Buscar

PORTIFOLIO EM GRUPO

Prévia do material em texto

3
Sistema de Ensino Presencial Conectado
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
cleides silva de matos correia
Fernanda Souza morais pereira 
maraiZA RIBEIRO mARQUES
VIVIANE ROSA DOS SANTOS
GESTÃO EMPRESARIAL
2015
cleides silva de matos
Fernanda Souza morais pereira 
maraiZA RIBEIRO mARQUES
VIVIANE ROSA DOS SANTOS
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho de Ciências contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, para a obtenção de nota do 4º semestre na disciplina de Gestão Empresarial.
Orientador: Prof. Denis Okubo Saito
Niquelândia
2015
SUMÁRIO
1. INTRUDUÇÃO	4
2. PESQUISA EMPIRICA 	5
2.1 Cadastro	5
3. CONSIDERAÇÕES DA PESQUISA	6
CONCLUSÃO	12
REFERENCIAS	13
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado com base em uma pesquisa na empresa AQUARELA PAPEPARIA LTDA, no ramo de papelaria, que é localizada em Niquelândia – GO, com base no tema de gestão empresarial.
Tem como objetivo analisar a gestão empresarial dessa empresa, ver o andamento da área administrativa e contábil, fazendo uma analise das ferramentas que a empresa utiliza se são suficientes ou não, e na sugestão de novas ferramentas de trabalho que possa auxiliar em sua rotina.
O trabalho está organizado em partes, inicia-se com uma pesquisa sobre a empresa, com detalhes sobre a formação do nome até administração contábil e como sequencia fazendo algumas considerações a respeito da pesquisa realizada com sugestões e opiniões.
Através dessa pesquisa podemos analisar o andamento dessa empresa juntamente com a chance de crescimento mais também analisando os riscos.
2. PESQUISA EMPÍRICA
a empresa escolhida foi AQUARELA PAPEPARIA LTDA, localizada na Av. Brasil Nº 117 setor Bela Vista, Niquelândia – GO, tendo a frente da administração Meire Cristiane Silva de Matos Correa.
2.1 Cadastro
Empresa AQUARELA PAPELARIA LTDA, exercendo o ramo de atividade de papelaria, atuando da área desde 2011, sendo um total de quatro anos.
As atividades estão distribuídas da seguinte forma:
A administração contábil da empresa é terceirizada, sendo assim realizada fora da empresa.
Um dos principais riscos que a empresa enfrenta no exercício de suas atividades é que ainda usa o método de nota promissória, assim aumentando o risco de inadimplência em seu estabelecimento.
Os funcionários não tem conhecimento sobre á atuaria.
A empresa utiliza o fluxo de caixa como uma ferramenta fundamental para uma melhor administração de seu estabelecimento e também um controle de estoque simples, assim tornando se mais fácil o controle de entrada e saída de seus produtos.
O orçamento é muito importante na realização de cotação de preços, pois é através dele que encontramos o lugar mais acessível a serem realizadas as compras dos materiais a serem revendidos. A empresa utiliza o método de procura de oferta como base de seus orçamentos.
O tipo de societário adotado pela empresa é a LTDA, pois é permitido ter sócios. O nome da empresa é composto por denominação, porque referisse ao ramo de atividade da empresa. 
3. CONSIDERAÇÕES DA PESQUISA
A empresa escolhida segundo a entrevista nos pareceu muito bem estruturada, e com poucas chances de riscos, pois é um ramo de atividade muito procurado pelo público principalmente em época de voltas aulas e a empresa também trabalha com brinquedos e entre outros acessórios, que atrai o público também em outras datas como dia das crianças, aniversário final de ano e etc.
Em relação à ausência de conhecimento na área de atuaria é uma pena, porém traria muito mais segurança e mais estabilidade para a empresa assim podendo ajudar muito na gestão financeira e análise de riscos procurando sempre um ponto estratégico para se destacar entre os concorrentes.
Perante a ferramenta que a empresa utiliza que é o fluxo de caixa é uma ferramenta ótima, que ajuda a acompanhar todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa por determinado período de tempo. Com isso, é possível não somente compreender sua capacidade de honrar os compromissos imediatos assumidos, como também fazer projeções para a análise de diferentes cenários.
Porém há outras ferramentas que também seriam muito úteis para a empresa como:
DRE (Demonstração do Resultado do Exercício): Ainda que operar com o fluxo de caixa negativo não seja a situação ideal, muitas empresas conseguem gerar lucro mesmo quando se encontram nessa situação. Por isso, para complementar o fluxo de caixa, uma importante ferramenta a ser adotada é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
A DRE pode ser feita em uma planilha ou software financeiro para do faturamento bruto os impostos, custos operacionais, contribuições, participações e outras despesas, permitindo que o empresário conheça o resultado líquido da empresa em determinado período de avaliação.
Sistemas de cobrança: Emitir notas fiscais, gerar boletos para pagamento e cobrar clientes pode ser uma tarefa difícil para os empresários que ainda estão começando suas atividades. Por isso, as ferramentas que automatizam o processo de cobrança tornam o controle financeiro muito mais fácil, não somente pela redução de tarefas manuais, como também pela alimentação automática das informações financeiras da organização.
Para empresas SaaS (Software as a Service), a ferramenta se torna ainda mais importante, devido ao volume de recebíveis mensais, em datas diferentes. Isso auxilia no controle das inadimplências, o que favorece a saúde financeira do negócio.
Software financeiro na nuvem: Hoje, o mercado tecnológico oferece um grande leque de ferramentas on-line para o controle financeiro da empresa. Já existem muitos aplicativos eficazes para esse fim, sendo alguns gratuitos, inclusive, e com armazenamento de informações na nuvem – o que favorece a análise de informações em qualquer local que o empreendedor esteja. Além disso, esses sistemas também facilitam processos como o de emissão de boletos e notas fiscais, pagamento e recebimento de contas, gestão de estoque, entre outros. Veja alguns exemplos:
Conta Azul – Gestão e controle financeiro
Superlógica – Gestão de Assinaturas e Controle Financeiro
ZeroPaper – Gestão e Controle Financeiro
Organizze – Sistema de gestão financeira para empresas e pessoas físicas
Orçamento: Mais próximo da realidade de muitos empresários, o orçamento é outra excelente ferramenta para controlar as finanças de forma descomplicada. Com ele, a empresa pode planejar os recursos disponíveis para produtos, serviços, unidades, setores, projetos ou processos específicos, garantindo que suas equipes e gestores os utilizem com consciência e não prejudiquem as finanças da empresa agindo de forma isolada.
Uma ótima opção de software para Gestão Orçamentária é o Treasy. Com ele é possível construir um orçamente empresarial de forma colaborativa e confrontar os resultados mensalmente com o que foi planejado, identificando com facilidade onde estão os desvios e podendo realizar ajustes antes que sua empresa saia dos trilhos.
Engana-se quem pensa que os profissionais responsáveis pelo controle financeiro de uma empresa devem trabalhar somente durante a abertura do negócio. Contadores e administradores podem fazer toda a diferença para que o sucesso da empresa chegue no tempo planejado ou para oferecer consultoria em momentos de reestruturação. Portanto, não hesite em buscar por fornecedores reconhecidos no mercado, que contem com especialistas preparados para boas orientações.
As ferramentas citadas a cima ajudam muito no dia a dia de qualquer empresa sendo pequeno ou grande porte auxiliando na gestão financeira, e assim tento uma visão clara do andamento do seu empreendimento, podendo tomar ações preventivas e não corretivas evitando riscos futuros.
O orçamento também é muito importantee muitas das vezes tomamos decisões sem se quer fazer uma analise, são costumes fazem muita diferença se for mudado principalmente na analise de custos.
A sobrevivência de varias empresas e grandes organizações dependem muitas às vezes de um bom planejamento, pois é um processo construtivo para todos os negócios, assim para um bom planejamento existem varias ferramentas e o orçamento vem como uma ferramenta importantíssima.
O orçamento empresarial ganhou destaque entre os anos 1950 e 1960, quando empresas fortes no mercado começaram a utilizar o orçamento em suas operações e com isso se expandiu mundialmente. As principais etapas para uma empresa elaborar o orçamento empresarial são: orçamento de vendas, orçamento de produção ou fabricação, orçamento dos custos de matéria-prima, orçamento dos custos de mão-de-obra direta, orçamento dos custos indiretos de fabricação, despesas de vendas e administrativas, projeção dos financeiros.
Orçamento Estático: Tem como objetivo focar nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda, fica estático, parado, permanece sem alterações desde seu princípio. Esse tipo de orçamento não se ajusta a mudanças.
É aplicado mais em Funções administrativas
Orçamento Flexível: Originou-se inicialmente na década de 70, na Alemanha por Kilger e Plaut (GPK), englobando dois princípios básicos: controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. Com o objetivo de servir para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.
Esse tipo de orçamento avalia e controla os custos de despesas operacionais e de fabricação.
Orçamento Rolling ou Contínuo: Tem o objetivo de analisar naquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses, sendo que se pode revisa-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente, resultando em um orçamento mais claro e detalhado.
É utilizado em empresas que trabalham com produtos com ciclo de vida reduzido e processos que necessitam de rapidez nas mudanças.
Orçamento Beyond Budgeting: Foi criado por um grupo de 60 empresas, no ano de 1998, do qual os empresários renunciaram o orçamento tradicional e apostaram na flexibilidade e descentralização dos gestores. O objetivo principal é criar um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, isso requer liderança e visão. O orçamento é projetado a médio e longo prazo, em torno de 18 meses.
Aplicasse em fábricas e bancos.
Orçamento Ajustado: Seu objetivo é a organização obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis. O orçamento fica modificado a partir do orçamento inicial.
Orçamento Base Zero (OBZ): Chamada de orçamento baseada em riscos, a primeira formalização ocorreu em 1960, no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, portanto somente em 1970 ocorreu a implementação na Divisão de Assessoria e Pesquisa da Texas Instruments, e a primeira publicação foi realizada nos meses de novembro e dezembro do mesmo ano. Seu objetivo é examinar o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias, sendo assim, o OBZ leva mais tempo para sua elaboração e contrapartida conduz a um resultado acertado. Temos os tipos de perguntas que ao elaborar o OBZ devemos analisar: O que gastar? Quanto gastar? Como gastar? Onde gastar? Por que gastar?
É utilizada em atividades industriais, comerciais e de serviço, com ou sem fins lucrativos.
Controle Matricial: Serve para controlar os custos da organização, de tal forma como é chamada, matricial, que são analisados o orçamento através de linhas e colunas, para assim estar mais preparada para o mercado competitivo.
É aplicada no controle de todas as despesas de qualquer empresa, de qualquer ramo.
São vários os tipos de orçamentos, cabe a cada departamento ou estabelecimento optar por um especifico em área.
Na opinião do grupo em relação ao tipo de orçamento a ser utilizado pela empresa como uma sugestão seria o orçamento flexível, assim poderia controlar o calculo de custo dos produtos a ser revendidos auxiliando na hora certa de colocar promoções para atrair novos clientes sem correr risco atingindo suas metas e influenciando seus funcionários a dar sempre o melhor de si, pois um bom atendimento como uma boa produção vale muito e tem um retorno significativo não só para o funcionário mais como para a empresa também.
4. CONCLUSÃO
Esse trabalho foi abordado com base em uma pesquisa com uma empresa no ramo de papelaria, fazendo uma analise em sua administração contábil, podendo assim concluir algumas falhas, mas como todo estabelecimento pode ser corrigido, porem tendo um bom desenvolvimento em seu ramo buscando sempre a melhor forma de manter-se no mercado de trabalho mesmo em baixa temporada.
Conseguimos cumprir os objetivos desejados através da pesquisa de campo e também analisando a grande concorrência no ramo de papelaria que existe na cidade de Niquelândia, pois cada vez está mais difícil se manter no mercado de trabalho e nessa busca por se manter muitas empresas acabam fechando as portas.
Este trabalho foi muito importante, pois podemos olhar mais afundo o que acontece dentro de uma empresa, e que ainda falta a busca por melhorias, ou melhor, dizendo ferramentas que facilitem o próprio dia a dia do dono do estabelecimento facilitando a analise de custos e riscos de sua empresa. 
REFERÊNCIAS
Biblioteca Virtual Unopar
Empresa AQUARELA PAPEPARIA LTDA
Pesquisa no site Syhus – Inteligência Financeira com acesso em 21/10/2015: http://www.syhus.com.br/2014/08/05/5-ferramentas-para-ajudar-fazer-controle-financeiro-da-sua-empresa/

Continue navegando