Logo Passei Direto
Buscar

TCC II - Artigo Científico

Ferramentas de estudo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

1
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA
Jádson Laurentino de Lima¹; Cleber Gomes de Albuquerque²
¹ - Discente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Maurício de Nassau
² - Docente do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Maurício de Nassau
E-mail para correspondência: jadsondelima20@gmail.com 
RESUMO
Este trabalho explica como o sistema elétrico de potência é responsável por fazer a energia elétrica chegar ao consumidor, sendo esse sistema formado por geração, transmissão e distribuição, além de contar com as subestações durante algumas partes do processo, partes essas que necessitam de algum tipo de modificação nas características da energia. As subestações são parte importante no sistema, pois visam adequar a energia de acordo com cada etapa do processo, seja na elevação da tensão para que seja realizada a transmissão ou na diminuição da tensão para ficar dentro dos padrões de distribuição. Para a sua construção, foram apresentados elementos essenciais para o seu entendimento, tais como: a estrutura e o funcionamento do sistema elétrico de potência nacional, manutenção aplicada ao sistema elétrico, tipos de indicadores da qualidade da energia e como são calculados, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a importância da proteção no sistema elétrico, e a divisão da rede de distribuição em blocos. Tudo isso foi pensado para que o número de interrupções de energia seja o menor possível, assim não causando prejuízo à população nem à concessionária.
Palavras-chave: Sistema elétrico de potência, energia elétrica, subestação, alimentador, DEC e FEC, inspeções.
1.INTRODUÇÃO
Sabe-se que a proteção dos sistemas elétricos de potência é uma área de extrema importância para a manutenção do fornecimento da energia elétrica aos consumidores e para a segurança dos equipamentos altamente dispendiosos que compõem o sistema elétrico. É nessa grande área que se desenvolveu, e vem se desenvolvendo muito nos últimos anos, devido ao surgimento de novas tecnologias que possibilitaram a introdução da proteção digital através de relés microprocessados.
De acordo com a ANEEL (2016), a cada ano esses indicadores coletivos de continuidade (DEC e FEC), que representam respectivamente a duração em horas que um consumidor fica sem energia e a frequência com que isso acontece, são otimizados, fazendo com que as concessionárias precisem investir pesado na melhoria do sistema e na diminuição do número de interrupções.
Segundo Tronchoni (2008), entende-se que os tipos de causas de interrupção no sistema vêm com dois tipos que são: material envelhecido, árvore na rede, acidentes com veículos, fenômenos naturais, entre outros.
Desse modo, a pergunta problema da pesquisa é: Quais os principais aspectos gerais do sistema elétrico de potência e como apresentar os principais elementos que constituem as linhas de transmissão e seus métodos de proteção?
Na concepção de Junior, Furlaneto e Prearo (2009), destaca-se que a energia elétrica produzida percorre longas distâncias, desde a geração até o consumo, passando por sistemas complexos de transmissão e distribuição. Quando há interrupção no fornecimento de eletricidade, é notório o transtorno causado, pois estarmos acostumados com o conforto do constante provimento de energia. Para que venha evitar muitas perturbações, é de extrema importância estudos que objetivem o desenvolvimento das proteções de linhas de transmissão e de todo sistema elétrico de potência.
No entanto justifica-se a pesquisa diante do entendimento que, nos dias atuais sabe-se que a energia elétrica é de extrema importância para a sobrevivência e desenvolvimento da sociedade. Portanto, torna-se necessário sistemas que consigam levar essa energia dos pontos de geração até os pontos de consumo da forma mais segura possível.
Partindo de uma vasta revisão bibliográfica, esse trabalho reúne informações de grandes autores e importantes trabalhos, podendo, assim, colaborar no ensino e pesquisas de outros estudantes que pretendem explorar essa temática, seja na intenção de proporcionar melhorias ou apenas pela curiosidade.
De fato, para que não tenha perturbações, é de extrema importância estudos que objetivem o desenvolvimento das proteções de linhas de transmissão e de todo sistema elétrico de potência. Uma vez que a maioria das vezes, as interrupções têm origem nas linhas de transmissão, rede de distribuição, barramento de subestações, transformador de potência e gerador. Portanto, é de extrema importância que se tenha uma proteção bem projetada e dimensionada.
Em suma, de grande importância, o autor Zanetta (2006), explicou que, para a construção de um sistema elétrico de potência completo, é necessário um alto investimento financeiro, uma vez que os equipamentos necessários possuem grandes valores. Além de necessitarem de grande investimento de capital, um SEP está sujeito a diversos eventos que possam comprometer a qualidade do sistema. Portanto, para buscar retorno econômico, é necessário operar de maneira segura.
2.MATERIAS E METÓDOS 
2.1 Caracterização da Pesquisa 
Segundo o autor Triviños (2006), ele menciona que a base metodológica do trabalho foi abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo estudo comparativo, permeado com a análise bibliográfica, pois traz uma temática pouco conhecida pelos pesquisadores onde com isso diante de muitos conhecimentos e por trazer uma problemática muito específica, a comparação entre métodos que são peculiares quando comparados, o que reduz a disponibilidade de material teórico específico.
Ainda, alguns assuntos ficam por meio de uma base ótica deste tipo de abordagem resgatam a dimensão social da pesquisa, incorpora e analisa conceitos, apresentando uma heurística dimensão social sob uma nova perspectiva.
REFERÊNCIAS
DE MIRANDA, Ronaldo Leão; MARTINS, Eliane Maria; LOPES, Kamila. A potencialidade energética da biomassa no Brasil. Desenvolvimento Socioeconômico em Debate, v. 5, n. 1, p. 94-106, 2019.
SILVA, André Costa et al. Sistemas elétricos de potência e proteção de linhas de transmissão. 2020.
TRIVIÑOS, Augusto NS. Breve apresentação do método dialético materialista. Programa de Pós-graduação em Educação, FACED, UFRGS. Porto Alegre: sn, 2006.
ZANETTA JR, Luiz Cera. Fundamentos de sistemas elétricos de potência. Editora Livraria da Física, 2006.

Mais conteúdos dessa disciplina