Logo Passei Direto
Buscar

Currículo na Educação Infantil e Anos Iniciais

User badge image
Thalia

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A criança já nasce em um ambiente estruturado por uma cultura que apresenta vários tipos de conhecimentos e valores que foram produzidos no contexto familiar, da cidade, da igreja, entre outros espaços. As pessoas, objetos, coisas e os fenômenos já têm nome, função, significado, utilidade que foram construídos ao longo dos anos pelos sujeitos que fazem parte deste espaço. A criança que chega ao mundo precisa adentrá-lo e constituir-se progressivamente como sujeito humano. Após nascer, a criança enfrenta diversos desafios, dentre eles, precisa desempenhar um papel ativo no meio em que está inserida, pois isto a ajudará a se apropriar, transformar e ressignificar a realidade.
Sobre o entendimento da criança diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Um ser capaz de criar novas respostas e imaginar soluções para questões simples.
B Um ser em desenvolvimento, capaz de responder as situações que acerca.
C Um sujeito capaz de assimilar e criar novas respostas para tudo que o cerca.
D Um sujeito incapaz de criar novas respostas, pois é apenas reprodutor de informações.

O desenvolvimento do corpo na Educação Infantil se torna central no trabalho pedagógico, tendo em visa a promoção da liberdade e emancipação. Para trabalhar e explorar pedagogicamente este campo de experiência, o professor pode explorar diversas abordagens e estratégias pedagógicas, possibilitando brincadeiras lúdicas, explorando os movimentos. Como direito de aprendizagem, as crianças devem vivenciar diferentes tipos de manifestações culturais. É importante que construam sua identidade, diferenciem-se dos outros enquanto sujeito, ao mesmo tempo em que vivem em um ambiente rico em interações sociais. Tais situações devem permear o cotidiano da instituição escolar através de experiências.
Sobre estas experiências, assinale a alternativa CORRETA:
A Passeios, leitura, trabalho em grupo, noção de tempo e espaço.
B Potencializar aprendizagens, o respeito pelo outro, pela diversidade, esperar sua vez.
C Traços, sons, cores e formas.
D Dança, o teatro, a música, o audiovisual, a pintura, a modelagem, colagem, fotografia.

Acerca da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, os documentos oficiais, especialmente na BNCC, defendem uma prática pedagógica consolidada na concepção do cuidar e educar, entendendo que o cuidado é parte do processo educativo de modo indissociável. A Educação Infantil deve ser um ambiente para ampliar as experiências, as vivências, os conhecimentos, as habilidades e as aprendizagens, de modo a complementar a educação familiar. Com base na organização da Educação Infantil, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I Creche (destinado para bebês e crianças bem pequenas) e pré-escola (para crianças pequenas).
II Maternal (destinado para bebês e crianças) e ensino fundamental (para crianças pequenas).
III Berçário (destinado para bebês até 1 ano) e pré-escola (para crianças pequenas até 3 anos).
IV Creche (destinado para bebês e crianças bem pequenas) e maternal (destinado para crianças pequenas).
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II, IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I, II, III estão corretas.

De acordo com Jean Piaget, cada sujeito constrói seu próprio conhecimento e este percurso ocorre a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias. Assim, o currículo da educação infantil deve manifestar quais experimentos de aprendizagem são imprescindíveis ao desenvolvimento da criança, tendo em mente as principais façanhas deste período, como o andar, a fala, a elaboração do pensamento simbólico e a sociabilidade. No momento em que a criança brinca e usa seus artifícios para investigar o mundo, passa a expandir seu discernimento sobre si e sobre aquele ambiente. Ela também organiza o pensamento e exercita suas emoções, afetividades e sensibilidade.
Sobre os jogos de exercício praticados pelos bebês no período de 0 a 2 anos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Reproduções dos gestos corporais e vocais de seus pares, praticando um apanhado de condutas que colaboram ao desenvolvimento de suas potencialidades.
B) Reproduções dos gestos de seus pais. As crianças pequenas praticam um apanhado de condutas que demostram sua rotina no lar e no meio familiar.
C) Reproduções das falas e gestos vocais de seus pais, professores e colegas, praticando repetições que em nada contribuem para seu real desenvolvimento cognitivo.
D) Reproduções dos gestos corporais e exercícios físicos que são praticados em vídeos infantis, praticando um apanhado de movimentos que colaboram ao desenvolvimento corporal.

Constituir-se como sujeito nas relações com o outro é um processo gradativo, progressivo, na medida em que mobiliza saberes e conhecimentos de forma crítica, ativa, questionadora, reflexiva, em busca de uma autonomia moral. Essa autonomia construída na Educação Infantil requer do professor possibilitar e oferecer referências que permitam às crianças tornarem cada vez mais protagonistas de suas ações. A capacidade de compreender e representar o mundo por meio dos símbolos permite a criança agir sobre o mundo não apenas de forma física, mas também de maneira simbólica.
Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Processo de interações biológica e afetiva no qual ocorrem construções irrelevantes no desenvolvimento dos sujeitos, porém passam a verbalizar e compartilhar os significados.
B) Processo de interações biológica e cultural no qual ocorrem construções marcantes no desenvolvimento dos sujeitos, de modo que passam a verbalizar e compartilhar os significados.
C) Processo de interações simbólica e afetiva no qual ocorrem construções marcantes no desenvolvimento social, de modo que passam a verbalizar e compartilhar os significados.
D) Processo de interações biológica e cultural no qual ocorrem construções marcantes no desenvolvimento dos sujeitos, de modo que passam a expressá-las por meio de desenhos.

A criança é um sujeito histórico e de direitos, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Desse modo, é importante pensar no ambiente da Educação Infantil como sendo rico em interações, relações práticas, cotidianas, em que o indivíduo brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura. A BNCC consiste em um documento oficial que norteia a elaboração de currículos e estabelece direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser considerados na Educação Infantil.
Sobre o objetivo do direito de explorar, assinale a alternativa CORRETA:
A) Por meio do diálogo a suas emoções, sentimentos, hipóteses, emoções, dúvidas, descobertas por meio da linguagem.
B) Os relacionamentos por meio do diálogo a suas emoções, sentimentos, hipóteses, emoções, dúvidas, descobertas por meio da linguagem.
C) Por meio dos movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, em suas diversas modalidades: as artes, escrita, ciência e a tecnologia.
D) Por meio de atividades propostas pelo educador, na vida cotidiana, em diversos ambientes, contextos, utilizando e desenvolvendo diferentes linguagens.

O Projeto Político Pedagógico tem sua construção fundamentada nos princípios da coletividade, no diálogo e no envolvimento da comunidade escolar. Um de seus objetivos tem o anseio de encontrar caminhos para solucionar os entraves que permeiam a realidade escolar. A construção de um projeto pedagógico escolar, seja para Educação Infantil e ou para o Ensino Fundamental, constitui-se em passo importante para a instituição escolar, visto que define os objetivos, descreve os passos, ações e estratégias para alcançá-los.
De acordo com o necessário para essa construção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Projetar ações para o futuro, com base na realidade e na busca de realizações possíveis.
( ) Projetar ações para o futuro, entretanto a realidade não implica para tal construção.
( ) Projetar ações imediatas, rompendo com o passado e desconsiderando a realidade do presente.
( ) Projetar ações para o futuro, com base em planos anteriores e na busca de realizações possíveis.
A F – V – F – F.
B F – F – F – V.
C V – V – F – F.
D V – F – F – F.

É importante repensar o papel da Educação Infantil, especialmente ao romper com o caráter meramente assistencialista que priorizava apenas o cuidado em detrimento do ensinar. O desafio consiste em colocar a criança como sujeito histórico, produtora de conhecimento e cultura. Pensar nessa proposta consiste em ir além do pensamento meramente prático, é olhar a concepção filosófica do sujeito que constrói o conhecimento. As experiências culturais selecionadas para o currículo de uma instituição de educação infantil devem mobilizar a atenção para ampliar as aprendizagens, inclusive a imaginação, pois ao favorecê-la se estimula o desenvolvimento da criança.
Sobre o que se espera que a criança faça diante de maiores oportunidades de aprendizagens, assinale a alternativa CORRETA:
A) Pense criticamente, aponte problemas existentes, supere obstáculos e desafios, crie novas possibilidades para atuar e pensar o mundo.
B) Pense sem apontar defeitos ou fazer críticas, aponte problemas existentes, crie novos caminhos para atuar e solucionar os problemas do mundo.
C) Pense amistosamente e seja imparcial ao resolver situações-problemas, supere obstáculos e desafios e atue pacificamente diante das necessidades do mundo.
D) Pense criticamente, resolva situações-problemas, supere obstáculos e desafios e crie novas possibilidades para atuar e pensar o mundo.

O currículo é a articulação de diversos elementos e não deve ser elaborado de forma isolada. Ao tratar da organização curricular, percebe-se que nela é constituída a definição de conteúdo, os objetivos, as atividades e os métodos que serão colocados em prática na escola e podem ser organizados de acordo com série, ano e faixa etária. Quando se trata da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil estabelecem que a matrícula seja obrigatória.
Sobre a realização do atendimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 3 anos para os nascidos até 30 março do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no mínimo, cinco horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a sete horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
B) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 4 anos para os nascidos até 30 de março do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no máximo, seis horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a oito horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
C) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 3 anos para os nascidos até 1 de abril do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no máximo, quatro horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a cinco horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
D) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 4 anos para os nascidos até 31 março e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a sete horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

Quando se trata da articulação da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, é importante considerar algumas especificidades, uma vez que cabem aos profissionais da educação escolar levantar possibilidades de diálogos com estas duas etapas da Educação, que apresentam suas peculiaridades educacionais, mas que estão ligadas pela obrigatoriedade em continuar o processo de desenvolvimento e aprendizagens, especialmente para que as práticas não sejam desarticuladas e as crianças sintam uma mudança abrupta de ambiente escolar.
Sobre o que é imprescindível que a gestão regule, para que o processo educativo seja dinamizado, contando com a participação e envolvimentos da comunidade escolar, assinale a alternativa CORRETA:
A) Princípios participativos e estáveis, prevendo em suas propostas o compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
B) Princípios participativos, democráticos e transformadores, prevendo em suas propostas o compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
C) Princípios patriotas, centralizados na equipe e conservadores, prevendo em suas propostas o compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
D) Princípios dominadores e estáveis, prevendo em suas propostas o sigilo de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.

Sobre o que está intimamente ligado à intencionalidade do trabalho pedagógico desenvolvido pelos educadores na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA:
A Formação humana e da identidade das crianças, pois a formação e construção do conhecimento estão ligadas às possiblidades de relações e interações que fazem no contexto social e educacional.
B Formação psicológica e emocional das crianças, pois a construção do conhecimento está ligada às possiblidades de recreação e interações que fazem no contexto familiar e educacional.
C Formação humana e da individualidade, pois a formação e construção do conhecimento não estão ligadas às frequências de relações e interações que fazem no contexto social e educacional.
D Formação psicológica e da individualidade das crianças, pois a formação e construção do conhecimento estão ligadas às possiblidades de relações e interações que fazem no contexto social e educacional.

Sobre a maneira que as crianças podem ser compreendidas nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
A As crianças são entendidas como seres sociáveis que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento, por meio das brincadeiras, sendo essas habilidades peculiares para as aprendizagens.
B As crianças são entendidas como seres antissociais que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento em seu próprio mundo. O desenvolvimento da comunicação e da linguagem podem acontecer mais tarde.
C As crianças são entendidas como seres sociais que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento da comunicação e da linguagem, sendo essas habilidades peculiares para as aprendizagens.
D As crianças são entendidas como seres sociais que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento de dons e talentos, sendo essas habilidades peculiares para as aprendizagens.

Ao se tratar da proposta pedagógica curricular, é importante que nela esteja explícito o papel do professor, bem como quem é esse profissional em consonância com a LDBEN/1996.
Sobre as características da formação do docente, assinale a alternativa CORRETA:
A A formação de docentes para atuar no ensino fundamental de nove anos deve ser aquela oferecida em nível tecnológico ou superior, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade normal.
B A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser aquela oferecida em nível superior, em cursos de licenciatura, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
C A formação de docentes para atuar na educação infantil deve ser aquela oferecida em nível superior, em cursos de bacharelado, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
D A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser aquela oferecida em nível superior, em cursos de licenciatura ou bacharelado, admitindo ainda como formação específica para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A criança já nasce em um ambiente estruturado por uma cultura que apresenta vários tipos de conhecimentos e valores que foram produzidos no contexto familiar, da cidade, da igreja, entre outros espaços. As pessoas, objetos, coisas e os fenômenos já têm nome, função, significado, utilidade que foram construídos ao longo dos anos pelos sujeitos que fazem parte deste espaço. A criança que chega ao mundo precisa adentrá-lo e constituir-se progressivamente como sujeito humano. Após nascer, a criança enfrenta diversos desafios, dentre eles, precisa desempenhar um papel ativo no meio em que está inserida, pois isto a ajudará a se apropriar, transformar e ressignificar a realidade.
Sobre o entendimento da criança diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Um ser capaz de criar novas respostas e imaginar soluções para questões simples.
B Um ser em desenvolvimento, capaz de responder as situações que acerca.
C Um sujeito capaz de assimilar e criar novas respostas para tudo que o cerca.
D Um sujeito incapaz de criar novas respostas, pois é apenas reprodutor de informações.

O desenvolvimento do corpo na Educação Infantil se torna central no trabalho pedagógico, tendo em visa a promoção da liberdade e emancipação. Para trabalhar e explorar pedagogicamente este campo de experiência, o professor pode explorar diversas abordagens e estratégias pedagógicas, possibilitando brincadeiras lúdicas, explorando os movimentos. Como direito de aprendizagem, as crianças devem vivenciar diferentes tipos de manifestações culturais. É importante que construam sua identidade, diferenciem-se dos outros enquanto sujeito, ao mesmo tempo em que vivem em um ambiente rico em interações sociais. Tais situações devem permear o cotidiano da instituição escolar através de experiências.
Sobre estas experiências, assinale a alternativa CORRETA:
A Passeios, leitura, trabalho em grupo, noção de tempo e espaço.
B Potencializar aprendizagens, o respeito pelo outro, pela diversidade, esperar sua vez.
C Traços, sons, cores e formas.
D Dança, o teatro, a música, o audiovisual, a pintura, a modelagem, colagem, fotografia.

Acerca da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, os documentos oficiais, especialmente na BNCC, defendem uma prática pedagógica consolidada na concepção do cuidar e educar, entendendo que o cuidado é parte do processo educativo de modo indissociável. A Educação Infantil deve ser um ambiente para ampliar as experiências, as vivências, os conhecimentos, as habilidades e as aprendizagens, de modo a complementar a educação familiar. Com base na organização da Educação Infantil, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I Creche (destinado para bebês e crianças bem pequenas) e pré-escola (para crianças pequenas).
II Maternal (destinado para bebês e crianças) e ensino fundamental (para crianças pequenas).
III Berçário (destinado para bebês até 1 ano) e pré-escola (para crianças pequenas até 3 anos).
IV Creche (destinado para bebês e crianças bem pequenas) e maternal (destinado para crianças pequenas).
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II, IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas I, II, III estão corretas.

De acordo com Jean Piaget, cada sujeito constrói seu próprio conhecimento e este percurso ocorre a partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias. Assim, o currículo da educação infantil deve manifestar quais experimentos de aprendizagem são imprescindíveis ao desenvolvimento da criança, tendo em mente as principais façanhas deste período, como o andar, a fala, a elaboração do pensamento simbólico e a sociabilidade. No momento em que a criança brinca e usa seus artifícios para investigar o mundo, passa a expandir seu discernimento sobre si e sobre aquele ambiente. Ela também organiza o pensamento e exercita suas emoções, afetividades e sensibilidade.
Sobre os jogos de exercício praticados pelos bebês no período de 0 a 2 anos, assinale a alternativa CORRETA:
A) Reproduções dos gestos corporais e vocais de seus pares, praticando um apanhado de condutas que colaboram ao desenvolvimento de suas potencialidades.
B) Reproduções dos gestos de seus pais. As crianças pequenas praticam um apanhado de condutas que demostram sua rotina no lar e no meio familiar.
C) Reproduções das falas e gestos vocais de seus pais, professores e colegas, praticando repetições que em nada contribuem para seu real desenvolvimento cognitivo.
D) Reproduções dos gestos corporais e exercícios físicos que são praticados em vídeos infantis, praticando um apanhado de movimentos que colaboram ao desenvolvimento corporal.

Constituir-se como sujeito nas relações com o outro é um processo gradativo, progressivo, na medida em que mobiliza saberes e conhecimentos de forma crítica, ativa, questionadora, reflexiva, em busca de uma autonomia moral. Essa autonomia construída na Educação Infantil requer do professor possibilitar e oferecer referências que permitam às crianças tornarem cada vez mais protagonistas de suas ações. A capacidade de compreender e representar o mundo por meio dos símbolos permite a criança agir sobre o mundo não apenas de forma física, mas também de maneira simbólica.
Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
A) Processo de interações biológica e afetiva no qual ocorrem construções irrelevantes no desenvolvimento dos sujeitos, porém passam a verbalizar e compartilhar os significados.
B) Processo de interações biológica e cultural no qual ocorrem construções marcantes no desenvolvimento dos sujeitos, de modo que passam a verbalizar e compartilhar os significados.
C) Processo de interações simbólica e afetiva no qual ocorrem construções marcantes no desenvolvimento social, de modo que passam a verbalizar e compartilhar os significados.
D) Processo de interações biológica e cultural no qual ocorrem construções marcantes no desenvolvimento dos sujeitos, de modo que passam a expressá-las por meio de desenhos.

A criança é um sujeito histórico e de direitos, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Desse modo, é importante pensar no ambiente da Educação Infantil como sendo rico em interações, relações práticas, cotidianas, em que o indivíduo brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura. A BNCC consiste em um documento oficial que norteia a elaboração de currículos e estabelece direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser considerados na Educação Infantil.
Sobre o objetivo do direito de explorar, assinale a alternativa CORRETA:
A) Por meio do diálogo a suas emoções, sentimentos, hipóteses, emoções, dúvidas, descobertas por meio da linguagem.
B) Os relacionamentos por meio do diálogo a suas emoções, sentimentos, hipóteses, emoções, dúvidas, descobertas por meio da linguagem.
C) Por meio dos movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, em suas diversas modalidades: as artes, escrita, ciência e a tecnologia.
D) Por meio de atividades propostas pelo educador, na vida cotidiana, em diversos ambientes, contextos, utilizando e desenvolvendo diferentes linguagens.

O Projeto Político Pedagógico tem sua construção fundamentada nos princípios da coletividade, no diálogo e no envolvimento da comunidade escolar. Um de seus objetivos tem o anseio de encontrar caminhos para solucionar os entraves que permeiam a realidade escolar. A construção de um projeto pedagógico escolar, seja para Educação Infantil e ou para o Ensino Fundamental, constitui-se em passo importante para a instituição escolar, visto que define os objetivos, descreve os passos, ações e estratégias para alcançá-los.
De acordo com o necessário para essa construção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Projetar ações para o futuro, com base na realidade e na busca de realizações possíveis.
( ) Projetar ações para o futuro, entretanto a realidade não implica para tal construção.
( ) Projetar ações imediatas, rompendo com o passado e desconsiderando a realidade do presente.
( ) Projetar ações para o futuro, com base em planos anteriores e na busca de realizações possíveis.
A F – V – F – F.
B F – F – F – V.
C V – V – F – F.
D V – F – F – F.

É importante repensar o papel da Educação Infantil, especialmente ao romper com o caráter meramente assistencialista que priorizava apenas o cuidado em detrimento do ensinar. O desafio consiste em colocar a criança como sujeito histórico, produtora de conhecimento e cultura. Pensar nessa proposta consiste em ir além do pensamento meramente prático, é olhar a concepção filosófica do sujeito que constrói o conhecimento. As experiências culturais selecionadas para o currículo de uma instituição de educação infantil devem mobilizar a atenção para ampliar as aprendizagens, inclusive a imaginação, pois ao favorecê-la se estimula o desenvolvimento da criança.
Sobre o que se espera que a criança faça diante de maiores oportunidades de aprendizagens, assinale a alternativa CORRETA:
A) Pense criticamente, aponte problemas existentes, supere obstáculos e desafios, crie novas possibilidades para atuar e pensar o mundo.
B) Pense sem apontar defeitos ou fazer críticas, aponte problemas existentes, crie novos caminhos para atuar e solucionar os problemas do mundo.
C) Pense amistosamente e seja imparcial ao resolver situações-problemas, supere obstáculos e desafios e atue pacificamente diante das necessidades do mundo.
D) Pense criticamente, resolva situações-problemas, supere obstáculos e desafios e crie novas possibilidades para atuar e pensar o mundo.

O currículo é a articulação de diversos elementos e não deve ser elaborado de forma isolada. Ao tratar da organização curricular, percebe-se que nela é constituída a definição de conteúdo, os objetivos, as atividades e os métodos que serão colocados em prática na escola e podem ser organizados de acordo com série, ano e faixa etária. Quando se trata da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil estabelecem que a matrícula seja obrigatória.
Sobre a realização do atendimento, assinale a alternativa CORRETA:
A) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 3 anos para os nascidos até 30 março do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no mínimo, cinco horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a sete horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
B) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 4 anos para os nascidos até 30 de março do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no máximo, seis horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a oito horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
C) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 3 anos para os nascidos até 1 de abril do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no máximo, quatro horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a cinco horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
D) A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 4 anos para os nascidos até 31 março e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a sete horas diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.

Quando se trata da articulação da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, é importante considerar algumas especificidades, uma vez que cabem aos profissionais da educação escolar levantar possibilidades de diálogos com estas duas etapas da Educação, que apresentam suas peculiaridades educacionais, mas que estão ligadas pela obrigatoriedade em continuar o processo de desenvolvimento e aprendizagens, especialmente para que as práticas não sejam desarticuladas e as crianças sintam uma mudança abrupta de ambiente escolar.
Sobre o que é imprescindível que a gestão regule, para que o processo educativo seja dinamizado, contando com a participação e envolvimentos da comunidade escolar, assinale a alternativa CORRETA:
A) Princípios participativos e estáveis, prevendo em suas propostas o compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
B) Princípios participativos, democráticos e transformadores, prevendo em suas propostas o compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
C) Princípios patriotas, centralizados na equipe e conservadores, prevendo em suas propostas o compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
D) Princípios dominadores e estáveis, prevendo em suas propostas o sigilo de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.

Sobre o que está intimamente ligado à intencionalidade do trabalho pedagógico desenvolvido pelos educadores na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA:
A Formação humana e da identidade das crianças, pois a formação e construção do conhecimento estão ligadas às possiblidades de relações e interações que fazem no contexto social e educacional.
B Formação psicológica e emocional das crianças, pois a construção do conhecimento está ligada às possiblidades de recreação e interações que fazem no contexto familiar e educacional.
C Formação humana e da individualidade, pois a formação e construção do conhecimento não estão ligadas às frequências de relações e interações que fazem no contexto social e educacional.
D Formação psicológica e da individualidade das crianças, pois a formação e construção do conhecimento estão ligadas às possiblidades de relações e interações que fazem no contexto social e educacional.

Sobre a maneira que as crianças podem ser compreendidas nessa perspectiva, assinale a alternativa CORRETA:
A As crianças são entendidas como seres sociáveis que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento, por meio das brincadeiras, sendo essas habilidades peculiares para as aprendizagens.
B As crianças são entendidas como seres antissociais que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento em seu próprio mundo. O desenvolvimento da comunicação e da linguagem podem acontecer mais tarde.
C As crianças são entendidas como seres sociais que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento da comunicação e da linguagem, sendo essas habilidades peculiares para as aprendizagens.
D As crianças são entendidas como seres sociais que estão mergulhadas em um contexto constituído pelo desenvolvimento de dons e talentos, sendo essas habilidades peculiares para as aprendizagens.

Ao se tratar da proposta pedagógica curricular, é importante que nela esteja explícito o papel do professor, bem como quem é esse profissional em consonância com a LDBEN/1996.
Sobre as características da formação do docente, assinale a alternativa CORRETA:
A A formação de docentes para atuar no ensino fundamental de nove anos deve ser aquela oferecida em nível tecnológico ou superior, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade normal.
B A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser aquela oferecida em nível superior, em cursos de licenciatura, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
C A formação de docentes para atuar na educação infantil deve ser aquela oferecida em nível superior, em cursos de bacharelado, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal.
D A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser aquela oferecida em nível superior, em cursos de licenciatura ou bacharelado, admitindo ainda como formação específica para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade Normal.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação da Disciplina (Cod.:694392)
Peso da Avaliação 10,00
Prova 104803698
Qtd. de Questões 20
Nota 9,00
A criança já nasce em um ambiente estruturado por uma cultura que apresenta vários tipos de 
conhecimentos e valores que foram produzidos no contexto familiar, da cidade, da igreja, entre outros 
espaços. As pessoas, objetos, coisas e os fenômenos já têm nome, função, significado, utilidade que 
foram construídos ao longo dos anos pelos sujeitos que fazem parte deste espaço. A criança que chega 
ao mundo precisa adentrá-lo e constituir-se progressivamente como sujeito humano.
 
Após nascer, a criança enfrenta diversos desafios, dentre eles, precisa desempenhar um papel ativo no 
meio em que está inserida, pois isto a ajudará a se apropriar, transformar e ressignificar a realidade.
Sobre o entendimento da criança diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA: 
A Um sujeito incapaz de criar novas respostas, pois é apenas reprodutor de informações.
B Um ser em desenvolvimento, capaz de responder as situações que acerca. 
C Um sujeito capaz de assimilar e criar novas respostas para tudo que o cerca. 
D Um ser capaz de criar novas respostas e imaginar soluções para questões simples. 
O professor da Educação Infantil, ao assumir a perspectiva de que o sujeito aprende e se desenvolve 
pelas inúmeras interações, pode explorar situações de debates, pesquisas, registros escritos e/ou 
falados, observações, experiências que ampliam as possibilidades de aprendizagens.
 
A instituição de Educação Infantil assume a função educacional escolar como local de intervenção 
pedagógica profissional distinta da família. Portanto, sua atuação é para além dos cuidados primários, 
educando e ensinando intencionalmente as crianças por meio de situações lúdicas e jogos que possam 
favorecer as aprendizagens em diversas áreas do saber.
Sobre a definição da escola, assinale a alternativa CORRETA: 
( ) A escola é o local que permite à criança a construção de uma cultura, incluindo no domínio dos 
valores, da ética, da linguagem oral, escrita, tecnológica e científica.
( ) A escola é o local que permite à criança a construção dos saberes elementares, como 
autocuidado, bom comportamento e obediência.
( ) A escola é o local que permite à criança brincar, alimentar-se e ter oportunidade de acesso às 
tecnologias.
( ) A escola é o local que permite à criança o desenvolvimento da autonomia, expor a vontade 
própria, a linguagem oral e escrita.
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A V – F – F – F. 
B V – V – V – F. 
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
C V – V – F – F. 
D F – F – F – V.
Ao abordar a questão da avaliação na Educação Infantil, é importante destacar que a frequência do 
estudante não é pré-requisito para que se matricule no Ensino Fundamental, visto que a avaliação 
também não tem caráter classificatório nesta etapa.
As Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Infantil, dentre outras orientações, afirmam que 
as instituições de Educação Infantil devem criar estratégias para a avaliação dos alunos de modo que 
permita aos professores dos anos iniciais conhecerem o desenvolvimento e aprendizagem das crianças 
vindas da Educação Infantil.
 
Sobre o modo que a avaliação deve acontecer na Educação Infantil, assinale a alternativa 
CORRETA: 
A Mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, para, ao final do processo
avaliativo, atribuir um conceito, nota ou classificação. 
B Mediante o acompanhamento do seu desenvolvimento com o objetivo de promoção, para o
acesso ao Ensino Fundamental.
C Mediante registro do seu desenvolvimento, pois este é um pré-requisito para que a criança se
matricule no Ensino Fundamental. 
D Mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção,
mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental. 
O desenvolvimento do corpo na Educação Infantil se torna central no trabalho pedagógico, tendo em 
visa a promoção da liberdade e emancipação. Para trabalhar e explorar pedagogicamente este campo 
de experiência, o professor pode explorar diversas abordagens e estratégias pedagógicas, 
possibilitando brincadeiras lúdicas, explorando os movimentos.
 
Como direito de aprendizagem, as crianças devem vivenciar diferentes tipos de manifestações 
culturais. É importante que construam sua identidade, diferenciem-se dos outros enquanto sujeito, ao 
mesmo tempo em que vivem em um ambiente rico em interações sociais.Tais situações devem 
permear o cotidiano da instituição escolar através de experiências.
 Sobre estas experiências, assinale a alternativa CORRETA: 
A Dança, o teatro, a música, o audiovisual, a pintura, a modelagem, colagem, fotografia.
B Traços, sons, cores e formas.
C Potencializar aprendizagens, o respeito pelo outro, pela diversidade, esperar sua vez. 
D Passeios, leitura, trabalho em grupo, noção de tempo e espaço. 
3
4
Acerca da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, os documentos oficiais, 
especialmente na BNCC, defendem uma prática pedagógica consolidada na concepção do cuidar e 
educar, entendendo que o cuidado é parte do processo educativo de modo indissociável.
 
A Educação Infantil deve ser um ambiente para ampliar as experiências, as vivências, os 
conhecimentos, as habilidades e as aprendizagens, de modo a complementar a educação familiar.
Com base na organização da Educação Infantil, segundo a BNCC, analise as afirmativas a seguir: 
I Creche (destinado para bebês e crianças bem pequenas) e pré-escola (para crianças pequenas).
II Maternal (destinado para bebês e crianças) e ensino fundamental (para crianças pequenas).
III Berçário (destinado para bebês até 1 ano) e pré-escola (para crianças pequenas até 3 anos).
IV Creche (destinado para bebês e crianças bem pequenas) e maternal (destinado para crianças 
pequenas).
 Assinale a alternativa CORRETA: 
A Somente a afirmativa II está correta.
B As afirmativas I, II, III estão corretas. 
C Somente a afirmativa I está correta. 
D As afirmativas I, II, IV estão corretas. 
De acordo com Jean Piaget, cada sujeito constrói seu próprio conhecimento e este percurso ocorre a 
partir da interação com os outros e com o mundo dos objetos e das ideias. Assim, o currículo da 
educação infantil deve manifestar quais experimentos de aprendizagem são imprescindíveis ao 
desenvolvimento da criança, tendo em mente as principais façanhas deste período, como o andar, a 
fala, a elaboração do pensamento simbólico e a sociabilidade.
 
No momento em que a criança brinca e usa seus artifícios para investigar o mundo, passa a expandir 
seu discernimento sobre si e sobre aquele ambiente. Ela também organiza o pensamento e exercita 
suas emoções, afetividades e sensibilidade. Sobre os jogos de exercício praticados pelos bebês no 
período de 0 a 2 anos, assinale a alternativa CORRETA: 
A Reproduções dos gestos de seus pais. As crianças pequenas praticam um apanhado de condutas
que demostram sua rotina no lar e no meio familiar. 
B Reproduções dos gestos corporais e vocais de seus pares, praticando um apanhado de condutas
que colaboram ao desenvolvimento de suas potencialidades. 
C Reproduções dos gestos corporais e exercícios físicos que são praticados em vídeos infantis,
praticando um apanhado de movimentos que colaboram ao desenvolvimento corporal. 
D Reproduções das falas e gestos vocais de seus pais, professores e colegas, praticando repetições
que em nada contribuem para seu real desenvolvimento cognitivo.
5
6
Constituir-se como sujeito nas relações com o outro é um processo gradativo, progressivo, na medida 
em que mobiliza saberes e conhecimentos de forma crítica, ativa, questionadora, reflexiva, em busca 
de uma autonomia moral. Essa autonomia construída na Educação Infantil requer do professor 
possibilitar e oferecer referências que permitam às crianças tornarem cada vez mais protagonistas de 
suas ações.
 
A capacidade de compreender e representar o mundo por meio dos símbolospermite a criança agir 
sobre o mundo não apenas de forma física, mas também de maneira simbólica.
Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA: 
A Processo de interações biológica e cultural no qual ocorrem construções marcantes no
desenvolvimento dos sujeitos, de modo que passam a verbalizar e compartilhar os significados. 
B Processo de interações biológica e afetiva no qual ocorrem construções irrelevantes no
desenvolvimento dos sujeitos, porém passam a verbalizar e compartilhar os significados..
C Processo de interações biológica e cultural no qual ocorrem construções marcantes no
desenvolvimento dos sujeitos, de modo que passam a expressá-las por meio de desenhos
D Processo de interações simbólica e afetiva no qual ocorrem construções marcantes no
desenvolvimento social, de modo que passam a verbalizar e compartilhar os significados. 
A criança é um sujeito histórico e de direitos, conforme define as Diretrizes Curriculares Nacionais 
para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). Desse modo, é importante pensar no ambiente da 
Educação Infantil como sendo rico em interações, relações práticas, cotidianas, em que o indivíduo 
brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos 
sobre a natureza e sociedade, produzindo cultura.
 
FONTE: BRASIL. Indicadores da qualidade na Educação Infantil. Ministério da Educação. Secretaria 
da Educação Básica. MEC/SEB, 2009.
 
A BNCC consiste em um documento oficial que norteia a elaboração de currículos e estabelece 
direitos de aprendizagem e desenvolvimento que devem ser considerados na Educação Infantil.
 Sobre o objetivo do direito de explorar, assinale a alternativa CORRETA:
A Por meio de atividades propostas pelo educador, na vida cotidiana, em diversos ambientes,
contextos, utilizando e desenvolvendo diferentes linguagens. 
B Por meio do diálogo a suas emoções, sentimentos, hipóteses, emoções, dúvidas, descobertas por
meio da linguagem. 
C Os relacionamentos por meio do diálogo a suas emoções, sentimentos, hipóteses, emoções,
dúvidas, descobertas por meio da linguagem.
D
 Por meio dos movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções,
transformações, relacionamentos, em suas diversas modalidades: as artes, escrita, ciência e a
tecnologia. 
O Projeto Político Pedagógico tem sua construção fundamentada nos princípios da coletividade, no 
diálogo e no envolvimento da comunidade escolar. Um de seus objetivos tem o anseio de encontrar 
caminhos para solucionar os entraves que permeiam a realidade escolar.
 
7
8
9
A construção de um projeto pedagógico escolar, seja para Educação Infantil e ou para o Ensino 
Fundamental, constitui-se em passo importante para a instituição escolar, visto que define os 
objetivos, descreve os passos, ações e estratégias para alcançá-los.
De acordo com o necessário para essa construção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas:
 ( ) Projetar ações para o futuro, com base na realidade e na busca de realizações possíveis.
( ) Projetar ações para o futuro, entretanto a realidade não implica para tal construção.
( ) Projetar ações imediatas, rompendo com o passado e desconsiderando a realidade do presente.
( ) Projetar ações para o futuro, com base em planos anteriores e na busca de realizações possíveis. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: 
A F – F – F – V.
B V – F – F – F. 
C V – V – F – F. 
D F – V – F – F. 
É importante repensar o papel da Educação Infantil, especialmente ao romper com o caráter 
meramente assistencialista que priorizava apenas o cuidado em detrimento do ensinar. O desafio 
consiste em colocar a criança como sujeito histórico, produtora de conhecimento e cultura. Pensar 
nessa proposta consiste em ir além do pensamento meramente prático, é olhar a concepção filosófica 
do sujeito que constrói o conhecimento.
 
As experiências culturais selecionadas para o currículo de uma instituição de educação infantil devem 
mobilizar a atenção para ampliar as aprendizagens, inclusive a imaginação, pois ao favorecê-la se 
estimula o desenvolvimento da criança. Sobre o que se espera que a criança faça diante de maiores 
oportunidades de aprendizagens, assinale a alternativa CORRETA:
A Pense amistosamente e seja imparcial ao resolver situações-problemas, supere obstáculos e
desafios e atue pacificamente diante das necessidades do mundo.
B Pense criticamente, resolva situações-problemas, supere obstáculos e desafios e crie novas
possibilidades para atuar e pensar o mundo. 
C Pense criticamente, aponte problemas existentes, supere obstáculos e desafios, crie novas
possibilidades para atuar e pensar o mundo. 
D Pense sem apontar defeitos ou fazer críticas, aponte problemas existentes, crie novos caminhos
para atuar e solucionar os problemas do mundo.
O currículo é a articulação de diversos elementos e não deve ser elaborado de forma isolada. Ao tratar 
da organização curricular, percebe-se que nela é constituída a definição de conteúdo, os objetivos, as 
atividades e os métodos que serão colocados em prática na escola e podem ser organizados de acordo 
com série, ano e faixa etária.
 
