Buscar

Resumo P1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAPÍTULO 1
Função da Pesquisa de Marketing: Fornecer informações que ajudem a chegar a essas respostas, conduzindo a uma tomada de decisão mais informada e bem sucedida. Gerentes que utilizam essa informação reduzem o risco associado com a tomada de decisões. Fornece informações precisas que REDUZEM a incerteza na tomada de decisões.
CAPÍTULO 2
Dados úteis -> Informação -> Inteligência de Marketing = melhor tomada de decisão, melhor valor oferecido aos clientes, desejos melhores atendidos e assim mais valor para a empresa sob a forma de desempenho melhorado.
Sistema de suporte a decisão: Fundacional (responde a perguntas básicas, segmento de consumidores); Testes (novos conceitos, ideias promocionais); Questões (Questões especificas como afetam as empresas, resultado dos funcionários ou gastos de publicidade); Desempenho (monitora estatísticas financeiras, é a mais relevante nos sistemas de apoio a decisão).
Análise PREDITIVA: Sistemas informatizados que vincula fontes de dados com ferramentas estatísticas permitindo previsões mais precisas das opiniões e ações de consumidores. Elimina a digitalização manual dos dados. O trabalho dos pesquisadores de dados na análise é duplo, identificar as principais fontes de informação que possam criar inteligência preditiva e depois utilizar ferramentas analíticas para criar modelos preditivos.
Tecnologia da Informação: PULL (Consumidores solicitam informação de uma pagina da web e o navegador determina uma resposta, consumidor esta requisitando dados) PUSH (Envia dados para o computador de um usuário sem que uma solicitação tenha sido feita. O software é usado para adivinhar quais informações podem ser interessantes para os consumidores com base no padrão das respostas anteriores)
CAPÍTULO 3 – O PROCESSO DA PESQUISA DE MARKETING
PESQUISA EXPLORATÓRIA: Conduzida p/ esclarecer situações ambíguas ou descobrir ideias que possam ser possíveis oportunidades de negócios. NÃO fornece provas conclusivas. Mais pesquisas p/ ter provas conclusivas. É útil no desenvolvimento de novos produtos. Definir um problema de marketing ou identificar uma oportunidade de mercado. Exemplo: Observacionais e entrevistas abertas.
PESQUISA DESCRITIVA: Descreve ações do mercado, tenta pintar o quadro de uma determinada situação. Quem compra o produto, retratar o tamanho do mercado, identificar as ações dos concorrentes. Aborda perguntas: quem, oq, quando, onde, porque e como. Ajuda a descrever os segmentos do mercado. Direciona o estudo para questões especificas. Não fornece provas diretas de causalidade.Exemplo: Pesquisa de opinião.
PESQUISA CAUSAL: Procura identificar relações de causa e efeito para mostrar um evento faz outro acontecer. Exploratória e Descritiva precedem ela. É explicada por três fatores:
Sequência temporal: lida com a ordem temporal dos eventos. Causa antes do efeito.
Variância Concomitante: 2 eventos variam sistematicamente. (Uma loja nunca muda suas férias, a politica de férias então não pode ser responsável por uma mudança na satisfaçam dos funcionários).
Associação Não Ilegítima: Exemplo da praia e da venda de sorvete, não é o sorvete que aumenta o numero de afogamentos é o calor.
Fases do Processo de pesquisa: Definir os objetivos da pesquisa, planejar um projeto de pesquisa, planejar uma amostra, coletar os dados, analisar os dados e formular as conclusões e elaborar relatórios.
CAPITULO 5 – PESQUISA QUALITATIVA
Mais interessado na qualidade do que na quantidade.
Aborda objetivos de marketing por meio de técnicas que permitem que o pesquisador forneça interpretações elaboradas de fenômenos de mercado sem depender de medidas numéricas.
É menos estruturada 
Mais dependente do pesquisador – deve extrair o significado. (Eleva o custo).
Exemplo: Colagem, entrevista gravada.
Necessária para separar os sintomas de problemas e a pesquisa quantitativa vem depois para testar as relações entre as variáveis relevantes. (Quantitativa – Envolve medições e números). 
Qualitativa raramente envolve amostras com centenas de participantes.
Mais utilizada em projetos exploratórios
Resultados muito subjetivos (dependem da interpretação do pesquisador)
Projetos exploratórios não produzem dados quantitativos.
Pode gerar ideias para novos produtos, textos publicitários, ideias promocionais e melhoria nos produtos de várias maneiras.
Teste de conceito: Exibir ideias novas, revisadas ou reposicionadas. É apresentada aos entrevistados uma declaração escrita, uma representação ilustrada ou alguma forma de descrição de ideia e pedem-se comentários.
Fenomenologia: Abordagem filosófica de que a experiência humana é determinada pelo contexto em que as pessoas vivem.
Etnografia: Maneira de se estudar culturas por meio de métodos que envolver torna-se altamente ativo dentro dessa cultura.
Teoria Fundamentada: Menos frequente, investigação indutiva em que o pesquisador faz perguntas sobre informações fornecidas por entrevistados ou tiradas de registros históricos.
Estudo de caso: Descreve a aceitação ou rejeição do consumidor a respeito de um produto.
Exemplos: Entrevista grupo foco, profundidade, conversas, semiestruturadas, associação de palavras/ conclusão de frases, observação, colagens, apercepção temática / teste de desenho.
CAPÍTULO 6 – PESQUISA DE DADOS SECUNDARIOS EM UMA ERA DIGITAL
Dados secundários: São dados geralmente que são históricos e já montados.
Vantagem: Disponibilidade.
Desvantagem: Informação pode estar desatualizada, unidades de medias podem estar diferentes, falta de informação para verificar a exatidão dos dados.
CAPÍTULO 7 – PESQUISA DE OPINIÃO
Vantagem: acessível, eficiente e precisos.
Desvantagem: Ineficaz e enganosa quando não feita adequadamente.
Erros: Aleatório (flutuação estatística que ocorre graças a variação aleatória nos elementos selecionados, é inevitável sem amostras muito grandes); Sistemático (aspecto imperfeito do projeto de pesquisa ou advindo de um erro na execução da pesquisa); Amostragem (os resultados de uma amostra revelam uma tendência persistente para se desviarem em uma direção a partir do verdadeiro valor do parâmetro populacional); 
Erro do entrevistado: Falta de resposta; não entrevistados (não contatadas ou recusas); autos seleção (restaurante, pessoa que teve atendimento ruim ou que comeu muito bem estão mais propensas a participar da entrevista do que pessoas indiferentes); Respostas (entrevistado tende a responder com uma certa conotação que deturpa a verdade, para ocultar informações pessoais, evitar constrangimentos).
Erro administrativo: Processamento de dado; Seleção da amostra; 
Erro do entrevistador: Registram respostas erradas ou passam para o papel errado, incapazes de escrever rápido, fraude do entrevistador.
Abordagem interativa: pessoais ou eletrônicas Bidirecional.
Mídia não interativa: Não facilitam a comunicação bidirecional, questionário por e-mail, correio.
CAPÍTULO 08 – OBSERVAÇÃO
Processo sistemático de gravação de padrões reais de comportamento das pessoas objetos e eventos como eles acontecem. Útil para quali e quanti
Quase sinônimo de pesquisa etnográfica
Fenômenos cognitivos não podem ser observados (atitudes, motivações e preferências)pos
Observação não pode oferecer uma explicação da razão pela qual um comportamento aconteceu ou quais eram as intenções das ações. Uma outra limitação é que o período de observação geralmente é curto.
DISCRETA: não acontece comunicação com o entrevistado, ele nem sabe de nada.
VISIVEL: tem comunicação
Latência de respostas: Qto mais tempo o decisor levar, mais difícil foi a decisão e mais o entrevistado pensou na hora da escolha.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?