Buscar

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
 PEDAGOGIA – 6º PERÍODO
 FERNANDA ARAÚJO DOS REIS – RA 432464
 LUDMILA CRHISTINA DA CONCEIÇÃO XAVIER MAIA – RA 433647
CARLA MARIA DE BRITO SILVA – RA 430888 
MARIA GERALDA COSTA CARVALHO – RA 429192
Liane Guedes Barbosa da silva – RA 438937 
 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AULA
 
 PROFESSORA MA. CLEUDIMARA SANCHES SARTORI SILVA
 MONTES CLAROS 
 AGOSTO 2015
 INTRODUÇÃO
	A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, assegurada por Lei, que atende às pessoas que, por alguma razão, não puderam concluir os estudos na época adequada.						Esses alunos são na maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos e portadores de deficiências especiais. São pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência.							Diante da realidade da nossa a rede publica Municipal atende a EJA com a educação dos jovens entre 15 e adultos na faixa etária de 58 à 62.			Ao voltar à sala de aula, o educando faz buscas além do conteúdo, busca melhorar e mudar sua situação econômica na qual se encontram atualmente, ou até mesmo para ter sensação de capacidade e dignidade a qual não teve oportunidades anteriormente.
	A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA CURRICULAR PARA A EJA
	A Educação de Jovens e Adultos, ou EJA, tem por base propostas curriculares adaptadas às realidades locais e necessidades específicas, uma educação popular. 	O indivíduo que procura os cursos para jovens e adultos está inserido num contexto de diversidade sociocultural, cuja heterogeneidade deve ser respeitada e aproveitada pelos professores, constituindo-se fator essencial do currículo e do processo de aprendizagem. Os diferentes saberes e as diferentes opiniões dos alunos, adquiridos ao longo de suas práticas sociais de vida e de trabalho, deverão ser, nesse sentido, o ponto de partida do processo de aprendizagem sistematizada.			A Proposta Curricular para a EJA oferece subsídios que orienta a elaboração de programas para esses educando, e conseqüentemente, também o provimento de materiais didáticos e a formação de educadores a ela dedicados.			Isso só foi possível depois da Constituição Federal de 1988, que estendeu o direito do ensino fundamental aos cidadãos de todas as faixas etárias, o que nos estabelece o imperativo de ampliar as oportunidades educacionais para aqueles que já ultrapassaram a idade de escolarização regular.
	 
	Um dos resultados dessas discussões foi a edição da Lei nº 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.				A LDB ou Lei de diretrizes e Bases da Educação Nacional é entendida como uma perspectiva de encontro entre uma concepção universal de cidadania sendo os dois conceitos constituídos por uma pedagogia formativa que se desenvolve na vida de forma cada vez mais consciente, democrática e libertadora em todas as fazes da vida independente da idade.						Na Educação de Jovens e Adultos destaca o valor educativo do diálogo e da participação à consideração do educando como portador de saberes que devem ser reconhecidos. O educador busca cada vez mais reformular suas práticas pedagógicas, a partir dos quais poderão formular de modo mais preciso os objetivos de seus programas para melhor atender aos seus alunos.
	A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE PARA A EJA
	O educador Paulo Freire contribuiu para a implantação de uma educação popular no Brasil, tendo como foco principal o combate ao analfabetismo, expressão da pobreza, da miséria e do subdesenvolvimento.				Durante muitos séculos, para alfabetizar alguém se utilizava o método silábico de aprendizagem, ou seja, partia-se da idéia de que se conhecendo as sílabas e juntando-as poderia formar qualquer palavra. Por isso, os alunos recebiam cartilhas com sílabas e, orientados pelo professor, passavam a tentar juntá-las para formar palavras e frases soltas, que muitas vezes só memorizavam e repetiam.			Por essa concepção, não se desenvolvia o pensamento crítico; não importava entender o que era escrito e o que era lido porque o importante era dominar o código. 	Freire criou um novo sistema, uma educação libertadora onde educador e educando devem interagir. São criados novos métodos de aprendizagem, por meio dos qual o alfabetizador trabalha o conteúdo a ser ensinado - a língua escrita - com a preocupação de que seus alunos estejam compreendendo o sentido para o sistema da escrita, a partir de temas e palavras geradoras, ligadas às suas experiências de vida do educando. 
	Nessa nova concepção de alfabetização, a língua escrita vem acompanhada por um processo de construção do conhecimento, que se dá por meio de diálogos de interação entre educador e educando.					A alfabetização para ele não é puramente mecânica, decifração de códigos ou de sinais gráficos, mas, enquanto se desenvolve o processo de aquisição da leitura e da escrita, que é aprendizagem de significados, dá-se primordialmente, a conscientização.							O professor, nesse processo, é um animador, evitando toda forma de autoritarismo, promovendo a interlocução e o diálogo.				Esse novo método pretende integrar a leitura da palavra à leitura do mundo, pois essa precede aquela. Lê-se a palavra e se aprende a escrever a palavra como conseqüência de quem tem a experiência do mundo e de estar em contato com o mundo e em condições de mudá-lo.
“ Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.” Paulo Freire
	PLANO DE AULA VOLTADO PARA A REALIDADE DESSE ALUNO PARA A EJA
	TEMA: Prática da leitura no EJA
	ÁREA DE CONHECIMENTO: Português
	TEMPO DE DURAÇÃO: 4 horas
	JUSTIFICATIVA: Esse tema foi escolhido para incentivar a leitura dos educando, associado o texto a realidade do cotidiano de cada aluno. 		OBJETIVO GERAL: Compreender a importância de ler e escrever corretamente. 						OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Levar os jovens e adultos a ler e interpretar texto.							Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.						HABILIDADES E COMPETÊNCIAS: A atividade será proposta para aumentar a capacidade de desenvolvimento e interpretação de leitura e escrita do educando no cotidiano.							SITUAÇÃO DIDÁTICA OU CONTÉUDO: Primeiramente dar uma aula expositiva dialogada onde será apresentada aos educandos a autora Cora Coralina.
	Fazer um breve comentário sobre a sua bibliografia, para que as alunas pudesse assemelhar suas vidas com a da autora.
	EXEMPLO: Ela teve uma vida marcada com grandes dificuldades, viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro. Casou-se cedo com alguém que não gostava, para que ela pudesse se ocupa com atividades que lhe dessem evidência...
	Logo em seguida será distribuída um cópia do texto poético( Das Pedras),para cada um dos alunos, onde eles terão que fazer a leitura do texto, reescrevendo o no caderno, e fazer um breve comentário sobre o que entenderam do poema.
	 Pedir que eles expliquem como fizeram para encontrá-lo. 
	RECURSOS: Lápis, borracha, caderno e folha xerocada do poema.	
	AVALIAÇÃO: Será realizada, através da participação nas atividades proposta.
POEMA
Das Pedras
Ajuntei todas as pedras 
que vieram sobre mim. 
Levantei uma escada muito alta 
e no alto subi. 
Teci um tapete floreado 
e no sonho me perdi. 
Uma estrada, 
um leito, 
uma casa, 
um companheiro. 
Tudo de pedra. 
Entre pedras 
cresceu a minha poesia. 
Minha vida... 
Quebrando pedras 
e plantando flores. 
Entre pedras que me esmagavam 
Levantei a pedra rude 
dos meus versos.
 Cora Coralina
 
	CONSIDERAÇÕES FINAIS
	O ensinar e aprender envolve um processo coletivo de troca de experiência e idéias entre o educador e o educando. 					A educação de Jovens e Adultos ou
EJA, é um programa que demonstra não só na teoria, mas também na prática que é possível mudar os rumos sociais do nosso país através da educação, da alfabetização.					No EJA existem dois tipos de alunos, os de maior idade cujo o aluno não teve a oportunidade de estudar por diversas questões, inserido no mercado de trabalho bem cedo, responsável por sua família em questão de cuidados e parte financeira, dentre outros.								E os mais jovens, que tiveram a oportunidade de ingressar nos estudos, mas por falta de disciplina e responsabilidades acabou não permanecendo na Escola ocasionando assim a repetência.						O educando em busca de melhoria de vida volta à escola, em cima deste pensamento forma-se a idéia de que o estudo é de grande importância para seus planos futuros.								Ao chegar à escola, deparam-se com diferentes culturas, etnias, religiões e crenças, isso às vezes faz com que eles não consigam socializar-se e continuar os estudos, ou seja, esses alunos são diferentes entre si, tanto que diz respeito aos seus ciclos de vida. São alunos que têm uma cultura própria.			 	
	Contamos com nossas ações pedagógicas para mediar esses conflitos existentes entre eles, sensibilizando-nos sob o fato que o estudo vai proporcionar um leque de oportunidades para o crescimento intelectual e profissional de cada um deles.
	O educador deve estar consciente que o seu principal papel é reparar as deficiências dos seus alunos no âmbito da educação, além de firmar nesses indivíduos o papel de cidadão para que esses desenvolvam um senso crítico nítido e apurado sobre temas relevantes como política, trabalho, cidadania, problemas sociais de nossa sociedade .
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/contribuicoes-paulo-freire-alfabetizacao-515563.shtml. Acesso dia 22 de agosto de 2014		
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/jovens-15-17-anos-estao-eja-639052.shtml?page=3. Acesso dia 22 de agosto de 2014				
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/eja-plano-
618045.shtml. Acesso dia 22 de agosto de 2014				
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/propostacurricular/primeirosegmento/propostacurricular.pdf. Acesso dia 22 de agosto de 2014				
http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:t2uxlq730Q8J:scholar.google.com/&hl=en&as_sdt=0,5 .Acesso dia 22 de agosto de 2014				
http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/pratica-de-leitura-na-eja. .Acesso dia 22 de agosto de 2014							
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2589_1463.pdf .Acesso dia 22 de agosto de 2014						
http://www.infoescola.com/educacao/andragogia .Acesso dia 22 de agosto de 2014

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais