Buscar

O CENÁRIO DA VAIDADE ACADEMICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO 
ALUNO: JORDAN VINICIUS FERREIRA PESSOA VELOSO CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM JORNALISMO DISCPLINA: OFICINA DE LEITURA E ESCRITA 
RESUMO
MACHADO, Rosana Pinheiro. Precisamos falar sobre a vaidade na vida acadêmica: Combater o mito da genialidade, a perversidade dos pequenos poderes e os "donos de Foucault" ao fundamental para termos uma universidade melhor. 2016. Disponível em: <http://www.cartacapital.com.br/sociedade/precisamos-falar-sobre-a-vaidade-na-vida-academica>. Acesso em: 18 mar. 2016.
O mundo universitário um cenário marcado com segregação social relacionado ao ego dentro do ambiente da universidade, a concepção sobre o “status” se deve ao fato em relação a divergências de opinião e ao egocentrismo. O retorno à universidade aos cursos extensivos introduz a ideia que o doutorado fora um diferencial social a “pasta de couro” que acompanha com a autocrítica do docente.
 O cenário social dos estudantes faz que eles precisem entrar no padrão sociológico de buscar o ponto ápice, o melhor, criando uma patologia psicológica de autoestima fazendo que os fique fora deste centro, contudo é estabelecida uma concepção do opressor e do oprimido, fazendo que também o “dominador” seja alvo de seu próprio senso critico, forçando que o mesmo busque a perfeição conduzindo a entrar em crises depressivas, o cenário social é totalmente diferente do que visualizado e fazem que os prodígios se tornem cada vez mais extintos e da forma formando apenas copias.
 A ideia inicial da faculdade é formar o individuo e fazer a entender que dentro do mundo acadêmico o mesmo tem o dever de errar e desconstruir qualquer personalidade relacionada ao ser o melhor, o professor como base é o mediador do fato, ele é o ser capaz de instruir para que o docente consiga formar seu objetivo acadêmico fazendo que nossa honestidade, criatividade somada a colaboração tenha seu diferencial em nossos conteúdos.

Continue navegando