Buscar

Caso clínico 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Microbiologia Clínica – Professor Krain Melo
Nome: Elzane Rodrigues 
Turma8º A
Turno: noturno 
Curso: Farmácia
CASO CLÍNICO 3:
No antibiograma, pelo método de difusão, o antibiótico presente nos discos se difunde no meio de cultura sólido, atingindo concentrações decrescentes em torno do disco. A presença ou ausência de crescimento em torno dos discos é interpretada, respectivamente, como resistência ou susceptibilidade do microrganismo ao antibi- ótico. As colônias no halo de inibição de crescimento são de bactérias mutantes resistentes à ação do antibiótico. Esses mutantes existem normalmente na população bacteriana devido a mutações espontâneas e o seu aparecimento não é induzido, e sim favorecido, pela pressão seletiva. Tendo tais informações em vista, deve-se observar o crescimento bacteriano, principalmente nas áreas ao redor dos discos de antimicrobianos, e medir o diâmetro dos halos de inibição do crescimento bacteriano. A interpretação dos dados é feita com o auxílio de um quadro padroinzado, o qual expressa a zona de inibição em mm, levando em consideração a carga antibiótica dos discos, sua difusibilidade e peso molecular (foto 1 - resultado).
Na amostra de um paciente com infecção causada por Staphylococcus aureus, utilizaram-se os seguintes antibióticos: 1.Cloranfenicol 2.Norfloxacina 3.Gentamicina 4. Ampicilina 5.Penicilina.
Foto 1
Na foto, vemos os resultados de alos de inibição de crescimento para Staphylococcus aureus utilizando-se diferentes tipos de antimicrobianos. Interprete as inibições/halos formados descrevendo a relação dos antibióticos com a bactéria. Pesquise ainda o perfil de susceptibilidade da mesma para os diferentes agentes antimicrobianos.
Resposta: Observa se um halo de crescimento bacteriano nos antibióticos 1.Cloranfenicol 2.Norfloxacina 3.Gentamicina nesse caso da para observar que a bactéria ficou sensível com esses antibióticos, teve uma pequena alteração ao redor delas. Com o antibiótico ampicilina o microrganismo é mais resistente. Sobre a penicilina não foi notado nenhum halo de inibição, significa que não há relação alguma de sinergismo e que a bactéria é resistente ao medicamento.
A resistência a antibióticos é inevitável e irreversível, é uma consequência natural da adaptação da célula bacteriana a exposição aos antibióticos resistência antimicrobiana tornou-se um dos principais problemas de saúde publica, afetando vários países, ricos ou não, seu uso indevido vem aumentando o número de germes resistentes e esse uso excessivo é que torna isso como um dos principais fatores que contribuem para resistência bacteriana.
A tabela abaixo demonstra zona de inibição em mm dos microrganismos em relação ao antibiótico
	Antibacteriano
	Concentração
	Resistência
	Intermediário
	Sensível
	Ampicilina
	30 mcg
	14 ou menos
	15-16
	17 ou mais
	Clorafenicol
	30 mcg
	12 ou menos
	13-17
	18 ou mais
	Norfloxacina
	10 mcg
	12 ou menos
	13-16
	18 ou mais
	Gentamicina
	10mcg
	12 ou menos
	13-14
	15 ou mais
	Penicilina
	10 mcg
	11 ou menos
	12-21
	22 ou mais

Outros materiais