Buscar

1- Vitiligo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO SURGE O VITILIGO?
As causas do vitiligo ainda não estão bem esclarecidas. Fatores genéticos parecem ser importantes, já que 20 a 30% dos pacientes com vitiligo têm história familiar positiva para a doença. Atualmente acredita-se que a doença tenha uma origem autoimune, havendo uma produção inapropriada de anticorpos e linfócitos T (um tipo de glóbulo branco) contra os melanócitos*, as células responsáveis pela produção de pigmento da pele. 
*Os melanócitos são as células que produzem melanina, pigmento que dá cor à nossa pele, protegendo-nos da radiação solar. Quando os melanócitos sofrem mutação e se transformam em células malignas surge o melanoma, um dos tipos mais agressivos de câncer de pele.
Há três teorias para explicar a destruição dos melanócitos: 
 - Teoria Imunológica: Admite que o vitiligo é uma doença auto-imune pela formação de anticorpos antimelanócitos. É associada a doenças imunológicas, tais como diabetes, anemia perniciosa, lúpus, esclerose, síndrome de Down, tireoidite de Hashimoto, entre outras.
- Teoria Cititóxica: É possível que os metabólitos intermediários - dopaquinona e indóis - formados durante a síntese da melanina, possam destruir as células melanocíticas.
- Teoria Neural: Um mediador neuroquímico causaria destruição de melanócitos ou inibiria a produção de melanina..
Pacientes com vitiligo apresentam uma incidência maior de outras doenças auto-imunes tais como:
– Tireoidite de Hashimoto .
– Doença de Graves.
– Diabetes Mellitus tipo I .
– Lúpus.
– Psoríase .
Entretanto, é importante destacar que alguns pacientes com vitiligo não apresentam história familiar positiva .
O estresse pode desencadear o aparecimento de manchas brancas sobre a pele, um bom gerenciamento do estresse é essencial para a prevenção e terapia do vitiligo.Para explicar a doença em pessoas sem histórico familiar da doença ou de doenças autoimunes existem outras teorias que incluem: anormalidade intrínseca dos melanócitos, aumento de liberação local de catecolamina, defesa inadequada de radicais livres e infecção de citomegalovórus. Mas nenhuma teoria foi realmente comprovada.Alguns fatores externos podem estar envolvidos no desencadeamento da doença, como o estresse e exposição a certos produtos químicos industriais. Apesar de novas manchas de vitiligo poder aparecer em áreas de trauma como queimadura solares, não existe nenhuma ligação causal da exposição solar com o vitiligo. Mas pessoas com vitiligo devem evitar a exposição solar, pois são mais sensíveis aos raios solares devido a ausência de melanina.
Curiosidades
Dizem que a última rainha da França não conseguiu esconder o desespero no fim da vida. Maria Antonieta acordou com manchas brancas espalhadas pelo corpo no dia em que seria guilhotinada em praça pública. Era vitiligo.
É uma doença bem antiga. Até na Bíblia ela está citada, em hebraico, com o nome tzaraat.

Outros materiais