Buscar

TRABALHO DE FUNGOS

Prévia do material em texto

TRABALHO DE MICROBIOLOGIA
 FUNGOS /MICOLOGIA
Professora : Dayse Luci
Aluna : Jeniffer Cury
Turma : Enf 12
Unidade : Santa Cruz
 
 RIO DE JANEIRO
 A Micologia é uma ciência, ramo da Microbiologia, que estuda os fungos e suas propriedades. Esta ciência também é conhecida como micetologia. - Utilização dos efeitos benéficos dos fungos na produção de alimentos, medicamentos, etc. - Propriedades nocivas de algumas espécies de fungos.
 Os fungos pertencem a um reino próprio (Reino Fungi) e é papel da micologia estudar todas as características destes seres, incluindo suas propriedades genéticas e bioquímicas, sua taxonomia e seu uso para os humanos.
A micologia estuda cada divisão desta que reúnem fungos diversos, desde os mais perigosos e mortais, até os indispensáveis ao combate de infecções bacterianas.
Principais temas e propriedades dos fungos estudados pela Micologia
- Taxonomia (classificação dos fungos)
- Sistemática (descreve a biodiversidade e as relações entre os organismos)
- Morfologia (estudo das formas dos fungos ou partes deles)
- Bioquímica (estuda os processos químicos que ocorrem nos fungos)
- Utilização dos efeitos benéficos dos fungos na produção de alimentos, medicamentos, etc.
- Propriedades nocivas de algumas espécies de fungos.
Curiosidade
A palavra micologia é derivada de duas palavras gregas: “Mykes” que significa cogumelo e “logos” estudo.
Os conhecimentos dos fungos evoluíram e evoluem constantemente. Antigamente, a micologia era considerada um ramo da botânica, sendo os fungos classificados como plantas.
Hoje, os fungos possuem uma ciência própria responsável pelos seus estudos (Micologia), e não pertencem mais ao estudo científico de plantas.
Fungos
São seres aclorofilados, ao contrário das plantas, e necessitam absorver substâncias orgânicas para sobreviverem. Além disto, existe a presença de substâncias quitinosas na parede celular da maior parte das espécies fúngicas e, por também serem capazes de depositar glicogênio, as células dos fungos se assemelham com células animais.
Os fungos apresentam-se formados por hifas, filamentos longos e ramificado, que em conjunto com outras hifas, formam o talo de um fungo denominado micélio. Porém, fungos microscópicos como as leveduras que são seres unicelulares, não formam hifas e crescem diretamente de esporos em esporângios multinucleados.
Possuem comportamentos variados e podem ser parasitas, simbiontes ou sapróbicos. Além disto, são seres ubíquos, encontrados na água, no solo, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. Assim, os fungos ocupam mais de um nicho ecológico.
Áreas de estudo
- Na indústria, onde os fungos, principalmente as leveduras, são usados como fermentos na indústria panificadora, láctea e também na produção de bebidas alcoólicas.
- Na alimentação os fungos são utilizados na fabricação de vários produtos alimentares como queijos, pães, etc. Os cogumelos comestíveis, como os champignons, são muito apreciados e fonte de proteínas, sendo considerados alimentos saudáveis e nutritivos. As trufas também são bastante consumidas e caracterizadas pelo sabor intenso e aroma característico.
- Na agricultura os fungos podem atuar de forma benéfica associando-se com raízes de algumas plantas, formando assim, as micorrizas, que aumentam a capacidade de absorção de água pelas plantas. Podem também causar efeito negativo, provocando infecções como a ferrugem negra do trigo ou até mesmo o apodrecimento da madeira.
- Na medicina, com a descoberta da penicilina, um poderoso antibiótico natural produzido por um fungo e descoberto em 1928 por Alexander Fleming, o índice de mortes causadas por infecções bacterianas reduziram bastante, causando um avanço na medicina desde então. Porém, muitos fungos existentes são motivos de preocupação por oferecerem riscos de morte se ingeridos e também causarem diversas infecções como micoses, candidíase, entre outras.
Uma realidade ...
Muitos tipos de fungos ao se instalarem no corpo humano podem provocar doenças. Grande parte destes fungos buscam locais quentes e úmidos no corpo para se desenvolverem. Estes fungos costumam se instalar na pele, couro cabeludo e unhas.
Principais tipos de fungos:
 
Bolor
Muito comum em alimentos e plantas. Costuma enfraquecer o hospedeiro. É de tamanho microscópico e costuma gerar manchas brancas nas frutas e folhas.
O bolor ou mofo é uma designação comum dada a fungos filamentosos que não formam estruturas semelhantes a cogumelos. Eles vivem principalmente em lugares úmidos e escuros. Bolores crescem sobre pão velho, frutas podres, couro, madeira, papel e muitos outros materiais.
 
Champignon
Muito comum na culinária, pois é comestível.
O champignon, também chamado champignon de Paris, é um cogumelo comestível da família das agaricáceas, género Agaricus ou, no sentido estrito, pertencente às espécies Agaricus bisporus ou A. bitorquis, A. campestris, entre outras.
Levedura
São microscópicos e unicelulares. Muito usado na fermentação de massas e de bebidas alcoólicas. Sua reprodução ocorre pelo processo de brotamento.
 A espécie mais comum é Saccharomyces cerevisiae, conhecida vulgarmente como levedura de padeiro ou da cerveja. Isto deve-se ao seu papel milenar na produção de pão e bebidas alcoólicas, devido à sua capacidade de realizar fermentação alcoólica, sintetizando etanol e dióxido de carbono, através do consumo de açúcares.
Mofo
Composto por hifas (massa de filamentos fungais). Cresce em formato de flocos de algodão. Se desenvolvem em alimentos (pão, frutas, legumes, etc.) e também em fezes de animais.
 
Trufa
Uma espécie de fungo comestível muito apreciado pelo gosto diferenciado. Usadas na alta culinária, em função de seu preço elevado, as trufas se desenvolvem na debaixo da terra , chamado trufa preta, trufa Périgord ou trufa preta francesa, é uma espécie de trufa nativa do sul da Europa. É um dos cogumelos comestíveis mais caros do mundo. 
Penicillium
Aparecem em locais úmidos. São usados na produção de queijos e antibióticos.
Micografia eletrônica de varredura mostrando o corpo de frutificação do Penicillium sp. frequente bolor encontrado em frutas. O Penicillium é um género de fungos, o comum bolor do pão, que cresce em matéria orgânica morta, como queijo, cereais ou frutas. Várias espécies produzem bactericidas (antibióticos) que permitem ao fungo lutar contra a competição feroz das bactérias saprófitas pelo alimento.
 
Orelha-de-pau
Costumam se desenvolver em troncos de árvores. Possuem um formato de conchas e podem enfraquecer, com o passar do tempo, a árvore atingida.
Orelha-de-pau, também conhecido como urupê, é um fungo que costuma crescer sobre troncos de árvores. Foi descoberto na Ilha Guana, nas Ilhas Virgens Britânicas. Ganhou este nome por ser muito parecido com uma orelha e com um pedaço de madeira.
Tinha
Tipo de fungo que se desenvolve na pele dos seres humanos. Vivem da digestão da queratina existente na pele. Geram na pele algumas manchas circulares. São mais comuns em crianças do que em pessoas adultas.Tinha é o nome genérico que se dá a uma dermatofitose, infecção da pele causada por fungos que comem a queratina da pele, pelos ou unhas (os dermatófitos). Também são chamadas de impingem, pé-de-atleta porque se se apresentam em várias tipologias
9
 Tinha é o nome genérico que se dá a uma dermatofitose, infecção da pele causada por fungos que comem a queratina da pele, pelos ou unhas (os dermatófitos). Também são chamadas de impingem, pé-de-atleta porque se se apresentam em várias tipologias. Vejamos:
 As tinhas são causadas por diversas espécies de fungos pertencentes a 3 gêneros de fungos dermatófitos – Epidermophyton, Microsporum e Trychophyton – que se alimentam de queratina (uma proteína) presente em pele, pelos e unhas, causando as infecções.
 As tinhas não são perigosas porque os tecidos dos quaisestes fungos se alimentam, são células mortas e o fungo não consegue penetrar o tecido vivo. O problema é que seu tratamento pode ser demorado tendo em vista que o nosso sistema imunológico não tem acesso a estes tecidos externos, mortos.
Principais doenças
- Tinea do corpo: micose superficial da pele, caracterizada por machas arredondadas com presença de coceira.
- Tinea da cabeça: micose superficial que se desenvolve no couro cabeludo, formando falhas no cabelo. Contagiosa, é muito comum em crianças.
- Tinea da virilha: micose superficial que causa bastante coceira. Atinge pernas e virilhas.
- Pitiríase versicolor: micose superficial que atinge principalmente áreas com grande oleosidade. Formam manchas brancas com presença de descamação.
- Candidíase: doença causada por fungos que pode afetar tanto a pele quanto as membranas mucosas. Dependendo da região afetada ela poderá ser classificada como candidíase oral, intertrigo, vaginal, onicomicose ou paroníquia.
- Histoplasmose: infecção fúngica.
Histoplasma capsulatum, nome dado a fase anamorfa, ou Ajellomyces capsulatus, nome dado a fase teleomorfa, é uma espécie de fungo dimórfico da família Ajellomycetaceae. É o agente etiológico da histoplasmose que acomete em animais e humanos .
- Anímicos (micose das unhas): infecção causada por fungos e que atinge as unhas. Fungo que deixa as unhas espessas, quebradiças, friáveis ou irregulares.Normalmente, os problemas causados por essa condição são estéticos.
Como evitar
- Enxugar bem todas as partes do corpo ao sair do banho;
- Usar roupas frescas e bem limpas, principalmente na época de altas temperaturas;
- Não andar descalço em locais úmidos e de grande circulação de pessoas (vestiários, saunas, etc.);
- Não compartilhar instrumentos de manicure;
- Evitar usar meias de tecidos sintéticos. As de algodão são as mais recomendadas;
- Evitar contato físico com pessoas que estão com doenças de pele (muitas micoses são contagiosas);
- Em caso de suspeita, procurar rapidamente um dermatologista ou médico clínico geral. Identificar e tratar com rapidez doenças deste tipo é fundamental para que ela não aumente e possa se espalhar pelo corpo.

Continue navegando