Buscar

Trabalho1_Texto_Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho 1 – Escreve 25 linhas:
1º Parágrafo: Escrever sobre o aprender e a formação profissional a partir da história de Osvaldo.
Infere-se do texto que a formação profissional não deve se tornar obsessão. A busca por um saber mais profundo sobre determinado assunto, retira o ser humano da vida real. Este Ser acaba criando “seu próprio universo”. Não se vive só de conhecimento. O ser humano tem outras necessidades. A vida social, a relações interpessoais, também são importantes. A construção da aprendizagem do invíduo, não passa somente pelos bancos acadêmicos. Adiquire-se através da vivência, da troca de experiências com outros indivíduos, com o mundo ao nosso redor, que é dinâmico e interativo. Rosa, mesmo sem todo o conhecimento de Oswaldo, transmite a Zequinha o que aprendeu coletivamente, interagindo e se relacionando com outros indivíduos. Cada indivíduo é o veículo de aprendizagem e de vivência, e suas relações formam o saber plural. 
2º Parágrafo: Relacionar momentos do trajeto da tartaruga com maneiras de, como pessoa, limitar-se ou transcender-se.
Infere-se do texto que todo nós temos alternativas, escolhas. Nós, como pessoas, podemos nos limitar a ficar estáticos, a mercê do tempo, esperando que as coisas mudem. Entretanto, quando decidimos por nós mesmos, não estamos nos limitando ao acaso, estamos ousando. E ousar é transpor, é evoluir, não se acomodar. Todas as nossas escolhas tem um objetivo, um propósito. Como as tartarugas, que ao sair do ninho, vislumbram a praia, o mar. Assim como a tartaruga enfrenta os obstáculos (para chegar ao mar), também devemos avançar para alcançar nossos objetivos. E até chegarmos “ao mar” nossa vida sofre interferências, imprevistos, ações externas que muitas vezes não podemos evitar. E serão nosso aprendizado. E quando alcançamos nossos objetivos é que pegamos gosto pela vida, escrevemos nossa história, pois, como indivíduo, cada um de nós é singular, e nossas histórias entrecruzadas. 
3º Parágrafo: A importância de desenvolver o pensamento complexo na área da computação.
A área da computação é bem técnica e específica. Conforme o livro de apoio (pg. 17) cita Domenico De Masi, a Formação Total seria bem-vinda nesta área. O profissional deve criar soluções tecnológicas, não apenas soluções estáticas, mas dinâmicas e flexíveis. Tal como nossa vida é complexa e dinâmica, a área da computaçao também deve “incorporar” este dinamismo e complexidade. Deve ser atual, flexível e sensitva, agregando a criatividade e desenvolvendo formas de interação. Este profissional (com Formação Total) agregaria à sua aprendizagem, a compreensão de que tudo está interrelacionado, e buscaria diferentes fontes do saber, sintetizando o seu aprendizado de forma a unir, não só a técnica profissional , mas a dinâmica emocional e sensitiva, que leva em considerão a criatividade e a sensibilidade; algo, muito mais além da simples visão de desempenhar o seu papel apenas como profissional, mas desenvolvendo o senso crítico na tentativa de “humanizar” sua área de atuação profissional. 
1

Outros materiais