Buscar

OBJETIVA PESQUISA 80

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
De acordo com o que vimos sobre ESTRATÉGIA COMPETITIVA/ VANTAGEM COMPETITIVA, observe as sentenças abaixo, assinalando V para verdadeiro e F para Falso e após selecione a alternativa correta:
I- Estratégia competitiva é uma combinação das metas e das políticas adotadas para atingi-las.
II- Estratégia competitiva é o diferencial, a vantagem competitiva sustentável das organizações.
III- A vantagem competitiva de uma empresa significa que esta possui um composto mercadológico considerado pelos mercado-alvo melhor do que o de seus concorrentes.
IV- A vantagem competitiva tem origem em uma competência sustentável (e de difícil imitação) pelo maior tempo possível. Quando pensamos em algumas marcas ou em alguns produtos, logo os associamos a alguma característica que os diferencie.
É correto afirmar:
	A	
Apenas as sentenças I e II estão corretas;
	B	Apenas as sentenças II e III estão corretas;
	C	Apenas as sentenças III e IV estão corretas;
	D	As sentenças I, II, III e IV estão corretas;
Questão 2/10
Na fase da Introdução, a empresa deve investir em planejamento e as vendas costumam ser baixas, exigindo altos investimentos em comunicação, pois o produto ou serviço pode estar entrando, por exemplo, em segmentos nos quais não existe demanda.
Observe a estratégia citada abaixo e após selecione a alternativa correta:
“Lançamento de um produto novo a um preço alto e com muita promoção (como o mercado potencial ainda não conhece o produto, ele paga o preço pedido para tê-lo após conhecê-lo).”
	A	
Skimming rápido
	B	
Skimming lento
	C	
Penetração rápida
	D	Baixa penetração
A análise ambiental é um processo de identificação dos fatores internos e externos que podem afetar o sucesso do marketing. Ou seja, é a avaliação, a interpretação e a distribuição de informação sobre os elementos ambientais para todos os empregados da organização. Nesse processo, são examinados os efeitos que o marketing tem sobre fatores que estão do lado de fora da organização. Responda: quais são estes fatores? Assinale a alternativa correta:
I- Fatores sociais e políticos;
II- Econômicos e competitivos;
III- Tecnologia;
IV- Aparelhos eletrônicos;
É correto afirmar:
	A	
Apenas as sentenças I e II estão corretas;
	B	Apenas as sentenças II e III estão corretas;
	C	Apenas as sentenças I, II e III estão corretas;
	D	Apenas a sentença IV está correta;
Questão 4/10
De acordo com a abordagem do ciclo de vida do produto, de Michael Porter, os produtos também morrem, passando por estágios distintos. Sobre essa matriz de análise, observe as sentenças abaixo assinalando V para Verdadeiro e F para Falso e após selecione a alternativa correta:
( ) Na fase da Introdução, a empresa deve investir em planejamento e as vendas costumam ser baixas, exigindo altos investimentos em comunicação.
( ) Na fase de Crescimento é aquela na qual a empresa deve tirar proveito da rentabilidade, além de ser rápida, é também nessa fase que surgem potenciais concorrentes.
( ) Na fase de Maturidade, o crescimento se dá em ritmo acelerado, com tendência a aumentar, e o número de concorrentes é elevado, esse é o momento em que a empresa deve apostar em inovação e reposicionamento dos seus produtos.
( ) Na fase de Declínio as vendas caem, o lucro desaparece e traz o desafio do abandono do produto, que deve ocorrer de maneira estratégica.
( ) Na fase de Inovação, o crescimento se dá em ritmo acelerado, com tendência a aumentar.
	
	A	V-V-V-V-F
	B F-F-F-V-V
	C V-F-V-F-V
	D	F-V-V-F-F
Questão 5/10
(ENADE 2012) A fim de ampliar as vendas de uma rede de lojas de calçados e implementar uma solução de Customer Relationship Management (CRM) na rede, foram realizadas as seguintes ações: primeiramente, decidiu-se recompensar os clientes que compravam com maior frequência, com vistas a um aumento na taxa
de retenção de clientes; em seguida, os colaboradores da rede foram capacitados, sendo seus papéis e funções atualizados; posteriormente, realizou-se o levantamento e a documentação dos processos de atendimento aos clientes; e, por último, efetuou-se a compra da solução de CRM. Com base na situação apresentada acima, avalie as afirmações a seguir.
I. A execução da metodologia de implantação de CRM inverteu a ordem de etapas, visto que a compra da solução de CRM deve ser uma das primeiras ações a serem implementadas e não a última.
II. A atualização e a capacitação dos colaboradores são procedimentos apropriados para se implantar uma mudança tecnológica significativa na rede de lojas.
III. O mapeamento dos processos de atendimento aos clientes é uma etapa necessária para a implantação da solução de CRM, uma vez que permite a identificação das atividades que podem ser mais eficientes ou eliminadas com o uso da tecnologia.
 
É correto o que se afirma em:
	A	
I, apenas.
	B	
III, apenas.
	C	
I e II, apenas.
	D	II e III, apenas.
Questão 6/10
Uma das etapas mais importantes da Pesquisa de Mercado é a definição da metodologia da mesma. A metodologia trata do método cientifico escolhido, ou seja, o “como” será desenvolvida a pesquisa. De acordo com o instrumento a ser utilizado, a pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa.
Assim, qual a melhor definição conceitual para Pesquisa Qualitativa:
	A	Trabalha com uma amostra e coleta dados de uma população representativa do universo de pesquisa.
	B	Envolve pequenos grupos de entrevistados, com o objetivo de obter novas ideias e interpretações para posterior análise.
	C	Coleta dados com toda a população de um determinado local ou ambiente, para obter resultados mais generalizáveis.
	D	Utiliza de entrevistas com o objetivo de generalizar os dados coletados, para inferir padrões sobre a população estudada.
Questão 7/10
Leia abaixo:
“É a imagem que a organização tem do seu futuro, declarada com base nos recursos disponíveis nos relacionamentos que deseja manter com seus clientes e mercados e nas práticas para a satisfação contínua das necessidades e das preferências dos clientes.”
De acordo com o que estudamos sobre PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, defina a descrição acima e após selecione a alternativa correta:
	A	
VISÃO
	B	MISSÃO
	C	ANÁLISE AMBIENTAL
	D	POLÍTICAS
Questão 8/10
Cinco empresas, cada qual por um motivo diferente, estão a ponto de encomendar uma pesquisa de marketing. Em qual das situações abaixo basta uma pesquisa qualitativa para atender ao objetivo desejado?
	A	
O hospital São Clemente deseja saber o índice de satisfação dos clientes com os seus serviços.
	B	
A agência de publicidade Focus deseja avaliar o recall do público para a recente campanha publicitária que elaborou para o refrigerante Zynn.
	C	
Um fabricante de bebidas alcoólicas deseja saber em que ocasiões os consumidores tomam cada tipo de bebida.
	D	Uma universidade deseja avaliar, junto a alunos do ensino médio, o percentual de intenção de matrícula nas áreas técnica, humana, biomédica e social.
Questão 9/10
Agregar valor a um produto implica executar uma ou mais atividades a um custo menor ou de forma melhor que os concorrentes (Porter, 1990). A essas atividades chamamos de diferencial. Um diferencial pode ser, então:
	A	
a adição de um serviço quando o produto não pode ser facilmente diferenciado.
	B	o design, conjunto de características que afetam a aparência e o funcionamento do produto.
	C	a confiabilidade: probabilidade de um produto não quebrar ou apresentar mau funcionamento.
	D	Todas as alternativas estão corretas.
Questão 10/10
O SIM (Sistema de Informações Mercadológicas) é um sistema composto por pessoas, equipamentos e procedimentos. Para Kotler (1998) citado por Paixão (2011), essa composição tem por objetivo coletar dados dos ambientes da empresa, selecionar os que são relevantes, analisar as informações, avaliar sua qualidade e distribuí-las de acordo com as necessidades dos tomadores de decisões em marketing. Kotler(1998, 2000) divide o SIM em quatro subsistemas.
Analise a sentença abaixo e após selecione a alternativa correspondente.
“As informações oriundas desse sistema estão localizadas dentro da empresa ( relatórios sobre pedidos, devoluções, vendas etc). Quando esses registros são analisados e acompanhados, a empresa pode detectar problemas, oportunidades e possíveis ameaças ao negócio. São registros de extrema importância o ciclo de pedidos e o relatório de vendas.”
	A	
SISTEMA DE REGISTROS INTERNOS
	B	SISTEMA DE INTELIGÊNCIA DE MARKETING
	C	SISTEMA DE APOIO À DECISÃO DE MARKETING
	D	SISTEMA DE PESQUISA DE MARKETING
1
C
2
A
3
C
4
A
5
D
6
B
7
A
8
C
9
D
10
A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais