Buscar

Conversa da recepção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicanálise
Conversa na recepção: Conversa vai, conversa vem, digo que sou psicanalista. A moça entra em pânico, temerosa de que eu tivesse poderes para ver a sua alma. “Eu já fiz terapia”, ela disse. “Mas agora estou resolvida.” Pergunto: “Quando se deu o óbito?”. Ela me olha sem entender. Óbito? Explico: as únicas pessoas resolvidas que conheço estão no cemitério.
Do universo a Jabuticaba
Rubem Alves
Diz o dito popular que de “Louco e de médico, todo mundo tem um pouco”. Para nós psicólogos é salutar pensar neste “senso comum”, principalmente pelo fato de que muitas vezes somos vistos como quem lê mentes, vive analisando o comportamento alheio, e pior, é louco...
Ser “normal” é bom? Segundo Carl Gustav Jung - Ser normal é a meta dos fracassados! Estar dentro da média significa não ter diferenciais, não apresentar nada mais daquilo que se espera de você. Nas caminhadas desta minha vida, muitas vezes me fiz de normal para atender aos desejos dos normais, mas o certo é que Eu sou eu, no aqui e agora. Gosto de brincar com o imaginário das pessoas e quando me pedem um conceito de Louco, digo: “O louco nunca, admite ser louco. Eu não sou Louco!”
Nesta Loucura que é a vida de um psicólogo, vamos mergulhar nos conceitos da Teoria Humanista. Essência e existência, estarão no nosso discurso, não necessariamente nesta ordem!
Sérgio Paulo

Outros materiais