Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Plano de Ação
Nome: Patricia de Cássia da Silva Belotti Lacerda
Nome do/a tutor/a: Tatiane Sanches
Disciplina: Gestão Escolar, Diversidade e Direitos Humanos 
	1. Diagnóstico da situação: funcionamento dos espaços de gestão democrática e participação do PEE, NEE e com outros potenciais marcadores sociais, nestes espaços
Na Unidade Escolar que trabalho temos estabelecido o Conselho Escolar e o CPCC com a participação da comunidade, ainda que com uma participação pequena.
Nesses espaços temos o cuidado de tratar sobre as necessidades da escola e dos alunos, buscando estratégias e instrumentalização para que possamos atendê-los de maneira efetiva e quando necessário individualmente.
Apesar da participação dos alunos se dar de forma indireta - através dos pais e responsáveis, pois se trata de uma escola de educação infantil e fundamental I; os mesmos são participativos e colaborativos, trazendo contribuições valiosas que nos norteiam na busca da inclusão efetiva. 
Claro, que ainda temos muito a aprender e com certeza não são todos os responsáveis que têm participação, por várias questões particulares deles mesmos, porém a gestão não mede esforços na busca do diálogo com os mesmos ainda que fora desses espaços, para assim garantir as contribuições destes. 
Para nós ainda é um desafio constituir o Grêmio Estudantil, e a Equipe Escolar para que possamos estabelecer mais esse espaço democrático. 
Os pais e responsáveis legais, bem como os professores apresentam suas reivindicações e colaborações que quase sempre são atendidas com escala de prioridades, decididas conjuntamente.
Os professores desta unidade escolar desenvolvem atividades com estratégias para que os alunos possam ter voz, na busca pelo protagonismo, mesmo sendo um desafio para alguns profissionais. 
	2. Plano de Ação: Metas
· Constituir o Grêmio Estudantil, na efetivação da participação e envolvimento dos alunos.
· Assegurar a participação e ter uma escuta acessível aos alunos do PEE e com NEE nos espaços de gestão democrática.
· Potencializar os CPCCs como espaço de aprendizagem e sensibilização de todos os envolvidos no processo de educação. 
	3. Estratégias para implementação do Plano de Ação: execução
· Auxiliar os alunos na criação e constituição do Grêmio Estudantil.
· Criar estratégias juntamente com a Professora do AEE para escutar os alunos do PEE e NEE;
· Potencializar a participação da comunidade para além dos conselheiros e pais nos espaços de gestão democrática. 
	4. Considerações finais
Percebemos a importância dos espaços de gestão democrática, como fundamentais para a concretização de uma democracia realmente participativa e inclusiva e entendemos que isso constitui um desafio.
Para que as metas definidas sejam alcançadas deve haver comprometimento ético e político da gestão, da equipe pedagógica e dos pais e responsáveis.
Na busca de garantir os direitos e de sermos efetivamente democráticos temos ampliado os convites e participando a comunidade, via agendas dos alunos, mural escolar, portas das salas de aula e grupo no Whatsapp para que todos possam participar e contribuir.
Entendemos que o diálogo é o início para que possamos vencer os desafios de uma inclusão efetiva, onde os alunos sejam além de ouvidos considerados nas tomadas de decisões.
Queremos garantir a equidade e a participação de todos, com ações práticas e sustentadas. 
	5. Referências Bibliográficas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. 
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). 
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB).
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. 
 
 
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina