Logo Passei Direto
Buscar

A planificação ou periodização pode ser entendida como o ato de operacionalizar uma estratégia de ação com objetivo de concretizar os objetivos definidos para uma temporada ou ano esportivo. Nesse sen

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Educação Física escolar no Brasil tem suas origens no século XIX, sendo marcada por reformas educacionais que buscaram incorporar a prática corporal ao currículo formal. Reformas como a de Couto Ferraz e a de Rui Barbosa representaram marcos importantes nesse processo histórico. Desde então, a disciplina vem agregando elementos históricos e sociais, enfrentando conflitos e celebrando conquistas, como a sua consolidação enquanto área de conhecimento.
Sobre os marcos históricos da Educação Física escolar no Brasil, assinale a opção correta:
A Educação Física foi inicialmente influenciada por abordagens pedagógicas progressistas e centradas no aluno, como proposto na Reforma Couto Ferraz, em 1951.
A Reforma Couto Ferraz, de 1851, consolidou a Educação Física como área do conhecimento e eliminou resistências sociais quanto à sua prática nas escolas. Para a surpresa dos proponentes, houve aceitação dos pais de todos(as) alunos(as).
A Reforma Rui Barbosa, em 1882, retirou a Educação Física do currículo escolar por considerá-la inadequada à formação intelectual da juventude. A mudança foi fruto da resistência por parte dos pais dos alunos, que consideravam que as atividades fugiam do contexto intelectual.
A Reforma Couto Ferraz, em 1851, enfrentou resistência por parte dos pais dos alunos, por propor atividades que fugiam do contexto intelectual. Enquanto os meninos enfrentavam menor resistência e eram mais incentivados a praticar ginástica, algumas meninas foram impedidas de participar por seus próprios pais.
A Reforma Rui Barbosa, em 1882, deu início ao ensino da Educação Física com base em métodos lúdicos e construtivistas voltados à formação crítica dos estudantes. A mudança foi fruto da resistência por parte dos pais dos alunos, que consideravam a ginástica importante para o desenvolvimento intelectual.

Atualmente, coexistem na Educação Física escolar diferentes concepções pedagógicas, que procuram romper com modelos tradicionais, mecanicistas e esportivistas. Essas concepções orientam tanto a compreensão do papel da Educação Física na escola quanto às formas de organizar os conteúdos e a prática pedagógica. A partir disso, entende-se que o esporte pode se manifestar na sociedade de diferentes formas, como meio de educação, de participação ou de performance. Cada uma dessas manifestações cumpre uma função social, cultural e educativa distinta, podendo ser vivenciada com finalidades que vão além da busca pelo alto rendimento, contemplando também a inclusão, o lazer, a saúde e o desenvolvimento integral dos sujeitos. É importante destacar que, na prática, essas manifestações podem se sobrepor, assumindo características particulares conforme o contexto em que estão inseridas.
Sobre as manifestações do esporte na sociedade, avalie as afirmacoes a seguir: É correto o que se afirma em:
I. O esporte-educação, no contexto escolar, visa promover experiências motoras diversas, inclusão social e reflexão crítica sobre o papel do esporte na sociedade.
II. O esporte-participação é voltado apenas para a prática recreativa de crianças e adolescentes em idade escolar.
III. O esporte-performance está relacionado ao esporte de alto rendimento e segue regras padronizadas por instituições organizadoras.
IV. O esporte-educação incentiva a competitividade como eixo central da aprendizagem esportiva no ambiente escolar.
V. O esporte-participação pode ser praticado por pessoas de diferentes faixas etárias, sem a obrigatoriedade de compromissos formais com desempenho.
III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

O futebol é considerado o esporte coletivo mais praticado e acompanhado em todo o mundo. Disputado por duas equipes com 11 jogadores cada, tem como principal objetivo a marcação de gols, utilizando prioritariamente os pés para conduzir e finalizar a bola dentro das traves adversárias. Mais do que uma prática esportiva, o futebol se consolida como uma expressão cultural e um fenômeno social, exercendo forte influência na vida de milhões de pessoas. No Brasil, em especial, essa modalidade transcende o campo esportivo, tornando-se parte da identidade nacional e despertando sentimentos de paixão, pertencimento e integração social.
Assinale a alternativa que representa a classificação do futebol, na categoria infantil como modalidade esportiva.
O futebol na categoria infantil é um esporte de combate, pois tem como objetivo principal o confronto físico direto, utilizando golpes, imobilizações e ações individuais para derrotar o adversário.
O futebol na categoria infantil é um esporte de marca, pois as equipes competem para comparar desempenhos em tempo, distância ou peso, buscando sempre superar os melhores resultados.
O futebol na categoria infantil é um esporte de invasão, pois envolve duas equipes que compartilham o mesmo espaço de jogo e têm como objetivo principal invadir o campo adversário para marcar gols.
O futebol na categoria infantil é um esporte de rede ou quadra, pois consiste em lançar uma bola por cima de uma rede, impedindo que ela caia no próprio campo e buscando que ela toque no campo adversário.
O futebol na categoria infantil é um esporte técnico-combinatório, pois seu objetivo principal é avaliar a qualidade dos movimentos, considerando critérios estéticos e artísticos durante a execução das ações.

As práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva construtivista têm como princípios essenciais estimular a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, valorizar aprendizagens que façam sentido e tenham relevância para sua realidade, além de favorecer situações de colaboração e interação social. Mesmo que cada modelo de ensino possua características próprias em sua estrutura, observa-se que, de modo geral, os principais modelos aplicados no ensino dos esportes incorporam elementos e fundamentos alinhados a essa abordagem construtivista.
Sobre o modelo de ensino TGfU., assinale a alternativa correta.
O modelo TGfU, como uma derivação da estratégia metodológica peer teaching, só é aplicado como na aprendizagem por pares.
No TGfU, os jogos formais são utilizados desde o início do processo, pois são considerados mais eficazes para a aprendizagem tática-física dos indivíduos.
O modelo TGfU prioriza o ensino técnico tradicional, com foco na execução repetitiva de fundamentos antes da introdução de situações de jogo, tal qual como o tradicional analítico.
O TGfU propõe um ensino centrado no professor, com ênfase na instrução direta e no controle rígido das ações dos praticantes. Além disso, no TGfU os indivíduos devem executar estratégias apropriadas à complexidade do jogo.
O TGfU valoriza a aprendizagem do jogo por meio de pequenos jogos adaptados, com foco nos processos cognitivos como percepção, tomada de decisão e compreensão. Além disso, no TGfU os indivíduos devem executar estratégias apropriadas à complexidade do jogo.

O ensino do esporte no contexto da Educação Física escolar tem evoluído na busca por abordagens que promovam não apenas o desenvolvimento técnico dos alunos, mas também a formação de competências sociais, valores éticos e autonomia. Nesse sentido, o modelo de Educação Esportiva (Sport Education), proposto por Siedentop (1994) e aprofundado por diversos autores, oferece uma alternativa pedagógica enriquecedora. Com foco na vivência de uma “época esportiva” e na ampliação do protagonismo discente, o modelo visa proporcionar experiências significativas e inclusivas a todos os alunos, aproximando a prática escolar da realidade esportiva institucionalizada, mas com ênfase no processo educativo.
A respeito do Modelo de Educação Esportiva (Sport Education), assinale a alternativa correta.
Um dos princípios centrais do Sport Education é a centralização das decisões no professor, que organiza e executa todas as etapas da prática esportiva.
O modelo visa à criação de unidades didáticas de curta duração, com múltiplas atividades, a fim de proporcionar maior variedade de experiências motoras.
O Sport Education é voltado à prática esportiva competitiva, com ênfase nos resultados e na especialização das(os) atletas voltadas(os) ao rendimento esportivo.
Pesquisas sobre o Sport Education apontam que o modelo é mais eficaz quando se limita à aplicação em clubes esportivos, devido à sua complexidade pedagógica.
O modelo busca desenvolver habilidades técnico-táticas, competências sociais e aspectos organizacionais por meio da progressiva transferência de responsabilidades para os indivíduos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Educação Física escolar no Brasil tem suas origens no século XIX, sendo marcada por reformas educacionais que buscaram incorporar a prática corporal ao currículo formal. Reformas como a de Couto Ferraz e a de Rui Barbosa representaram marcos importantes nesse processo histórico. Desde então, a disciplina vem agregando elementos históricos e sociais, enfrentando conflitos e celebrando conquistas, como a sua consolidação enquanto área de conhecimento.
Sobre os marcos históricos da Educação Física escolar no Brasil, assinale a opção correta:
A Educação Física foi inicialmente influenciada por abordagens pedagógicas progressistas e centradas no aluno, como proposto na Reforma Couto Ferraz, em 1951.
A Reforma Couto Ferraz, de 1851, consolidou a Educação Física como área do conhecimento e eliminou resistências sociais quanto à sua prática nas escolas. Para a surpresa dos proponentes, houve aceitação dos pais de todos(as) alunos(as).
A Reforma Rui Barbosa, em 1882, retirou a Educação Física do currículo escolar por considerá-la inadequada à formação intelectual da juventude. A mudança foi fruto da resistência por parte dos pais dos alunos, que consideravam que as atividades fugiam do contexto intelectual.
A Reforma Couto Ferraz, em 1851, enfrentou resistência por parte dos pais dos alunos, por propor atividades que fugiam do contexto intelectual. Enquanto os meninos enfrentavam menor resistência e eram mais incentivados a praticar ginástica, algumas meninas foram impedidas de participar por seus próprios pais.
A Reforma Rui Barbosa, em 1882, deu início ao ensino da Educação Física com base em métodos lúdicos e construtivistas voltados à formação crítica dos estudantes. A mudança foi fruto da resistência por parte dos pais dos alunos, que consideravam a ginástica importante para o desenvolvimento intelectual.

Atualmente, coexistem na Educação Física escolar diferentes concepções pedagógicas, que procuram romper com modelos tradicionais, mecanicistas e esportivistas. Essas concepções orientam tanto a compreensão do papel da Educação Física na escola quanto às formas de organizar os conteúdos e a prática pedagógica. A partir disso, entende-se que o esporte pode se manifestar na sociedade de diferentes formas, como meio de educação, de participação ou de performance. Cada uma dessas manifestações cumpre uma função social, cultural e educativa distinta, podendo ser vivenciada com finalidades que vão além da busca pelo alto rendimento, contemplando também a inclusão, o lazer, a saúde e o desenvolvimento integral dos sujeitos. É importante destacar que, na prática, essas manifestações podem se sobrepor, assumindo características particulares conforme o contexto em que estão inseridas.
Sobre as manifestações do esporte na sociedade, avalie as afirmacoes a seguir: É correto o que se afirma em:
I. O esporte-educação, no contexto escolar, visa promover experiências motoras diversas, inclusão social e reflexão crítica sobre o papel do esporte na sociedade.
II. O esporte-participação é voltado apenas para a prática recreativa de crianças e adolescentes em idade escolar.
III. O esporte-performance está relacionado ao esporte de alto rendimento e segue regras padronizadas por instituições organizadoras.
IV. O esporte-educação incentiva a competitividade como eixo central da aprendizagem esportiva no ambiente escolar.
V. O esporte-participação pode ser praticado por pessoas de diferentes faixas etárias, sem a obrigatoriedade de compromissos formais com desempenho.
III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
II, IV e V, apenas.
I, II, III, IV e V.

O futebol é considerado o esporte coletivo mais praticado e acompanhado em todo o mundo. Disputado por duas equipes com 11 jogadores cada, tem como principal objetivo a marcação de gols, utilizando prioritariamente os pés para conduzir e finalizar a bola dentro das traves adversárias. Mais do que uma prática esportiva, o futebol se consolida como uma expressão cultural e um fenômeno social, exercendo forte influência na vida de milhões de pessoas. No Brasil, em especial, essa modalidade transcende o campo esportivo, tornando-se parte da identidade nacional e despertando sentimentos de paixão, pertencimento e integração social.
Assinale a alternativa que representa a classificação do futebol, na categoria infantil como modalidade esportiva.
O futebol na categoria infantil é um esporte de combate, pois tem como objetivo principal o confronto físico direto, utilizando golpes, imobilizações e ações individuais para derrotar o adversário.
O futebol na categoria infantil é um esporte de marca, pois as equipes competem para comparar desempenhos em tempo, distância ou peso, buscando sempre superar os melhores resultados.
O futebol na categoria infantil é um esporte de invasão, pois envolve duas equipes que compartilham o mesmo espaço de jogo e têm como objetivo principal invadir o campo adversário para marcar gols.
O futebol na categoria infantil é um esporte de rede ou quadra, pois consiste em lançar uma bola por cima de uma rede, impedindo que ela caia no próprio campo e buscando que ela toque no campo adversário.
O futebol na categoria infantil é um esporte técnico-combinatório, pois seu objetivo principal é avaliar a qualidade dos movimentos, considerando critérios estéticos e artísticos durante a execução das ações.

As práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva construtivista têm como princípios essenciais estimular a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, valorizar aprendizagens que façam sentido e tenham relevância para sua realidade, além de favorecer situações de colaboração e interação social. Mesmo que cada modelo de ensino possua características próprias em sua estrutura, observa-se que, de modo geral, os principais modelos aplicados no ensino dos esportes incorporam elementos e fundamentos alinhados a essa abordagem construtivista.
Sobre o modelo de ensino TGfU., assinale a alternativa correta.
O modelo TGfU, como uma derivação da estratégia metodológica peer teaching, só é aplicado como na aprendizagem por pares.
No TGfU, os jogos formais são utilizados desde o início do processo, pois são considerados mais eficazes para a aprendizagem tática-física dos indivíduos.
O modelo TGfU prioriza o ensino técnico tradicional, com foco na execução repetitiva de fundamentos antes da introdução de situações de jogo, tal qual como o tradicional analítico.
O TGfU propõe um ensino centrado no professor, com ênfase na instrução direta e no controle rígido das ações dos praticantes. Além disso, no TGfU os indivíduos devem executar estratégias apropriadas à complexidade do jogo.
O TGfU valoriza a aprendizagem do jogo por meio de pequenos jogos adaptados, com foco nos processos cognitivos como percepção, tomada de decisão e compreensão. Além disso, no TGfU os indivíduos devem executar estratégias apropriadas à complexidade do jogo.

O ensino do esporte no contexto da Educação Física escolar tem evoluído na busca por abordagens que promovam não apenas o desenvolvimento técnico dos alunos, mas também a formação de competências sociais, valores éticos e autonomia. Nesse sentido, o modelo de Educação Esportiva (Sport Education), proposto por Siedentop (1994) e aprofundado por diversos autores, oferece uma alternativa pedagógica enriquecedora. Com foco na vivência de uma “época esportiva” e na ampliação do protagonismo discente, o modelo visa proporcionar experiências significativas e inclusivas a todos os alunos, aproximando a prática escolar da realidade esportiva institucionalizada, mas com ênfase no processo educativo.
A respeito do Modelo de Educação Esportiva (Sport Education), assinale a alternativa correta.
Um dos princípios centrais do Sport Education é a centralização das decisões no professor, que organiza e executa todas as etapas da prática esportiva.
O modelo visa à criação de unidades didáticas de curta duração, com múltiplas atividades, a fim de proporcionar maior variedade de experiências motoras.
O Sport Education é voltado à prática esportiva competitiva, com ênfase nos resultados e na especialização das(os) atletas voltadas(os) ao rendimento esportivo.
Pesquisas sobre o Sport Education apontam que o modelo é mais eficaz quando se limita à aplicação em clubes esportivos, devido à sua complexidade pedagógica.
O modelo busca desenvolver habilidades técnico-táticas, competências sociais e aspectos organizacionais por meio da progressiva transferência de responsabilidades para os indivíduos.

Prévia do material em texto

Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa atividade? Iremos te ajudar! 
Entre em contato
 (63) 99129-5554
ATIVIDADE 3 - ATIVIDADE INTEGRADORA COMUM II: INICIAÇÃO ESPORTIVA - 53_2025
1ª QUESTÃO 
A planificação ou periodização pode ser entendida como o ato de operacionalizar uma estratégia de ação com objetivo de concretizar os objetivos definidos para uma temporada ou ano esportivo. Nesse sentido, planejar ou periodizar refere-se a procurar antecipar e prever uma sequência lógica e coerente de acontecimentos que se vão desenrolar durante a época desportiva e que apontam para a concretização dos objetivos definidos. 
RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. 
Considerando tais informações, analise as afirmativas a seguir: 
I. O macrociclo refere-se a programação mensal durante um ano ou período esportivo. 
II. O planejamento anual, também denominado de mesociclo, indica a organização de um período esportivo ou ano esportivo. 
III. A unidade de treino (UT) refere-se a um dia ou sessão de treino e deve contemplar os objetivos específicos do planejamento. 
IV. A periodização compreende o macrociclo, o qual é composto por mesociclos, que por sua vez, são divididos em microciclos que, por fim, são compostos pela a unidade de treino. 
É correto o que se afirma em: 
ALTERNATIVAS 
I e II, apenas. 
III e IV, apenas. 
I, II e III apenas. 
II, III e IV, apenas. 
I, II, III e IV. 
2ª QUESTÃO 
	O esporte é toda atividade física realizada de forma competitiva, que segue um conjunto de regras e objetivos bem definidos. O objetivo de todas as modalidades esportivas é a superação dos adversários, seguindo as regras impostas pelo regimento de cada modalidade esportiva. Os benefícios da prática são inúmeros, em todas as áreas. 
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Sabendo dos benefícios, analise as afirmativas a seguir: 
I. Um dos benefícios da prática é a parte física. 
II. Elevação dos níveis de autoconfiança pode ser caracterizado como um benefício psicológico. III. O desenvolvimento de hábitos de autodisciplina, perseverança e resiliência se caracterizam como benefícios da prática. 
IV. Outro benefício é o desenvolvimento de competências de liderança e de iniciativa, que podem auxiliar não só no esporte, mas em todas as esferas da vida. 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS 
II, apenas. 
I e III, apenas. 
II, III e IV, apenas. 
II e III, apenas. 
I, II, III e IV. 
3ª QUESTÃO 
Por meio do domínio de conhecimentos gerais e o domínio de conhecimentos específicos da modalidade, o treinador desenvolve a competência para saber como desempenhar a função. A competência emerge como fruto do domínio dos conhecimentos adquiridos e transforma-se em experiência na medida que é explorada. O International Council for Coaching Excellence (ICCE, 2013) refere e elenca as competências que o treinador necessita para a sua atuação, estabelecendo um conjunto de funções primárias que convergem em competências. 
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Nesse sentido, de acordo com o ICCE (2013), analise as afirmativas abaixo: 
I. Uma das competências desenvolvidas é o profissional definir visão e estratégia, para compreender o contexto da prática. 
II. A competência de moldar o ambiente é para favorecer uma prática segura, criar planos de ação e assim, definir os critérios para ter sucesso. 
III. Conduzir práticas também é uma competência do profissional, visto que aqui é onde o treinador/professor conduz os alunos até local da prática. 
IV. A competência que também é desenvolvida nesse profissional é aprender a refletir, onde pode-se desenvolver uma filosofia de treino e também refletir e avaliar a si mesmo, além de ter um aprendizado contínuo. 
De acordo com seu livro didático, é correto o que se afirma em: 
ALTERNATIVAS 
I apenas. 
I e II apenas. 
I, II e IV apenas. 
II, III e IV apenas. 
I, II, III e IV. 
4ª QUESTÃO 
A Educação Física escolar no Brasil tem suas origens no século XIX, sendo marcada por reformas educacionais que buscaram incorporar a prática corporal ao currículo formal. Reformas como a de Couto Ferraz e a de Rui Barbosa representaram marcos importantes nesse processo histórico. Desde então, a disciplina vem agregando elementos históricos e sociais, enfrentando conflitos e celebrando conquistas, como a sua consolidação enquanto área de conhecimento. 
RESENDE, R.; LUZ, S. R. Iniciação esportiva. UniCesumar, Núcleo de Educação à Distância. Maringá - PR, 2022. 
Sobre os marcos históricos da Educação Física escolar no Brasil, assinale a opção correta: 
ALTERNATIVAS 
A Educação Física foi inicialmente influenciada por abordagens pedagógicas progressistas e centradas no aluno, como proposto na Reforma Couto Ferraz, em 1951. 
A Reforma Couto Ferraz, de 1851, consolidou a Educação Física como área do conhecimento e eliminou resistências sociais quanto à sua prática nas escolas. Para a surpresa dos proponentes, houve aceitação dos pais de todos(as) alunos(as). 
A Reforma Rui Barbosa, em 1882, retirou a Educação Física do currículo escolar por considerá-la inadequada à formação intelectual da juventude. A mudança foi fruto da resistência por parte dos pais dos alunos, que consideravam que as atividades fugiam do contexto intelectual. 
A Reforma Couto Ferraz, em 1851, enfrentou resistência por parte dos pais dos alunos, por propor atividades que fugiam do contexto intelectual. Enquanto os meninos enfrentavam menor resistência e eram mais incentivados a praticar ginástica, algumas meninas foram impedidas de participar por seus próprios pais. 
A Reforma Rui Barbosa, em 1882, deu início ao ensino da Educação Física com base em métodos lúdicos e construtivistas voltados à formação crítica dos estudantes. A mudança foi fruto da resistência por parte dos pais dos alunos, que consideravam a ginástica importante para o desenvolvimento intelectual. 
5ª QUESTÃO 
	Atualmente, coexistem na Educação Física escolar diferentes concepções pedagógicas, que procuram romper com modelos tradicionais, mecanicistas e esportivistas. Essas concepções orientam tanto a compreensão do papel da Educação Física na escola quanto às formas de organizar os conteúdos e a prática pedagógica. A partir disso, entende-se que o esporte pode se manifestar na sociedade de diferentes formas, como meio de educação, de participação ou de performance. Cada uma dessas manifestações cumpre uma função social, cultural e educativa distinta, podendo ser vivenciada com finalidades que vão além da busca pelo alto rendimento, contemplando também a inclusão, o lazer, a saúde e o desenvolvimento integral dos sujeitos. É importante destacar que, na prática, essas manifestações podem se sobrepor, assumindo características particulares conforme o contexto em que estão inseridas. 
DARIDO, S. C. Diferentes Concepções Sobre o Papel da Educação Física na Escola. Cadernos de Formação: Conteúdos e Didática de Educação Física, v. 1, p. 34-50, 2012. 
Sobre as manifestações do esporte na sociedade, avalie as afirmações a seguir: 
I. O esporte-educação, no contexto escolar, visa promover experiências motoras diversas, inclusão social e reflexão crítica sobre o papel do esporte na sociedade. 
II. O esporte-participação é voltado apenas para a prática recreativa de crianças e adolescentes em idade escolar. 
III. O esporte-performance está relacionado ao esporte de alto rendimento e segue regras padronizadas por instituições organizadoras. 
IV. O esporte-educação incentiva a competitividade como eixo central da aprendizagem esportiva no ambiente escolar. 
V. O esporte-participação pode ser praticado por pessoas de diferentes faixas etárias, sem a obrigatoriedade de compromissos formais com desempenho. 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS 
III, apenas. 
I, III e IV, apenas. 
I, III e V, apenas. 
II, IV e V, apenas. 
I, II, III, IV e V. 
6ª QUESTÃO 
	O futebol é considerado o esporte coletivo mais praticadoe acompanhado em todo o mundo. Disputado por duas equipes com 11 jogadores cada, tem como principal objetivo a marcação de gols, utilizando prioritariamente os pés para conduzir e finalizar a bola dentro das traves adversárias. Mais do que uma prática esportiva, o futebol se consolida como uma expressão cultural e um fenômeno social, exercendo forte influência na vida de milhões de pessoas. No Brasil, em especial, essa modalidade transcende o campo esportivo, tornando-se parte da identidade nacional e despertando sentimentos de paixão, pertencimento e integração social. 
Assinale a alternativa que representa a classificação do futebol, na categoria infantil como modalidade esportiva.
ALTERNATIVAS 
O futebol na categoria infantil é um esporte de combate, pois tem como objetivo principal o confronto físico direto, utilizando golpes, imobilizações e ações individuais para derrotar o adversário. 
O futebol na categoria infantil é um esporte de marca, pois as equipes competem para comparar desempenhos em tempo, distância ou peso, buscando sempre superar os melhores resultados. 
O futebol na categoria infantil é um esporte de invasão, pois envolve duas equipes que compartilham o mesmo espaço de jogo e têm como objetivo principal invadir o campo adversário para marcar gols. 
O futebol na categoria infantil é um esporte de rede ou quadra, pois consiste em lançar uma bola por cima de uma rede, impedindo que ela caia no próprio campo e buscando que ela toque no campo adversário. 
O futebol na categoria infantil é um esporte técnico-combinatório, pois seu objetivo principal é avaliar a qualidade dos movimentos, considerando critérios estéticos e artísticos durante a execução das ações. 
7ª QUESTÃO 
As práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva construtivista têm como princípios essenciais estimular a participação ativa dos alunos no processo de construção do conhecimento, valorizar aprendizagens que façam sentido e tenham relevância para sua realidade, além de favorecer situações de colaboração e interação social. Mesmo que cada modelo de ensino possua características próprias em sua estrutura, observa-se que, de modo geral, os principais modelos aplicados no ensino dos esportes incorporam elementos e fundamentos alinhados a essa abordagem construtivista. 
BACKES, A. F. et al. Pedagogical principles of constructivist-oriented teaching practices in team sports. J. Phys. Educ., v. 34, e3405, 2023. 
Sobre o modelo de ensino TGfU., assinale a alternativa correta. 
ALTERNATIVAS 
	O modelo TGfU, como uma derivação da estratégia metodológica peer teaching, só é aplicado como na aprendizagem por pares. 
No TGfU, os jogos formais são utilizados desde o início do processo, pois são considerados mais eficazes para a aprendizagem tática-física dos indivíduos. 
O modelo TGfU prioriza o ensino técnico tradicional, com foco na execução repetitiva de fundamentos antes da introdução de situações de jogo, tal qual como o tradicional analítico. 
O TGfU propõe um ensino centrado no professor, com ênfase na instrução direta e no controle rígido das ações dos praticantes. Além disso, no TGfU os indivíduos devem executar estratégias apropriadas à complexidade do jogo. 
O TGfU valoriza a aprendizagem do jogo por meio de pequenos jogos adaptados, com foco nos processos cognitivos como percepção, tomada de decisão e compreensão. Além disso, no TGfU os indivíduos devem executar estratégias apropriadas à complexidade do jogo.
8ª QUESTÃO 
De acordo com ERICKSON e GILBERT (2013), o objetivo do treino ou aula deve estar relacionado ao desenvolvimento dos alunos/atletas em quatro domínios, também descritos como “4Cs”: competência, confiança, conexão e caráter. 
RESENDE, R; LUZ, S. R. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. 
ERICKSON, K.; GILBERT, W. Coach-athlete interactions in children’s sport. In: CÔTÉ, J.; LIDOR, R. (eds.). Conditions of children’s talent development in sport. Morgantown: Fitness 
Information Technology, 2013. 
Considerando o conceito dos quatro domínios descritos nos “4Cs”, analise as afirmativas abaixo: 
I. A confiança refere-se obrigações positivas e das relações sociais que os atletas criam com as pessoas, dentro e fora do esporte
II. O caráter está relacionado com respeito de modo geral, considerando os comportamentos sociais e a prevenção dos antissociais. 
III. A conexão e a competência referem-se ao desenvolvimento do jovem como praticante esportivo, ou seja, foca nas características específicas da modalidade. 
IV. A competência, a confiança, a conexão e o caráter são características que levam ao desenvolvimento do jovem enquanto praticante esportivo e enquanto ser humano. 
É correto o que se afirma em: 
ALTERNATIVAS 
I e II, apenas. 
II e IV, apenas. 
I, II e III apenas. 
II, III e IV, apenas. 
I, II, III e IV. 
9ª QUESTÃO 
	A filosofia de treino descreve a maneira como será efetuada a abordagem como treinador e assegura que esta seja fiel aos objetivos e valores definidos. Os valores podem ser abertos à discussão por parte da equipe e até ser ligeiramente alterados de forma a se adequarem ao grupo de atletas a quem se dirigem. 
RESENDE, Rui; LUZ, Suelen Rodrigues da. Iniciação Esportiva. Maringá - PR: Unicesumar, 2022. Sobre os valores e suas aplicações práticas, analise as afirmativas abaixo: 
I. O valor do compromisso, pode ser adquirido aceitando responsabilidades e tendo consciência do próprio valor para a equipe. 
II. O valor de autonomia é entendido criando consciência do que se pretende com as tarefas de treino e competição. 
III. Valores como superação pessoa, podem ser adquiridos entendendo que não precisa ser competitivo. IV. Corresponsabilização é ajudar no treino com as bolas e demais materiais. 
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS 
II apenas 
I e II apenas 
II e III apenas 
I, II e IV apenas 
I, II, III e IV 
10ª QUESTÃO 
O ensino do esporte no contexto da Educação Física escolar tem evoluído na busca por abordagens que promovam não apenas o desenvolvimento técnico dos alunos, mas também a formação de competências sociais, valores éticos e autonomia. Nesse sentido, o modelo de Educação Esportiva (Sport Education), proposto por Siedentop (1994) e aprofundado por diversos autores, oferece uma alternativa pedagógica enriquecedora. Com foco na vivência de uma “época esportiva” e na ampliação do protagonismo discente, o modelo visa proporcionar experiências significativas e inclusivas a todos os alunos, aproximando a prática escolar da realidade esportiva institucionalizada, mas com ênfase no processo educativo. 
RESENDE, R.; LUZ, S. R. Iniciação esportiva. UniCesumar. Maringá - PR, 2022. 
A respeito do Modelo de Educação Esportiva (Sport Education), assinale a alternativa correta. 
ALTERNATIVAS 
Um dos princípios centrais do Sport Education é a centralização das decisões no professor, que organiza e executa todas as etapas da prática esportiva. 
O modelo visa à criação de unidades didáticas de curta duração, com múltiplas atividades, a fim de proporcionar maior variedade de experiências motoras. 
O Sport Education é voltado à prática esportiva competitiva, com ênfase nos resultados e na especialização das(os) atletas voltadas(os) ao rendimento esportivo. 
Pesquisas sobre o Sport Education apontam que o modelo é mais eficaz quando se limita à aplicação em clubes esportivos, devido à sua complexidade pedagógica. 
O modelo busca desenvolver habilidades técnico-táticas, competências sociais e aspectos organizacionais por meio da progressiva transferência de responsabilidades para os indivíduos. 
image1.png
image2.png
image3.png

Mais conteúdos dessa disciplina