Buscar

ATPS ETICA E REL HUMANAS OFICIAL

Prévia do material em texto

Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Atividades Práticas Supervisionadas
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Professor Me. Maurício Dias
Alessandra Leite da Silva RA 6968476621
Ana Paula do Nascimento RA 6785404199
 Arlene Santos Lima RA 6394210055
Cristiane Amaral Cruz RA 6751357951
Maria Gabriela R. M. Santos RA 6799436377
Jacareí
2013 
Introdução
A Ética Profissional em Administração
A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. Ética é uma palavra de origem grega com duas traduções possíveis: costume e propriedade de caráter.
Ser Ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta (dic.), é estar tranquilo com a consciência pessoal. 
"É cumprir com os valores da sociedade em que vive, ou seja, onde mora, trabalha, estuda etc.”.
Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.
Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa", é “amar ao próximo como a ti mesmo” como Jesus Cristo nos ensinou a dois mil anos atrás.
Um profissional deve saber diferenciar a Ética da moral e do direito. A moral estabelece regras para garantir a ordem independente de fronteiras geográficas. O direito estabelece as regras de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis têm uma base territorial, valendo apenas para aquele lugar. Pessoas afirmam que em alguns pontos elas podem gerar conflitos. O desacato civil ocorre quando argumentos morais impedem que uma pessoa acate certas leis. Às vezes as propostas da ética podem parecer justas ou injustas. Ética é diferente da moral e do direito porque não estabelece regras concretas.
A Ética profissional se inicia com a reflexão. Quando escolhemos a nossa profissão, passamos a ter deveres profissionais obrigatórios. Ao completar a formação em nível superior, a pessoa faz um juramento, que significa seu comprometimento. 
Quando temos uma carreira a seguir devemos colaborar mesmo com o que não é proposto. 
Muitas propostas podem surgir, por isso devemos estar receptivo. Isso caracteriza o aspecto moral da ética profissional. 
A ética profissional é refletir sobre as ações realizadas no exercício de uma profissão e deve ser iniciada antes mesmo da prática profissional.
Ser um profissional ético nada mais é do que ser profissional mesmo nos momentos mais inoportunos. Para ser uma pessoa ética, devemos seguir um conjunto de valores.
Ser ético é proceder sem prejudicar os outros. 
Algumas das características básicas de como ser um profissional ético, é ser bom, correto, justo e adequado.
Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás valores fundamentais. 
Eis algumas das principais:
- Ser honesto em qualquer situação – é a virtude dos negócios.
- Ter coragem para assumir as decisões – mesmo que seja contra a opinião alheia.
- Ser tolerante e flexível – deve-se conhecer para depois julgar as pessoas.
- Ser íntegro – agir de acordo com seus princípios.
- Ser humilde – só assim conseguimos reconhecer o sucesso individual.
Na verdade é preciso reconhecer que a atitude de cada indivíduo é responsável por seção, departamento, diretor ou presidente de uma empresa ou qualquer organização publica ou privada, quando dotados do sentimento de justiça atuando de acordo com os valores éticos e morais e isso será o suficiente para que tenhamos uma sociedade mais justa. Cada um no seu posto deve ser a força transformadora da sociedade, principalmente os administradores de empresas que são devidamente preparados para exercer essa função.
A ética profissional no filme “Amor sem escalas”
Sinopse
Desapegado, o executivo Ryan Bingham (George Clooney) tem como seu maior hobby viajar. Trabalhando em um escritório terceirizado que ajuda chefes de empresas em crise a demitir seus funcionários, ele passa a maior parte de sua vida voando pelo país, e raramente é encontrado em casa. Assim, ele não precisa ter relações mais duradouras com ninguém, nem mesmo com suas irmãs. E, até no amor, suas relações são casuais e sem qualquer tipo de compromisso.  Tudo muda, porém, quando a jovem Natalie Keener começa a trabalhar com ele. Querendo mostrar serviço, ela sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através da internet. A possibilidade de não poder mais viajar aterroriza Ryan, que já não consegue imaginar sua vida longe dos aeroportos. A incerteza sobre seu futuro na empresa, junto com a proximidade do casamento de sua irmã caçula, e sua relação com a bela Alex, faz com que Ryan passe a questionar se vale mesmo a pena não querer se apegar a nada.
Amor Sem Escalas é o terceiro filme do elogiado cineasta Jason Reitman, de Obrigado Por Fumar e Juno. O filme foi indicado a seis categorias no Globo de Ouro, se consagrando com o prêmio de melhor roteiro. A história foi baseada no livro de Walter Kirn, e adaptada por Jason e Sheldon Turner. Para o papel de Natalie, interpretada por Anna Kendrick.
Direção: Jason Reitman.
Elenco: George Clooney, Anna Kendrick.
Nome Original: Up in the Air.
Duração: 109 minutos.
Ano: 2009.
País: EUA.
Gênero: Comédia dramática. 
Análise do Filme “Amor sem escalas”
O filme “Amor sem escalas”, de Jason Reitman retrata a vida de um executivo cuja profissão consiste em demitir pessoas pelo país. O trabalho se intensifica com a instalação da crise econômica que afeta os EUA. Ryan Bingham, interpretado por George Clooney, exerce sua função com muita habilidade, sendo considerado um dos melhores funcionários da empresa. Ele consegue manter-se alheio à realidade das pessoas que são afetadas por suas ações, não se deixando levar pelas emoções e, por mais frio que possa parecer, ele realmente desempenha suas funções com brilhantismo. Ele possui raciocínio rápido, capacidade de reconhecer o perfil das pessoas e amenizar conflitos e com isto, muitas vezes ele consegue abrir novas perspectivas para as pessoas demitidas.
    Ao retornar de uma viagem é surpreendido com a informação de que a empresa passará por reformulações objetivando redução de custos com passagens e hospedagens. Para isto, a empresa contratou Nataly que propõe a demissão das pessoas através de videoconferências, ameaçando o estilo de vida de Ryan, cujo objetivo secreto é acumular 10 milhões de milhas, façanha alcançada por apenas seis pessoas até o momento.
      Ryan se posiciona contrário à ideia e seu superior permite que ele e Nataly façam algumas viagens para que ela conheça a realidade deste tipo de trabalho. Ela aceita o desafio e a viagem começa com a reorganização de sua mala de forma a aperfeiçoar o tempo, evitando a espera da bagagem em aeroportos. Nataly assiste ao trabalho de Ryan, mas quando ela o assume encontra muita dificuldade em estar naquele papel e acaba se deixando afetar pelo descontrole emocional dos demitidos. Neste intercurso, ela acaba sentindo na própria pele os efeitos da impessoalidade nas relações, quando seu noivo termina o relacionamento por mensagem no celular. 
A proximidade de Natalie, o envolvimento com Alex, o casamento de sua irmã, levam Ryan a questionar seu estilo de vida e a reavaliar suas escolhas. Natalie por sua vez, se demite da empresa assim que ela recebe a noticia de que uma funcionária demitida por ela comete o suicídio e com isso sai em busca de novas oportunidades. 
O filme aborda o impacto que as inovações e mudanças trazem para as pessoas e mostra que mesmo aquelas mais competentes e atuantes se sentem ameaçadas por elas. Além disto, aborda de formamuito clara a importância que o comportamento ético tem sobre a vida de todos os membros de uma empresa.
Análise das cinco situações envolvendo a ética profissional em Administração
As empresas contratam terceirizadas para demitir seu pessoal: Uma organização, cujos gerentes/administradores não tem a capacidade de demitir um funcionário, justificando a causa da demissão está na contramão da ética administrativa. O funcionário demitido tem o direito de saber a causa de sua demissão, pois com isto, ele saberá como melhorar sua atuação de forma a evitar cometer os mesmos erros. Assistindo ao filme, foi possível observar que todos os demitidos, em síntese, fazem a mesma pergunta: por quê? Uma empresa administrativamente ética dá esta resposta ao seu funcionário.
 Quando Ryan diz que seu cargo existe porque existem covardes como o chefe do Steve que não tem coragem de demitir seus funcionários, ele está agindo de forma antiética, pois não devemos, em hipótese alguma, falar mal dos nossos clientes, colaboradores, ou seja, daqueles que fazem parte da organização.
A reação agressiva de muitos funcionários ao ser demitidos classifica-se como falta de ética. O uso de palavrões, atitudes agressivas como quebra de móveis, objetos caracterizam falta de educação ética.
Atitudes como a de Ryan ao questionar as habilidades e a capacidade de Nataly caracterizam falta de ética, pois ele desconhece a profissional e não pode fazer julgamentos precipitados.
A forma desrespeitosa como Ryan fala das pessoas nas filas: sua referência a famílias com bebês, idosos e pessoas dos países árabes, demonstram preconceito, apesar de mostrar claro conhecimento de pessoas.
 CONCLUSÃO
      A ética profissional conceitua deveres e estabelece regras de conduta do profissional, no desempenho de suas atividades e em seu relacionamento com clientes, o ambiente e as demais pessoas envolvidas nesta relação. 
Existente em quase todas as profissões. A ética profissional busca um resultado satisfatório dos usos e costumes que prevalecem na sociedade. Para muitos autores, a ética profissional é definida como um conjunto de normas de conduta apenas. Mas, ao adquirirmos mais conhecimentos através de pesquisas para este trabalho, descobrimos que as qualidades pessoais são importantes na fundamentação dessa ética profissional, e não só os deveres do profissional. Segundo Claus Möller, a lealdade, a responsabilidade e a iniciativa, são virtudes fundamentais para a formação de recursos humanos. Então, o profissional que incorpora tais atitudes ao exercício pleno de suas funções, estará agindo ainda mais eticamente. O simples convívio em equipe, o respeito com o profissional ao lado, os clientes e demais pessoas envolvidas no processo de suas atividades, concorrem para o enriquecimento de sua atuação e sucesso como profissional. 
A necessidade desta regulamentação e a busca de um nível minimamente digno de comportamento profissional surgiram o conjunto de princípios que regem a conduta funcional de uma profissão, ou seja, surgem os Códigos de Ética Profissional para que com eles possamos desenvolver o trabalho administrativo nas organizações com excelência.
BIBLIOGRAFIA
http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/o-administrador-e-a-etica-profissional/47362/
http://www.eticaempresarial.com.br/
Glock, RS, Goldim JR. Ética profissional é compromisso social. Mundo Jovem (PUCRS, Porto Alegre) 2003; XLI(335): 2-3.
Medeiros, João Bosco; Hernandes, Sonia. Manual da Secretária. 9 ed. São Paulo, Atlas, 2004. 
Pressupostos antropológicos para uma ética profissional Eduardo Dias Gontijo 
Universidade Federal de Minas Gerais -Brasil – 2007 
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Ética. 29ª ed. Trad. João Dell’Anna. Rio de Janeiro: 
Civilização Brasileira, 2007.
Princípios de Ética Profissional e Corporativa - by Thiago Granero 27/05/2005 Hits: 23271.

Continue navegando