Buscar

Questionario I de Inorganica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Primeiro questionário de Química Inorgânica Teórica I
Escreva a estrutura de Lewis para: (a) CCl4, (b) COCl2, (c) ONF, (d) NF3, (e) SCl2, (f) AsH3, (g) GeCl4, (h) SnCl4.
Para cada um dos seguintes casos, desenhe a estrutura de Lewis, os híbridos de ressonância (caso haja mais do que uma estrutura possível) e dê a carga formal para cada elemento:
ClNO2
HCN
NO+
CN-
OCS
[NCN]2-
NNO 
Escreva as estruturas de Lewis para as seguintes moléculas ou íons, dê o número de elétrons em torno do átomo central e geometria esperada para cada caso: (a) SF6; (b) XeF2; AsF6-, TeCl4.
Escreva as estruturas de Lewis e dê o número de pares isolados do xenônio, o átomo central, dos seguintes compostos: (a) XeOF2; (b) XeF4; (c) XeOF4. Explique como a presença de pares isolados influencia na forma das moléculas.
Qual forma você esperaria para as espécies: (a) H2S, (b) BF4-, (c) NH4+
Calcule a carga formal no átomo indicado em cada uma das seguintes moléculas ou íons: (a) do átomo de oxigênio central em O3; (b) do fósforo em PF6-; (c) do nitrogênio em NO2-; (d) do iodo em ICl3.
Que conjunto de orbitais híbridos do átomo central de um composto tem uma orientação geométrica que é: (a) trigonal planar; (b) octaédrica; (c) tetraédrica; (d) linear?
O Fósforo forma dois fluoretos estáveis, PF3 e PF5. Desenhe a estrutura de Lewis para cada um deles especificando os ângulos de ligação em cada caso. Explique como é possível ocorrer a formação do PF5. Explique o fato de que existem compostos de nitrogênio análogos a NF3, mas não o composto NF5.
Dê a hibridização do átomo em negrito em cada uma das seguintes moléculas: (a) SF4, (b) BCl3, (c) NH3, (d) (CH3)2Be, (e) SF6, (f) OC(NH2)2, (g) PCl5, (h) H2N-CH2-COOH
NH2- e NH2+são espécies angulares, mas o ângulo de ligação no NH2- é menor do que no NH2+. Qual é a razão para essa diferença?
Faça uma representação dos orbitais atômicos que participam na formação da ligação σ no H2. Represente também a forma dos orbitais moleculares ligantes e antiligantes que são formados. Repita o procedimento para HF. 
Desenhe o diagrama de orbitais moleculares para Si2, P2 e Se2.
Escreva com base na configuração da molécula neutra O2, a configuração dos orbitais moleculares de valência de (i) O2-, (ii) O2+ e (iii) O22-. 
Dê a ordem de ligação esperada para cada espécie.
Alguma dessas espécies é paramagnética. Se sim, qual?
O orbital de mais alta energia tem caráter σ ou π?
Para qual das espécies acima é esperado os maiores valores de comprimento de ligação?
Escreva as configurações eletrônicas da camada de valência e as ordens de ligação de: (a) B2, (b) N2+, (c) C22+, (d) NO+
O benzino é uma molécula muito reativa de fórmula C6H4 que só pode ser detectada em baixas temperaturas. Ele está relacionado com o benzeno em função dos seis átomos de carbono do anel, mas, em lugar de três duplas ligações, a estrutura é normalmente desenhada com duas ligações duplas e uma ligação tripla. (a) Desenhe uma estrutura de Lewis para a molécula do benzino e indique, na estrutura, qual a hibridização de cada átomo de carbono. (b) Use sua compreensão das ligações químicas para explicar por que essa molécula deve ser muito reativa.
Mostre com desenhos os dois tipos importantes de superposição de orbitais que explicam a ligação metal-carbonila no [PtCl3CO]-.
Qual dos dois compostos isoeletrônicos, Cr(CO)6 ou [V(CO)6- tem a maior freqüência de estiramento do CO? Justifique sua resposta.
Qual dos dois compostos de cromo, [Cr(CO)5(PEt3)] ou [Cr(CO)5(PF3)] tem a maior freqüência de estiramento da ligação CO?

Outros materiais