Buscar

Empreendedorismo - Seção 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Empreendedorismo
Seção 7
Prof. HELIO SOARES
1
Objetivos:
O aluno deverá identificar oportunidades na diversidade / focando nas suas chances de sucesso/ mitigando riscos.
2
Potencialidade e Riscos do Negócio
Decisões podem ser tomadas dentro de três condições ou situações:
Incerteza: quando o empreendedor tem pouco ou nenhum conhecimento ou informação em que possa se basear para direcionar sua decisão. Eventos inesperados.
3
Risco: quando o empreendedor tem informação suficiente para predizer as diferentes probabilidades de direção, mas a qualidade das informações, e a sua interpretação pelas diversas pessoas, podem variar amplamente e cada uma atribui diferentes possibilidades conforme sua crença, intuição, experiência anterior, opinião.
Potencialidade e Riscos do Negócio
(continuação)
4
Certeza: quando o empreendedor tem completo conhecimento das consequências ou resultados das várias alternativas de cursos de ação para resolver o problema. 
É a decisão mais fácil de tomar, pois cada alternativa pode ser associada com os resultados que produzir.
Potencialidade e Riscos do Negócio
(continuação)
5
Risco Econômico
Inerente ao negócio da empresa.
É a incerteza ou a variabilidade relativa dos resultados da empresa que depende do ramo de atividade, tipo de operação, tipo de serviço ou produto e das características da demanda do mercado.
6
Risco Financeiro
É aquele que ocorre quando não se obtém a remuneração do investimento.
Está relacionado com o capital de terceiros e corresponde à variabilidade dos retornos.
É consequência da estrutura das fontes de recursos da empresa. (Passivos)
(continuação)
7
Otimize suas chances 
de sucesso
Muitas empresas faliram por causa da indefinição do negócio, não sabem o que querem e cada hora investem num produto, serviço ou mercado diferente. Defina o negócio de sua empresa.
Tenha claro quem são seus clientes, para quem você trabalha. Empresas que não focalizam o cliente ou o mercado são como cães correndo atrás do próprio rabo, não chegam a lugar algum.
8
Otimize suas chances 
de sucesso
Conhecer o cliente é fundamental: quais são suas características, idade, sexo, nível socioeconômico, grau de escolaridade, onde moram, o que faz, interesses pessoais, valores, quais seus hábitos de compra, necessidades, expectativas, aspirações, etc.
Visualize seu produto/serviço da maneira como o cliente os vê. Ponha-se no lugar do comprador: imagine-se diante do produto/serviço.
(continuação)
9
Pessoa Física ou jurídica
Photoxpress
10
Pessoa Física
É o indivíduo ou pessoa individual com seus direitos ou obrigações perante o Estado.
Em Direito, pessoa natural (termo usado tradicionalmente em direito civil), ou pessoa física (termo usado sobretudo em direito tributário e domínios afins), é o ser humano, tal como percebido por meio dos sentidos e sujeito às leis da natureza.
11
Pessoa Jurídica
É a associação de duas ou mais pessoas em uma entidade, com seus direitos e obrigações próprios e, portanto, distintos daqueles indivíduos que a compõem.
Toda empresa, qualquer que seja a sua constituição jurídica, funciona como pessoa jurídica, isto é com personalidade distinta das pessoas individuais que a compõem e dirigem.
12
Quem é empresário?
Aquele que exerce profissionalmente uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
O empresário deverá formalizar sua inscrição na junta comercial.
13
Quem não é empresário?
É aquele que exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo contando com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. 
Ex: Engenheiros, arquitetos, contadores, professores, etc.
Artesão, produtor rural (exploração artesanal) são autônomos.
14
Constituição Jurídica 
da Empresa
Firma individual: onde o empresário responde totalmente pelos seus negócios. 
Ex: Oficina mecânica, sapataria, mercearia, etc.
Sociedade Simples: duas ou mais pessoas se associam que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de sua atividade. Ex: Consultório médico, odontológico, etc.
15
Constituição Jurídica 
da Empresa
Sociedade empresária: pode apresentar-se sob diferentes formas de acordo com os interesses dos sócios e tipos do negócio.
É aquela que exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção de bens ou serviços, constituindo elemento de empresa. 
Ex: sociedade em nome coletivo, comandita simples, comandita por ações, limitada, anônima.
(continuação)
16
História de Sucesso
Amador Aguiar (1904-1991) deixou uma herança espetacular.
Foi tipógrafo, agricultor até que em 1926, ingressou numa filial do Banco Noroeste, na cidade de Birigui, em São Paulo, como office-boy.
Após 2 anos de trabalho, comprou um pequeno banco falido de Marília-SP, e rebatizou com o nome de Banco Brasileiro de Descontos – Bradesco. Investiu na popularização dos serviços bancários, tornando o Bradesco o maior banco privado do país.
17
Outros tipos de 
Associações
Cooperativas: voltada totalmente para suprir as necessidades dos associados através da cooperação. 
Ex.: Agricultores, artesãos, etc.
Franquias: refere-se ao licenciamento para uso de determinada marca. Constitui na transferência do sucesso de um empreendedor através da parceria, juntando a capacidade tecnológica, mercadológica e gerencial do franqueador para suprir necessidade de suporte do franqueado.
18
Joint Ventures: empreendimentos conjuntos – são associações de empresas locais e estrangeiras que passam a compartilhar o capital, os ricos e as decisões sobre empreendimentos que irão realizar juntos.
Terceirização: ocorre quando uma empresa decide transferir para outra a produção de bens ou serviços que anteriormente realizava com seus próprios recursos. 
Outros tipos de 
Associações
(continuação)
19
Associações: são entidades de direito privado dotadas de personalidade jurídica que se caracteriza pelo agrupamento de pessoas para a realização de objetivos e ideais comuns, sem finalidade econômica.
Fundações: seu instituidor deverá fazer por escritura pública ou testamento, a dotação (doação) especial de bens livres, especificando o fim a que se destina, e a maneira de se administrar.
Outros tipos de 
Associações
(continuação)
20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando