Buscar

Simulado de Filosofia e Ética III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Simulado: SDE0666_SM_201301613827 V.3 
	
	Aluno(a): BENIGNA SANTA NEGREIROS BEZERRA
	Matrícula: 201301613827 
	Desempenho: 4,0 de 8,0
	Data: 02/10/2013 15:40:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200819525021)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Sobre o período pré-socrático ou cosmológico é incorreto afirmar: 
		
	
	Há uma explicação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da Natureza, da qual os seres humanos fazem parte, de modo que, ao explicar a Natureza, a Filosofia também explica a origem e as mudanças dos seres humanos.
	
	A pluralidade conflituosa de opiniões e interesses levou seus adversários e partidários de uma política aristocrática, na qual somente algumas opiniões e interesses teriam o direito para valer para o restante da sociedade.
	
	A physis é a Natureza eterna e em perene transformação.
	
	Afirma que não existe criação do mundo, isto é, nega que o mundo tenha surgido do nada. Isto significa que o mundo, ou a Natureza, é eterno e que no mundo, ou na Natureza, tudo se transforma em outra coisa sem jamais desaparecer, embora a forma particular que uma coisa possua desapareça com ela, mas não sua matéria. 
	
	O fundo eterno, perene, imortal, de onde tudo nasce e para onde tudo volta é invisível para os olhos do corpo e visível somente para o olho do espírito, isto é, para o pensamento, onde tudo brota e para onde tudo retorna é o elemento primordial da Natureza e chama-se physis. 
	
	 2a Questão (Ref.: 200819524998)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O objetivo de sua moral é chegar à ataraxia, a ausência total de perturbação do espírito. Tal ideal originou a noção de ascese que consiste no aperfeiçoamento da vida espiritual por meio de práticas de mortificação do corpo, como jejum, abstinência e flagelação. O ideal ascético foi muito bem aceito pelo cristianismo medieval, que via no sofrimento uma forma de aproximação com Cristo. Que ideal é esse? 
		
	
	ideal estóico 
	
	ideal epicurista 
	
	ideal hedonista
	
	ideal instrumental 
	
	ideal platônico 
	
	 3a Questão (Ref.: 200819525004)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A felicidade correspondia ao domínio do poder político.Os sábios e retóricos gregos do século V a.C, que vendiam seus ensinamentos filosóficos, atuando como professores, rejeitaram o fundamento religioso da moral, considerando que os princípios morais são resultado das convenções sociais. Estamos falando... 
		
	
	de Sócrates 
	
	dos pré-socráticos
	
	de Platão 
	
	dos sofistas
	
	dos neoplatônicos 
	 4a Questão (Ref.: 200819524976)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre as Ciências teoréticas, contemplativas ou teóricas, não podemos afirmar que... 
		
	
	as coisas que existem por si mesmas e em si mesmas, independentes de nossa ação fabricadora (técnica). 
	
	as coisas que existem por si mesmas e em si mesmas, independentes de nossa ação moral e política. 
	
	é o estudo das formas gerais do pensamento, sem preocupação com seu conteúdo. 
	
	não tendo sido feitas pelos homens, só podem ser contempladas por eles.
	
	estudam coisas que existem independentemente dos homens e de suas ações. 
	
	 5a Questão (Ref.: 200819525006)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Segundo Sócrates, qual a diferença entre uma opinião e um conceito? Assinale a alternativa correta que faz contraponto à noção de opinião. 
		
	
	Não há diferença significativa.
	
	O conceito é uma verdade intemporal, universal e necessária que o pensamento descobre, mostrando que é a essência universal, intemporal e necessária de alguma coisa.
	
	O conceito varia de pessoa para pessoa, de lugar para lugar, de época para época. 
	
	Ambas procuram a essência verdadeira da coisa, da idéia, do valor. 
	
	A conceito é instável, mutável, depende de cada um, de seus gostos e preferências, assim como o conceito. 
	
 6a Questão (Ref.: 200819525018)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O que significa o conceito de devir? 
		
	
	Passagem caótica, que não obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
	
	É um discurso cosmológico.
	
	Passagem caótica, que obedece a leis determinadas pela physis ou pelo princípio fundamental do mundo.
	
	É a passagem contínua de uma coisa ao seu estado contrário.
	
	igual a physis.
	
	 7a Questão (Ref.: 200819525123)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	A partir da bibliografia adotada, o livro de Marilena Chauí, quais são as ideias que são vinculadas ao pensamento grego emergente? São elas, exceto: 
		
	
	a ideia de natureza, a ideia de leis universais e necessárias da natureza obedecem a leis e princípios necessários e universais. 
	
	A ideia de que as leis necessárias e universais da Natureza podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. 
	
	A ideia de que as práticas humanas, isto é, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem da vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, obedecem as imposições misteriosas e incompreensíveis, que lhes teriam sido feitas por forças secretas, invisíveis, sejam elas divinas ou naturais, e impossíveis de serem conhecidas.
	
	a ideia das práticas humanas, a ação moral, a política, as técnicas e as artes dependem de uma vontade livre, da deliberação e da discussão, da nossa escolha passional (ou emocional) ou racional, de nossas preferências, são guiadas por um princípio que está fora do alcance da razão. 
	
	A ideia de que nosso pensamento também opera obedecendo a leis, regras e normas universais e necessárias, segundo as quais podemos distinguir o verdadeiro do falso. 
	
	 8a Questão (Ref.: 200819525029)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Nem sempre entre os comentadores da história da filosofia há unanimidade entre quais são as condições históricas para o surgimento da filosofia na Grécia. partindo dos argumentos de Marilena Chaui, nossa bibliografia, responda: Quais as condições históricas para o surgimento da Filosofia, EXCETO: 
		
	
	a democracia, sendo direta e não por eleição de representantes, garantia a todos a participação no governo, e os que dele participavam tinham o direito de exprimir, discutir e defender em público suas opiniões sobre as decisões que a cidade deveria tomar.
	
	A invenção do calendário e a invenção da escrita alfabética, que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando,com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível; 
	
	As viagens marítimas que produziam o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer.
	
	A invenção da moeda e o surgimento da vida urbana, com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietária de terras, por quem e para quem os mitos foram criados; 
	
	As viagens marítimas, que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitados por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos;
	
	 9a Questão (Ref.: 200819507058)
	
	Conceitue Etica e Moral:
	
	Compare com a sua resposta: Moral : É um sistema de normas, princípios e valores que regula o comportamento individual e social dos homens. O domínio moral abrange valores que têm o poder de regular, em qualquer momento da história, as ações dos homens em sociedade. ÉTICA - é quem explica e investiga uma determinada realidade ao formular conceitos sobre a mesma, para que possamos decidir como devemos nos orientar numa situação e justificarmos a decisão tomada. 
	 10a Questão (Ref.: 200819507057)
	
	Relate como eram as condições do proletariado na Idade Media e antes da Revolução Industrial
		
	Compare com asua resposta: As Condições subumanas de vida marcam a existência do proletariado, permeadas por extensas jornadas de trabalho de dezesseis a dezoito horas, sem quaisquer direitos trabalhistas; crianças e mulheres tornam-se mão-de-obra necessária e barata. Miséria, sofrimento e insegurança marcam a existência dos novos operários fabris. Diante dessas circunstâncias, compreendemos a proliferação de comportamentos morais individualistas e egoístas que animam as relações sociais burguesas

Outros materiais