Buscar

Pôster banner Piripiri

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
FORTE TRAÇOS INDÍGENA 
	O referido trabalho me fez viajar pelo tempo em que através de um apanhado histórico, até os dias atuais, sobre as dificuldades e sucessos do povo piripiriense, revelam ainda que cidade há muito que avançar. Tais aspectos mencionados, a meu ver é fundamental que tenhamos um olhar dialógico e tridimensional sobre essa visão de que vivemos em uma sociedade multicultural cujas distâncias entre os povos estão cada vez mais curtas, em função das novas tecnologias que surgem a cada instante na sociedade e no mundo em que vivemos.
CONCLUSÕES
	A religião e a cultura do município de Piripiri são marcadas por diversas manifestações religiosas que sofreram influência dos indígenas, africanos e europeus. A religião do município é majoritariamente a católica, mas também há um espaço importante na região para outras religiões, como a fé Evangélica, Espirita, Candomblé e a Umbanda. 
COMO SE FORMOU FILOSOFICAMENTE, ETICAMENTE E MORALMENTE A CIDADE DE PIRIPIRI – PI.
 
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
NÉLIO ANDERSON DA SILVA LIMA, RU1255387
Relatório de Pôster/Banner da UTA – Fundamentos da Educação Fase II. Apresentado ao curso de Licenciatura em Letras do Centro Universitário Internacional UNINTER
Tutor Local: Francilene - Centro Associado Sítio Cercado
		O Piauí foi povoado por muitas tribos indígenas antes da chegada dos portugueses ao Brasil, dentre elas, destacam-se os Tremembés, Tupis, Tapuias, Pimenteiras, Gueguês, Gamelas, Jenipapos, Guaranis, Cabuçus, Muipuras, Aitatus, Amoipirás, Caraíbas, dentre outras. Há estimativa de que na época da colonização, existiam cerca de 150 tribos no território do Piauí. O extermínio dos índios é o grande obstáculo para que se possa afirmar com precisão quais eram essas tribos.		
		A cultura do Piauí apresenta características próprias herdadas da interação da cultura dos colonizadores portugueses, dos negros e dos índios. É importante destacar que a cultura representa uma complexa teia, na qual estão incluídos os conhecimentos, os costumes, as artes, as crenças, os cultos religiosos, a literatura popular, as danças e os hábitos, de determinado grupo. Dessa forma, a cultura de Piripiri desenvolveu hábitos próprios com relação ao mundo e às manifestações culturais, herdados de geração em geração.
	Piripiri originou-se das terras de Botica, e sua fundação data 1844, quando o seu proprietário, Padre Domingos de Freitas e Silva, vindo buscar refúgio após ter lutado pela independência do Piauí, construiu uma casa em um local denominado Anajás, e depois, ao lado, uma capela dedicada à Nossa Senhora dos Remédios, que é a atual padroeira da cidade. Ali o padre passou a viver com sua família da agricultura e da criação de gado.
		Na região do Delta dominavam os Tremembés. Na Chapada das Mangabeiras e no Alto Parnaíba situavam-se os Aroaques, Carapotangas, Aroaguanguirras, Aranhezes, Aitatus e Corerás. Os Abetiras, os Beirtás, Coarás e Nongazes viviam no médio Parnaíba. Nas cabeceiras do rio Gurguéia viviam os Acoroás, os Rodeleiros e os Beiçudos. Na extenção do mesmo rio eram encontrados os Bocorreimas, os Corsias, os Lanceiros, Jaicós e Coroatizes. Os índios Aruazes, no riacho Sambito. Na Serra da Ibiapaba habitavam os Alongazes, os Anassus e os Tabajaras. Nas cabeceiras do Rio Piauí viviam os Acumês e os Arraiés. No Vale do Canindé viviam os Cupinharões. Nas margens do Uruçuí os Barbados e nos limites com o Pernambuco os Pimenteiras. Na região central do Estado, os Gueguês. Os Putins viviam na foz do rio Poty e os Aranhis e os Crateús nas cabeceiras.
		Um bandeirante paulista, Domingos Jorge Velho, penetrou em terras piauienses. Ele desbravou o território, dizimou grande parte dos indígenas, cultivou a terra, construiu currais e criou gado. Continuou o seu caminho, desbravando novas regiões. Pouco depois da passagem de Domingos Jorge Velho, chegou Domingos Afonso Mafrense, o colonizador do estado e também grande matador de nossos índios.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BASTOS, Cláudio de Albuquerque. Dicionário Histórico e Geográfico do Piauí. Teresina, FCMC/Prefeitura de Teresina, 1994. Página 452/3. 
SOARES, Sidney. Enciclopédia dos Municípios Piauienses. Fortaleza; Escola gráfica Santo Antônio. 1972.
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros. Volume 15. Rio de Janeiro, IBGE. 1959.
Sites:
http://historiadepiripiri.com/index.php/linha-do-tempo/povoacao
http://www.piripiri.pi.gov.br/v2/index.php/piripiri
http://piripiri40graus.com/cada-falso/1910-piaui-terra-querida
http://guamacultural.blogspot.com.br/2012/01/cidade-de-piripiri-estado-do-piaui.html
http://www.fundac.pi.gov.br/materia.php?id=69
https://pt.wikipedia.org/wiki/Piripiri_(Piau%C3%AD)#Refer.C3.AAncias_bibliogr.C3.A1ficas
	Entre os destaques de suas festividades estão as vaquejadas, festas juninas no mês de junho. A festa da emancipação política da cidade no dia 04 de julho, a padroeira Nossa Senhora dos Remédios comemorado em outubro. Na música popular, destacam-se ritmos tais como xaxado, forró, samba de roda, baião, Axé, dentre outros ritmos.
LOCALIZAÇÃO DO MUNICÍPIO	
		Piripiri é um município brasileiro do estado do Piauí. Os municípios limítrofes são: Brasileira, Capitão de Campos, Domingos Mourão, Barras, Batalha. De acordo com estimativas de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população era de 62 600 habitantes. Banhada pelo Rio dos Matos, possui uma área de 1.629km² que representa 0,56% do Piauí, 0,091% da região Nordeste e 0,016% do Brasil.
Localiza-se a uma latitude 04º16'24" sul e a uma longitude 41º46'37" oeste (Google Earth: lat=-4.270664, lon=-41.781189), estando a uma altitude de 170 metros. Fica no entroncamento da BR-343 acesso para Teresina lado oeste e para Parnaíba lado norte com a BR-222 acesso para Fortaleza.
INÍCIO DA POVOAÇÃO
CULTURA E RELIGIÃO
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais