Buscar

PLANO DE AULA - futsal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
DATA: 17 de novembro de 2015
PROFESSOR: Marcos Dieison Maia dos Santos
NÚMERO DE ALUNOS: 30 (MISTO)
IDADE: 8/9 ANOS
DURAÇÃO: 50 MINUTOS
TEMA: futsal
MATERIAL: Ginásio, coletes para identificar as equipes, bolas de futsal (15), cones (8) e bambolês (8)
OBJETIVO: Promover o prazer, alegria, interação e aquisição de padrões motores básicos do futsal, passe condução e recepção.
AQUECIMENTO
Pega-pega – somente na quadra de futsal, não podendo os alunos ultrapassar os limites desta. No lado de fora da quadra de futsal, espalhar 8 bambolês, sendo 2 em cada linha de fundo e laterais da quadra. Escolher três alunos para serem os pegadores e entregar-lhes um colete para que seja mais fácil de os demais identifica-los. O objetivo é pegar os alunos, quem for pego deve ficar congelado, em pé, no lugar onde foi pego, com as palmas das mãos juntas e braços estendidos acima da cabeça, como uma vela. Para ser descolado, um aluno, que ainda não foi pego, deve usar um bambolê que está espalhado pelo local, e passar o bambolê de cima para baixo no amigo que está colado, e em seguida, levar o bambolê de volta para fora da quadra. A brincadeira tem duração de 5 minutos.
DESENVOLVIMENTO: 28 ATIVIDADES
Passes – atividades em duplas
1. Alunos um de frente para o outro irão realizar passes consecutivos somente com a direita.
2. Alunos um de frente para ou outro irão realizar passes consecutivos somente com a esquerda
3. Alunos um de frente para o outro irão realizar passes consecutivos com a direita e a esquerda.
4. Alunos um de frente para o outro, primeiro irá realizar o passe com a direita mandando a bola para a perna esquerda do colega e vice-versa.
Condução – atividades em duplas
5. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, o primeiro irá realizar a condução com a parte interna do pé direito, e o colega repete.
6. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, o primeiro irá realizar a condução com a parte interna do pé esquerdo, e o colega repete.
7. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, o primeiro irá realizar a condução alternando com a parte interna do pé direito e esquerdo, e o colega repete.
8. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, o primeiro irá realizar a condução com a parte externa do pé direito, o outro repete.
9. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, o primeiro irá realizar a condução com a parte externa do pé esquerdo, o outro repete.
10. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, o primeiro irá realizar a condução alternando com a parte externa do pé direito e esquerdo, o outro repete.
11. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, e irão realizar a condução com a sola do pé direito.
12. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, e irão realizar a condução com a sola do pé esquerdo.
13. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 6 metros, e irão realizar a condução alternando com a sola do pé direito e esquerdo
Recepção - atividades em duplas
14. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 3 metros, um faz o passe com o pé direito e o outro domina com a sola do pé direito. 10 repetições e inverte-se as posições. 
15. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 3 metros, um faz o passe com o pé direito e o outro domina com a sola do pé esquerdo. 10 repetições e inverte-se as posições.
16. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 3 metros, um faz o passe com o pé esquerdo e o outro domina com a sola do pé direito. 10 repetições e inverte-se as posições.
17. Alunos um de frente para o outro a uma distância de 3 metros, um faz o passe com o pé esquerdo e o outro domina com a sola do pé esquerdo. 10 repetições e inverte-se as posições.
Situação de jogo – atividades em duplas e trios 
18. Um aluno com posse de bola, se desloca livremente na quadra de futsal, enquanto o outro tenta roubar a bola. Estabelecer um limite de tempo para troca de posições evitando assim que os alunos mais habilidosos não sejam “fominhas”.
19. Em trios, jogo do bobinho: dois alunos trocando passe entre si e um tentando lhes interceptar os passes.
20. Em quartetos, dois alunos trocam passe entre si, porém, dois alunos tentam interceptar os passes. Na próxima trocam-se as posições.
Finalização ao gol – atividades em duplas, em trincas, quartetos e quinas. Fazer 2 mini gols com cones, um dentro de cada trave própria de jogo (1,5m de distância entre os cones)
21. Uma dupla de cada vez sai trocando passes até chegar no cone onde um dos alunos finaliza o gol com a perna esquerda. Na próxima outro aluno finaliza.
22. Uma dupla de cada vez sai trocando passes até chegar no cone onde um dos alunos finaliza o gol com a perna direita. Na próxima outro aluno finaliza.
23. Um trio de cada vez sai em direção ao gol, dois alunos trocam passe entre si, com o objetivo de finalizar o gol, porém um aluno tenta interceptar seus passes. Na próxima trocar posições.
24. Em quartetos, dois alunos trocam passe entre si, com o objetivo de finalizar o gol, porém, dois alunos tentam interceptar os passes. Na próxima trocam-se as posições.
Jogo de travinha livre - Fazer 4 mini gols com cones, 2 traves em cada meia quadra. Formando duas quadras de jogo.
25. Em duplas, o objetivo é fazer gol e não deixar que o adversário faça o gol. Trocam-se sempre as duas equipes a cada gol.
26. Em trincas, o objetivo é fazer gol e não deixar que o adversário faça o gol. Trocam-se sempre as duas equipes a cada gol.
27. Em quartetos, o objetivo é fazer gol e não deixar que o adversário faça o gol. Trocam-se sempre as duas equipes a cada gol.
28 Em quinas, o objetivo é fazer gol e não deixar que o adversário faça o gol. A equipe que levar gol reveza com outra que está aguardando.
VOLTA A CALMA: UMA BRINCADEIRA
Choquinho:
Dividir a classe em dois grupos de igual número e colocá-los (os grupos) sentados frente a frente, em fileira, de pernas cruzadas, cabeças abaixadas, olhos fechados e mãos dadas (o professor ficara com os olhos abertos e atento a turma para que ninguém “trapaceie”). O professor ficará de um dos lados, segurando as mãos dos primeiros participantes de cada grupo. O jogo se inicia quando o professor aperta levemente e simultaneamente as suas mãos. Estes deverão passar os estímulos à frente, até que cheguem ao último do seu grupo. Quando isto acontecer, este último deverá levantar sua mão assinalando que o "choquinho" chegou até ele. O grupo que passar o "choquinho" primeiro será o vencedor.
Variações:
- Quando o choquinho chegar no ultimo aluno, este deve gritar “AI”
- Pode-se estipular que o impulso irá até o ultimo aluno, que o devolver para que retorne ao professor.
Referencias:
AQUECIMENTO: http://pt.slideshare.net/AdrianaSilva12/apostila-de-atividade-fisicas-e-brincadeiras 
ATVIDADES PARA FUTSAL ADAPTADAS DO LIVRO: Para Ensinar Educação Física: Possibilidades De Intervenção Na Escola/Suraya Cristina Darido, Osmar Moreira De Souza Junior. – Campinas, SP: Papirus, 2007.
VOLTA A CALMA: http://www.kardecian.org/PDF/Choquinho.pdf

Outros materiais