiração celular ou fermentação para obtenção de energia, e sua reserva energética é sob a forma de glicogênio. 
		Devido à ausência de clorofila nos fungos, torna-se necessário que o substrato forneça as substâncias já elaboradas indispensáveis à alimentação, obrigando os fungos a viverem em alguns casos em estado de parasitismo, simbiose ou mutualismo. 
		Eles podem ser subdivididos em:
	- Saprófitas obrigatórios . Fungos que vivem exclusivamente em matéria orgânica morta, não podendo parasitar organismos vivos.
	
	- Parasitas facultativos ou saprófitas facultativos Fungos capazes de causar doenças ou de viver em restos orgânicos, de acordo com as circunstâncias.
	- Parasitas obrigatórios . Fungos que vivem exclusivamente atacando organismos vivos.
Morfologia
Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro de substrato que exploram como alimento. 
Tais filamentos se denominam HIFAS (grego: hiphe = tecido, trama). 
Agentes decompositores
		Como vimos, muitos fungos são saprófagos, "desmancham" animais e plantas mortas, e, desta forma, permitem que a matéria orgânica retorne ao ambiente e dê continuidade ao ciclo da vida.
		Porém, esta ação de decomposição pode ser prejudicial ao homem. Quem nunca teve alimentos, roupas, móveis de madeira e outros objetos mofados e estragados pela atividade dos fungos?
Fungos na alimentação
		Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos, como o champignon. Outros fungos são utilizados na produção de alimentos, como o pão, e em bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.
		Na fabricação do pão são utilizadas as leveduras (Saccharomyces cerevisiae), também chamadas de fermento. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar. 
		O gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho.
	A produção de bebidas é realizada através da fermentação de diferentes ingredientes. O vinho, por exemplo, é fabricado a partir da fermentação da uva. Já a cerveja é produzida através da fermentação da cevada.
Medicamentos e parasitas
		Alguns fungos produzem compostos capazes de matar bactérias (substâncias bactericidas). A partir destas substâncias são fabricados antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias do gênero Streptococcus.
		Muitos fungos são parasitas, causando doenças nos animais, no homem, e também nas plantas. As micoses são doenças provocadas por fungos, e vão desde frieiras nos dedos dos pés, até graves infecções nos órgãos internos.
Associações com outros organismos
		Algumas espécies de fungos estabelecem associações que são benéficas tanto para eles quanto para os hospedeiros. Este tipo de relação é chamado de mutualismo. Dois exemplos são os líquens e as micorrizas. Os líquens são associações entre fungos e algas e as micorrizas entre os fungos e as raízes de certas plantas. 
		Muitos tipos de fungos ao se instalarem no corpo humano podem provocar doenças. Grande parte destes fungos buscam locais quentes e úmidos no corpo para se desenvolverem. Estes fungos costumam se instalar na pele, couro cabeludo e unhas.
Principais doenças causadas por fungos
Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira. 
Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.
 
- Tinea da virilha: micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas. 
Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação. 
Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia. 
- Histoplasmose: infecção fúngica. 
- Onimicose (micose das unhas): infecção causada por fungos e que atinge as unhas.  
Como evitar
		 Em geral, para evitar o aparecimento de doenças causadas por fungos, devemos seguir alguns procedimentos básicos: 
	- Enxugar bem todas as partes do corpo ao sair do banho; 
	- Usar roupas frescas e bem limpas, principalmente na época de altas temperaturas; 
	- Não andar descalço em locais úmidos e de grande circulação de pessoas (vestiários, saunas, etc.); 
	- Não compartilhar instrumentos de manicure; 
	- Evitar usar meias de tecidos sintéticos. As de algodão são as mais recomendadas; 
	- Evitar contato físico com pessoas que estão com doenças de pele (muitas micoses são contagiosas);
 
	- Em caso de suspeita, procurar rapidamente um dermatologista ou médico clínico geral. 
		Identificar e tratar com rapidez doenças deste tipo é fundamental para que ela não aumente e possa se espalhar pelo corpo. 
IMAGENS DE PLACAS COM CRESCIMENTO DE FUNGOS
bactérias
Bactérias e fungos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais