Buscar

Psicologia Geral II Exercício fixação Aula 02

Prévia do material em texto

Disciplina: PSICOLOGIA GERAL II 
 
1. 
 
 Sobre a percepção, pode-se afirmar: 
 
 O mundo importante para o comportamento é o mundo na forma em que é percebido 
 O comportamento das pessoas baseia-se na realidade em si, e não em sua percepção da realidade. 
 A percepção das pessoas é só influenciada pelo estímulo (objeto a ser observado). 
 A percepção não é individual. 
 O que uma pessoa percebe sempre será a realidade objetiva. 
 Gabarito Comentado 
2. 
 
 Analise as afirmativas levando em consideração o conceito de sensação e assinale a alternativa correta. I - A sensação é a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. II - O processo de coleta de informações sobre nosso meio ambiente é conhecido como sensação. III - A sensação é o processo de transferência de estimulação física em informação psicológica. 
 
 
 As afirmativas II e III estão corretas. 
 As afirmativas I e III estão corretas. 
 Somente a afirmativa II está correta. 
 As afirmativas I e II estão corretas. 
 As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 Gabarito Comentado 
3. 
 
 A corrente gestáltica da Psicologia explica a percepção como à organização de um conjunto de dados da realidade numa totalidade produzindo assim a "boa forma". De acordo com esse enfoque, qualquer objeto percebido pelo sujeito se destaca dentre os demais. Nesse sentido, essa definição se refere a qual fator de influência perceptiva: 
 
 
 Ilusões perceptivas 
 Movimento 
 Motivação 
 Figura - fundo 
 Experiência 
4. 
 
 Analise as afirmativas levando em consideração o conceito de percepção e assinale a alternativa correta. I - A percepção é a operação por meio da qual as informações relativas a fenômenos do mundo exterior ou ao estado do organismo chegam ao cérebro. II - A percepção realiza a interpretação da imagem mental resultante da sensação. III - A percepção é o processo de transferência de estimulação física em informação psicológica. 
 
 
 As afirmativas I e III estão corretas. 
 Somente a afirmativa II está correta. 
 As afirmativas I e II estão corretas. 
 As afirmativas II e III estão corretas. 
 As afirmativas I, II e III estão corretas. 
5. 
 
 A sensação possui limiares. Esses irão variar de pessoa para pessoa. O __________________ acontece quando o estímulo não é reconhecido. A energia mínima que um estímulo deve ter para provocar em nós uma sensação (ser percebido) é insuficiente. A que limiar se refere essa definição? 
 
 
 Limiar superior 
 Limiar baixo 
 Limiar inferior 
 Limiar intermediário 
 Limiar avançado 
 Gabarito Comentado 
6. 
 
 O processo de percepção tem início com a atenção que não é mais do que um processo de observação seletiva. Esse processo faz com que nós percebamos alguns elementos em desfavor de outros. Desse modo, são vários os fatores que influenciam a atenção e que se encontram agrupados em duas categorias: a dos fatores externos (próprios do meio ambiente) e a dos fatores internos (próprios do nosso organismo). Podemos dizer que os fatores externos mais importantes da atenção são: 
I - O contraste => A atenção será muito mais despertada quanto mais contraste existir entre os estímulos, tal como acontece com os sinais de trânsito pintados em cores vivas e contrastantes. 
II - A motivação => Prestamos muito mais atenção a tudo que nos motiva e nos dá prazer do que às coisas que não nos interessam. 
III - A incongruência => Prestamos muito mais atenção às coisas absurdas e bizarras do que ao que é normal (por exemplo, na praia num dia verão prestamos mais atenção a uma pessoa que apanhe sol usando um cachecol do que a uma pessoa usando um traje de banho normal). 
Assinale a alternativa correta: 
 
 
 Somente as afirmativas I e III estão corretas 
 As afirmativas I, II e III estão corretas 
 Somente as afirmativas II e III estão corretas 
 Somente a afirmativa I está correta 
 Somente a afirmativa III está correta

Continue navegando