Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD
RELATÓRIO DE PRÁTICA VIRTUAL
	IDENTIFICAÇÃO
	1. Acadêmico: PALOMA MEDEIROS DE OLIVEIRA
	2. Matrícula: 6377050
	3. Curso: FARMÁCIA
	4. Turma: FLD6782740SAU
	5. Disciplina: FARMACOTÉCNICA II
	6. Tutor(a) Externo(a): TAMIRES DA SILVA ALVES
	DADOS DA PRÁTICA
	1. Título: CÁPSULAS DE GUARANÁ EM PÓ
	2. Semestre: 2026/1
	3. Data: 19/02/2026
	INTRODUÇÃO
	Este experimento tem por objetivo o preparo de medicamentos na forma farmacêutica sólida, com cápsulas gelatinosas duras. Para isso, será utilizado o guaraná em pó e, como diluente, a lactose.
	OBJETIVOS
	· conhecer as etapas para preparar medicamentos na forma farmacêutica sólida – cápsulas gelatinosas;
· realizar os cálculos necessários para determinar a quantidade de ativos e excipientes de uma formulação;
· determinar o tamanho da cápsula a ser utilizada para encapsular o medicamento;
· realizar a pesagem dos insumos;
· realizar as etapas de trituração, mistura, tamisação e encapsulação;
· determinar os parâmetros para calcular o peso médio e o coeficiente de variação das formulações;
· proceder à limpeza e organização do laboratório.
	MATERIAIS
	Agitador de peneiras;
Almofariz com pistilo;
Balança semi-analítica;
Cápsula gelatinosa, preto e branco;
Encapsuladora manual simples;
Espátula;
Espátula para encapsuladora;
Funil de vidro;
Guaraná em pó;
Papel manteiga;
Papel para pesagem;
Papel toalha;
Peneiras;
Pisseta com água destilada e com álcool 70%;
Pisseta com hipoclorito de sódio;
Pote com algodão hidrofílico;
Potes de cápsulas;
Proveta de 20 mL.
	METODOLOGIA
	SEGURANÇA DO EXPERIMENTO
Limpe a bancada de manipulação com hipoclorito de sódio e álcool 70 %. Depois forre com papel manteiga. Direcione-se ao armário de EPIs para colocar os equipamentos de proteção individual necessários: touca descartável, máscara descartável, luvas descartáveis e jaleco.
DETERMINANDO O VOLUME
Pese 7,750g de guaraná no papel para pesagem e transfira com auxílio de funil para a proveta de 20mL. Retire o funil e bata a proveta 10 vezes sobre a bancada, meça o volume obtido e registre esse valor.
PROCESSANDO MISTURA DE PÓS
Calcule a quantidade de guaraná para manipulação de cápsulas e selecione a cápsula de tamanho adequado nos potes de cápsulas. Transfira o guaraná pesado para o almofariz, triture com o pistilo em movimento de 8. Passe a mistura para peneira e mova para o agitador de peneiras. Em seguida, trave e ligue o agitador de peneiras e realize o peneiramento. Desmonte as peneiras e transfira o conteúdo peneirado para a encapsuladora com auxílio da espátula.
ENCAPSULAMENTO
Na encapsuladora, utilize a espátula para preencher as cápsulas com o guaraná peneirado. Bata a encapsuladora sobre a bancada para acomodar toda a quantidade de pó nas cápsulas e depois gire os calços para que as cápsulas se projetem para cima. Em seguida, coloque as tampas das cápsulas e mova para o pote com algodão hidrofílico. Retire o excesso de pó da encapsuladora com papel toalha.
AVALIANDO OS RESULTADOS
Siga para a seção “Avaliação dos Resultados”, neste roteiro, e responda de acordo com o que foi observado no experimento.
	
	RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Os objetivos foram alcançados, foram encapsuladas 30 capsulas de guaraná, após todo o processo de higiene, pesagem, trituração e tamisação. 
	REGISTRO FOTOGRÁFICO
	.
	REFERÊNCIAS
	ALGETEC Laboratório virtual de Cápsulas de Guaraná em Pó
 Acesso no dia 19/02/2026.
image1.PNG
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina