Logo Passei Direto
Buscar

Relatorio das atividades praticas - Bioprocessos

User badge image
Roney Teles

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Disciplina: Bioprocessos
Relatório das Atividades Práticas
Prof. Fernando Carvalho
Aluno(a): _______________________________________________ RU: __________________ 
ATIVIDADE PRÁTICA – Laboratório Virtual
Responda as questões abaixo
1. Para o experimento da água oxigenada com as batatas, preencha a tabela abaixo (Valor: 5,0)
	Béquer
	Composição
	Resultado observado
	01 Batata crua
	Água oxigenada(H2O2) e batata crua (temperatura ambiente)
	Efervescência (bolhas), indicando a liberação de oxigênio devido à ação da catalase na batata.
	02 batata cozida
	Água oxigenada e batata fervida
	Efervescência menos intensa ou nenhuma, pois o calor desnaturou a enzima catalase, diminuindo sua atividade.
2. Considerando os dados observados acima, quais interpretações podem ser feitas acerca do experimento? (Valor: 5,0)
No experimento realizado com batatas cruas (béquer 1) e cozidas (béquer 2), a reação ocasionada com a adição de peróxido de hidrogênio (H2O2) ocorreu com maior velocidade devido à presença de enzimas catalisadoras nas batatas cruas. As enzimas são substâncias químicas responsáveis por acelerar a velocidade das reações, criando mecanismos de reação alternativos e com menor gasto energético. Nas batatas cruas, as enzimas estão ativas e podem catalisar a decomposição do peróxido de hidrogênio em água e oxigênio com maior eficiência, resultando em uma reação mais rápida. Já nas batatas cozidas, as enzimas são desnaturadas pelo calor, perdendo sua atividade catalítica e, portanto, a reação ocorre com menor velocidade.
3. Para o experimento da água oxigenada com as amostras de fígado, preencha a tabela abaixo (Valor: 5,0)
	Placa
	Composição
	Resultado observado
	01 figado cru
	 (H2O2)
	Formação de gás  (O2)
	02figado cozido
	(H2O2)
	nada
	03figado cru 
	Suco de limão
	nada
	04 figado cozido
	suco
	nada
4. Considerando os dados observados acima, quais interpretações podem ser feitas acerca do experimento? (Valor: 5,0)
De acordo com os resultados evidenciados na Tabela 2 e na Imagem 2, podemos 
destacar que a presença da catalase nas placas 1 e 3 aceleram a decomposição do peróxido de hidrogênio (H2O2). 
Na placa 3 primeiramente foi adicionado suco de limão. Nesse caso, o suco do limão se comporta como um neutralizador da acidez, diminuindo a quantidade de íons no meio e deixando o pH levemente básico na faixa de 6,0 a 9,0, ocorre a reação de decomposição do peroxido de hidrogênio no fígado bovino com a presença do suco de limão.
Já nas amostras contendo o fígado cozido a catalise foi desnaturada e nada aconteceu.
5. Qual é a influência do suco de limão no comportamento das placas de Petri (experimento com amostras de fígado)? Explique o papel do pH na atividade enzimática (Valor: 5,0)
6. Por que o mesmo desprendimento gasoso é observado ao adicionar água oxigenada em ferimentos? (Valor: 5,0)
Quando a água oxigenada entra em contato com o ferimento, a catalase quebra o H₂O₂ em água (H₂O) e oxigênio (O₂), resultando na liberação de bolhas de gás oxigênio. Esse processo é uma resposta do corpo para ajudar na limpeza do ferimento e na prevenção de infecções. Portanto, o desprendimento gasoso é um sinal da atividade enzimática e da reação química que ocorre.
ADICIONE AS FOTOS TIRADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO NO LABORATÓRIO VIRTUAL. RELATÓRIOS SEM FOTOS NÃO SERÃO CORRIGIDOS
ATIVIDADE PRÁTICA – Experimento no Polo
Responda as questões abaixo
1. Apresente a tabela construída com os dados de pH em função do tempo obtidos durante o desenvolvimento do experimento. Explique por que o pH foi diminuindo com o passar do tempo. (VALOR: 10,0)
2. Quais microrganismos estão presentes no iogurte e de que forma eles atuam para “coalhar" o leite? (VALOR: 10,0)
3. Explique com suas palavras como é realizado o tratamento UHT ou Pasteurização do leite. Apresente na forma de um diagrama de blocos. (VALOR: 10,0)
4. Adicione a representação esquemática, através de um desenho, da lâmina preparada com a coalhada observada ao microscópio. (VALOR: 10,0)
5. Adicione a representação esquemática, através de um desenho, das lâminas prontas observadas ao microscópio (VALOR: 20,0)
a. Lâmina 1: Aspergillus
b. Lâmina 7: Penicillium
c. Lâmina 8: Puccinia Graminis
d. Lâmina 9: Rhizobium
e. Lâmina 10: Saccharomycetales
6. Explique a importância do uso de microrganismos em processos industriais, destacando como eles contribuem para diferentes setores da indústria. Apresente ao menos dois exemplos que evidenciem essa aplicação. (VALOR: 10,0)
ADICIONE AS FOTOS TIRADAS DURANTE A EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO NO POLO DE APOIO PRESENCIAL. RELATÓRIOS SEM FOTOS NÃO SERÃO CORRIGIDOS
	
	
	1
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina