Buscar

Resenha do filme O Segredo dos Seus Olhos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha do filme
O Segredo dos Seus olhos
O Segredo dos Seus Olhos é um filme argentino de 2009, dirigido por Juan José Campanella e baseado no livro La Pregunta de sus Ojos, de Eduardo Sacheri. 
Em 1999. Benjamín Espósito é um ex-servidor da justiça penal argentina. Recém-aposentado, procura aproveitar o tempo livre para escrever um livro. Inspira-se em um caso real, ocorrido há 25 anos e que sempre lhe comoveu: o brutal estupro seguido de assassinato de uma bela jovem, Liliana Colotto.
Na época, Espósito aceitou cuidar do caso a contragosto, uma vez que ele seria da alçada de outra seção. Ao deparar-se com o estado do cadáver, todavia, passou a nutrir certa obsessão para esclarecê-lo. É com fúria que reage ao notar que os homens presos pelo crime são humildes e inocentes operários que foram torturados para confessar. Vendo isso, esmurra, em pleno saguão do Judiciário, o servidor que apontara os supostos criminosos, Romano - o mesmo que tentara livrar-se do caso ao empurrá-lo para Espósito.
Determinado a encontrar o verdadeiro criminoso, Espósito visita o viúvo de Liliana, o jovem bancário Ricardo Morales. Ao examinar fotografias antigas do casal, nota em diferentes fotos um mesmo homem com olhar vidrado em Liliana. Identificado nas legendas como Isidoro Gómez, passa a ser tido por Espósito como culpado em potencial, uma vez que Liliana provavelmente conhecia seu agressor, já que não havia sinais de arrombamento em sua casa. Morales dá mais força às suspeitas ao descobrir que Gómez e Liliana foram namorados na infância de ambos, na pequena cidade de Chivilcoy. Espósito e seu assistente Pablo Sandoval iniciam então uma busca por Gómez, mas não conseguem localizá-lo. Para piorar, ao irem à Chivilcoy para vistoriarem a casa da mãe dele, têm sua conduta ilegal denunciada para o juiz da seção em que trabalham. Ainda assim, conseguem manter sigilosamente entre eles a correspondência que Gómez enviava à mãe, mas não conseguem decifrar possíveis paradeiros do homem nem os diferentes e misteriosos nomes que ele menciona nas cartas.
No entanto, o escândalo em que haviam se metido, e a falta de provas concretas contra Gómez fazem com que o caso seja arquivado. Espósito não desiste, encantado com os sentimentos de Morales pela falecida esposa, ao deparar-se casualmente com ele em uma estação de trem. Morales explica que vai para a estação todos os dias, esperançoso em um dia identificar Gómez, sabendo que ele deve morar no interior e trabalhar em Buenos Aires. Espósito e Sandoval conseguem convencer sua superiora, Irene Hastings, por quem Espósito nutre grande paixão - que é recíproca, mas impedida pelo compromisso desta com o noivo e, sobretudo, pela insegurança dele -, a reabrir irregularmente o caso.
Sandoval, com a ajuda de um amigo do bar onde costuma embebedar-se, consegue decifrar os nomes mencionados nas cartas de Gómez: são antigos jogadores do Racing, popular clube de futebol do país. Sandoval convence Espósito de que o suspeito deve ser um fanático pelo time e, como toda paixão, ele jamais deixaria de sê-lo. Passam a frequentar os jogos do Racing na expectativa de avistá-lo entre os espectadores, até conseguirem, na quinta tentativa, vê-lo em um jogo contra o Huracán, no estádio deste time. Gómez é capturado e interrogado - ilegalmente - por Espósito.
Hastings não concorda com a medida, mas muda de ideia ao notar o olhar bastante malicioso do jovem para o seu decote. Ela passa a fazer um jogo psicológico em que questiona a força e virilidade de Gómez, com o objetivo de atiçar o orgulho deste e fazê-lo confessar o crime, conseguindo com sucesso. Gómez, pelo crime, fica sujeito à prisão perpétua. A satisfação de Espósito e de Morales, todavia, dura pouco: algum tempo depois, o viúvo vê Gómez na televisão, como um guarda-costas da então presidente María Estela Martínez de Perón. Espósito e Hastings verificam que Gómez fora solto com o aval de Romano, e confrontam-no. Cinicamente, este explica que encontrou em Gómez um agente útil para o Estado para infiltrar-se na juventude rebelde e que não há nada que eles podem fazer.
Paralelamente, ambos - Espósito e Hastings - ficam próximos de consumarem os sentimentos que sentem um pelo outro, chegando a marcar um encontro para fugirem. Na noite marcada, todavia, ele é chamado pela polícia para socorrer Sandoval, em confusão de bar arrumada por nova embriaguez deste. Espósito leva para sua casa o amigo, deixando-o sozinho lá enquanto vai até a casa deste para chamar a esposa dele. Quando Espósito retorna à sua casa com ela, ambos deparam-se com o corpo metralhado de Sandoval. A tragédia interrompe os planos amorosos de Espósito e Hastings; concluindo que Romano estaria por trás do assassinato, ela o convence a passar uns tempos na província de Jujuy, onde ela tem parentes poderosos que o protegeriam.
A história retorna ao tempo onde iniciou-se, com Espósito preparando o livro e mostrando os esboços a Hastings. Ele resolve procurar novamente Morales, curioso para saber como a vida deste se encaminhou, e o encontra morando sozinho em uma área da zona rural dos arredores de Buenos Aires. Espósito custa a crer que este conseguiu tocar relativamente a vida, apesar da insistência deste de que vinte e cinco anos já seria tempo suficiente para isto. Espantado com a insistência de Morales para que esqueça o caso, Espósito continua a questionar se aquele homem tão apaixonado pela esposa não teria ido atrás de Gómez para uma vingança pessoal. De início, Morales reage indignado, pedindo para Espósito retirar-se de sua casa.
Após este explicar-lhe as circunstâncias em que Sandoval fora morto, tendo motivos para crer até que o amigo poderia ter, para protegê-lo, aceitado o destino - e de se lembrar que as últimas palavras que ouvira dele foram no sentido de que ambos pegariam novamente o assassino -, Morales confessa que nunca desistiu de punir o assassino. Esclarece que sabia que o criminoso, após ser posto em liberdade, iria atrás de Espósito, e passou a seguir o servidor em busca de Gómez. Até que um dia, conseguiu nocauteá-lo e prendê-lo no porta-malas do carro. Morales o teria conduzido até uma linha ferroviária, executando-o a tiros quando um trem passou, a fim de que os sons dos disparos fossem abafados. Teria enterrado-o por ali.
Espósito então despede-se de Morales. Mas algo na história não o convence; na época logo posterior ao assassinato da esposa, Morales enfatizara mais de uma vez a Espósito de que não desejava a morte de Gómez, e sim que este passasse anos e anos no vazio de uma prisão perpétua, até por ser esta a pena que as leis argentinas puniriam sua conduta. Escondido, ele volta à casa de Morales, e depara-se com este servindo comida a Gómez, aprisionado em uma cela caseira. Gómez implora a Espósito que ele peça que Morales ao menos converse com ele. Aparentemente, o estuprador, ao ser capturado, ficara aprisionado desde então na casa de Morales, que jamais lhe dirigira a palavra em todo aquele tempo. Morales confirma implicitamente a ideia, lembrando a Espósito que, pela lei, Gómez jamais deveria ter deixado a cadeia.
Embora assombrado com o estado de Gómez, Espósito resolve nada a fazer quanto a ele, e sim realizar um antigo sonho de sua vida, libertando-se de um velho medo - simbolizado por um trocadilho entre "temo" e "te amo". O filme encerra-se com ele e Hastings radiantes na sala desta, com ele finalmente prestes a declarar-se.

Outros materiais