Quando se trata da Educação Infantil, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil 
estabelecem que a matrícula seja obrigatória. Sobre a realização do atendimento, assinale a alternativa 
CORRETA: 
10
11
A
A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 4 anos para os nascidos até 30 de
março do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no máximo,
seis horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a oito horas
diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição.
B
 A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 3 anos para os nascidos até 1 de
abril do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no máximo,
quatro horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a cinco horas
diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. 
C
 A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 3 anos para os nascidos até 30
março do ano que ocorrer a matrícula e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no mínimo,
cinco horas diárias e, em tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a sete horas
diária, compreendendo o tempo total que a criança permanece na instituição. 
D
 A matrícula obrigatória na Educação Infantil se dá a partir dos 4 anos para os nascidos até 31
março e o atendimento em tempo parcial à jornada de, no mínimo, quatro horas diárias e, em
tempo integral, à jornada com duração igual ou superior a sete horas diária, compreendendo o
tempo total que a criança permanece na instituição. 
A escola é um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão de 
forma individual e coletiva na sociedade e ao construir um projeto pedagógico escolar, seja para 
educação Infantil ou para o Ensino Fundamental, constituir-se-á em um documento importante para a 
instituição escolar, visto que definirá os objetivos, descreverá os passos, ações e estratégias para 
alcançá-los.
 
Acerca das propostas pedagógicas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) trata 
em seu art. 12 que os estabelecimentos de ensino terão como incumbência elaborar e executar sua 
Proposta Pedagógica.
 Sobre a conclusão da interpretação do art. 12, assinale a alternativa CORRETA: 
A Cabe aos professores participarem deste processo de elaboração. 
B Cabe ao conselho de classe participar deste processo de elaboração. 
C Cabe aos alunos participarem deste processo de elaboração. 
D Cabe à equipe pedagógica participar deste processo de elaboração.
Quando se trata da articulação da Educação Infantil e o Ensino Fundamental, é importante considerar 
algumas especificidades, uma vez que cabem aos profissionais da educação escolar levantar 
possibilidadesde diálogos com estas duas etapas da Educação, que apresentam suas peculiaridades 
educacionais, mas que estão ligadas pela obrigatoriedade em continuar o processo de 
desenvolvimento e aprendizagens, especialmente para que as práticas não sejam desarticuladas e as 
crianças sintam uma mudança abrupta de ambiente escolar.
 
Articular as etapas da educação é pressupor acordo, reuniões, diálogos entre as instituições que 
oferecem a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Sobre o que é imprescindível que a gestão regule, para que o processo educativo seja dinamizado, 
contando com a participação e envolvimentos da comunidade escolar, assinale a alternativa 
CORRETA: 
12
13
A
 Princípios patriotas, centralizados na equipe e conservadores, prevendo em suas propostas o
compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em
princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a
qualidade do trabalho.
B
 Princípios participativos e estáveis, prevendo em suas propostas o compartilhamento de
informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam
para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
C
 Princípios dominadores e estáveis, prevendo em suas propostas o sigilo de informações,
transparência em todo processo, baseando a gestão em princípios que contribuam para o
envolvimento de todos, para formação do profissional e a qualidade do trabalho.
D
 Princípios participativos, democráticos e transformadores, prevendo em suas propostas o
compartilhamento de informações, transparência em todo processo, baseando a gestão em
princípios que contribuam para o envolvimento de todos, para formação do profissional e a
qualidade do trabalho. 
É muito importante lembrar que antes mesmo de falar as primeiras palavras, o bebê estabelece trocas 
que revelam o seu desenvolvimento, como, por exemplo, o sorriso, balbucio, gestos que vão se 
constituindo em significados com as respostas do outro. Para Lima (2001), essas relações se dão nos 
atos de educar e cuidar que são presentes na Educação Infantil.
 
FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 
2001.
 
Ao se tratar das questões relacionadas à corporeidade, cabe ao professor da Educação Infantil estar 
sensível e aberto para construções afetivas, de forma que utilizem uma linguagem adequada, 
transmita carinho e segurança.
Sobre o que está intimamente ligado à intencionalidade do trabalho pedagógico desenvolvido pelos 
educadores na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA: 
A
 Formação humana e da identidade das crianças, pois a formação e construção do conhecimento
estão ligadas às possiblidades de relações e interações que fazem no contexto social e
educacional. 
B Formação psicológica e emocional das crianças, pois a construção do conhecimento está ligada às
possiblidades de recreação e interações que fazem no contexto familiar e educacional. 
C Formação humana e da individualidade, pois a formação e construção do conhecimento não estão
ligadas às frequências de relações e interações que fazem no contexto social e educacional. 
D
 Formação psicológica e da individualidade das crianças, pois a formação e construção do
conhecimento estão ligadas às possiblidades de relações e interações que fazem no contexto
social e educacional.
A organização curricular na Educação Infantil é estruturada pela BNCC (BRASIL, 2017), em cinco 
campos de experiência, tendo em vista que os eixos estruturantes do trabalho pedagógico são as 
interações e brincadeiras, de modo que os direitos de aprendizagem sejam assegurados.
 
FONTE: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
 
14
15
A BNCC estrutura a organização dos currículos na Educação Infantil. Cada campo de experiência se 
organiza em colunas, referentes aos grupos por faixa etária, de forma que estão detalhados os 
objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Assim, em cada linha da coluna os objetivos são 
definidos para os diferentes grupos etários.
Segundo essa definição da parte EI03ET01, assinale a alternativa CORRETA: 
A Indica a etapa de desenvolvimento da criança da Educação Infantil. 
B Indica o campo de experiência.
C Indica a habilidade na numeração exponencial do campo de experiência.
D Indica a faixa etária da Educação de Jovens e Adultos.
A escola é concebida como espaço em que esses saberes devem ser compartilhados, assumindo um 
papel social importante na humanização dos sujeitos. Assim, ao professor, adulto, cabe promover 
interações que sejam intencionais para promoção de aprendizagens, que não sejam apenas vivências 
da vida cotidiana e que as crianças na Educação Infantil tenham acesso ao conhecimento e a cultura 
que foi produzida e acumulada ao longo dos anos.
 
Pensar na experiência infantil como fator do desenvolvimento requer superar a ideia de que as 
crianças pouco participam do próprio processo de socialização. A socialização infantil consiste na 
ação da criança de forma interativa, por meio da apropriação de informações do mundo adulto para 
compreender seus próprios interesses enquanto criança.
 
Sobre a maneira que as crianças podem ser compreendidas nessa perspectiva, assinale a alternativa 
CORRETA: 
A
 As crianças são entendidas como seres sociáveis que estão mergulhadas em um contexto
constituído pelo desenvolvimento, por meio das brincadeiras, sendo essas habilidades peculiares
para as aprendizagens. 
B
 As crianças são entendidas como seres sociais que estão mergulhadas em um contexto
constituído pelo desenvolvimento de dons e talentos, sendo essas habilidades peculiares para as
aprendizagens.
C
As crianças são entendidas como seres antissociais que estão mergulhadas em um contexto
constituído pelo desenvolvimento em seu próprio mundo. O desenvolvimento da comunicação e
da linguagem podem acontecer mais tarde. 
D
 As crianças são entendidas como seres sociais que estão mergulhadas em um contexto
constituído pelo desenvolvimento da comunicação e da linguagem, sendo essas habilidades
peculiares para as aprendizagens. 
A prática pedagógica deve ser permeada de situações em que as brincadeiras promovam a 
aprendizagem das práticas sociais e também conhecimentos científicos e culturais. É importante 
proporcionar para crianças atividades que possibilitem explorar o seu corpo, o ambiente, os recursos 
pedagógicos, a natureza, a música, as artes e outros.
 
16
17
A brincadeira desempenha um importante papel no contexto da Educação Infantil, especialmente por 
ser um eixo estruturante da prática pedagógica, conforme prescrito nas Diretrizes Curriculares 
Nacionais para a Educação Infantil.
Sobre o que cabe ao professor, assinale a alternativa CORRETA: 
A Executar a tarefa de trabalhar o corpo da criança, os seus sentidos e a motricidade. 
B Realizar brincadeiras que auxiliem na realização das tarefas e no desenvolvimento da
coordenação motora. 
C Realizar a tarefa de trabalhar o esquema corporal, a coordenação motora e os órgãos dos
sentidos.
D Executar a tarefa de trabalhar o esquema corporal da criança por meio de desenhos e músicas. 
O planejamento das ações pedagógicas é importante para nortear o cuidado e a educação das crianças 
pequenas, pois através dele se revelam as concepções acerca da criança, da Educação Infantil, da 
aprendizagem, bem como a intencionalidade do trabalho. As ações desenvolvidas pela professora em 
sua prática pedagógica no berçário precisam revelar, dentre tantos fatores, que as crianças são sujeitos 
sociais, cidadãs de pouca idade e que apresentam características específicas do seu desenvolvimento.
 
Os objetivos explicitados no planejamento pedagógico precisam contemplar as interações e 
brincadeiras. Com base no que se espera do ambiente escolar, compreendendo que a aprendizagem e 
o desenvolvimento se constituem na medida em que os conhecimentos são mediados pelas múltiplaslinguagens, analise as afirmativas a seguir:
 
I O ambiente deve ser permeado por estímulos lúdicos, afetivos e prazerosos, de modo que 
possibilitem um clima de experiências significativas.
II O ambiente deve ser permeado por estímulos visuais e sensoriomotores, priorizando a 
brincadeira, de modo que possibilitem um clima divertido e sem regras.
III O ambiente deve ser permeado por regras de comportamento. Nesse sentido, a afetividade deve 
ser deixada de lado, priorizado os papéis de professor e aluno.
IV O ambiente deve ser permeado por tarefas tradicionais e atividades que reproduzam os valores 
da sociedade, de modo que possibilitem um clima de experiências significativas.
 Assinale a alternativa CORRETA: 
A As afirmativas III e IV estão corretas. 
B A Somente a afirmativa I está correta. 
C Somente a afirmativa IV está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas. 
“Quando há planejamento da ação pedagógica escolar, o currículo se concretiza na escola, uma vez 
que planejar é tecer um projeto que contemple as atividades de ensino e aprendizagem de forma 
intencional, envolvendo valores, atitudes e conteúdo. É importante destacar que o planejamento 
escolar não é feito individualmente, uma vez que deve representar as aspirações e planos de uma 
comunidade na qual se insere.”
 
18
19
FONTE: LIBÂNEO, J.C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Heccus.6ª ed.rev. e ampl. 
SP, 2013.304 p.
 
Ao abordarmos as características do currículo, cabe destacar que este se constitui no elemento nuclear 
do projeto pedagógico, ou seja, é ele que viabiliza os processos de ensino e de aprendizagem.
Com base no que é definido no currículo, analise as afirmativas a seguir:
 
I O que ensinar, o para quê ensinar.
II Os desdobramentos necessários que se materializam em intenções e orientações que estão previstas 
no projeto, em forma de objetivos e conteúdos.
III Como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática.
IV Os interesses dos educadores, daqueles que trabalham na escola, contudo não representa as crenças 
e valores de todos que compõe a comunidade escolar.
 
 Assinale a alternativa CORRETA: 
A As alternativa I, II e III estão corretas. 
B As afirmativas I e III estão corretas. 
C Somente a afirmativa III está correta.
D Somente a afirmativa I está correta. 
Ao abordar pontos importantes sobre o currículo na Educação Infantil e Anos Iniciais, é importante 
ressaltar alguns princípios que devem nortear sua elaboração, implementação, avaliação e 
reelaboração das propostas pedagógicas da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Assim, conduzir 
as formas de elaboração do documento curricular deve acontecer de modo que envolva os 
professores, coordenadores e outros profissionais, crianças, pais e comunidade em geral.
 
Ao se tratar da proposta pedagógica curricular, é importante que nela esteja explícito o papel do 
professor, bem como quem é esse profissional em consonância com a LDBEN/1996.
Sobre as características da formação do docente, assinale a alternativa CORRETA:
A
 A formação de docentes para atuar na educação infantil deve ser aquela oferecida em nível
superior, em cursos de bacharelado, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do
magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade
Normal. 
B
A formação de docentes para atuar no ensino fundamental de nove anos deve ser aquela oferecida
em nível tecnológico ou superior, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do
magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade
normal.
C
A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser aquela oferecida em nível
superior, em cursos de licenciatura ou bacharelado, admitindo ainda como formação específica
para o exercício do magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível
médio, na modalidade Normal. 
D
 A formação de docentes para atuar na educação básica deve ser aquela oferecida em nível
superior, em cursos de licenciatura, admitindo ainda como formação mínima para o exercício do
magistério na Educação Infantil e Anos Iniciais, àquela oferecida em nível médio, na modalidade
Normal. 
20
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina