Buscar

AV TÓPICOS EM LIBRAS SURDEZ E INCLUSÃO

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0284_AV_201506914713 » TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	KELES FIRMINA ROSA SOARES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 24/03/2016 16:10:32
	
	 1a Questão (Ref.: 201507627173)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	A LIBRAS vai ser adquirida por crianças surdas a partir da experiência e interação com surdos adultos, usuários da LIBRAS. Por volta dos dois anos de idade, as crianças surdas estarão produzindo sinais usando um número restrito, simples combinações de sinais para expressar fatos relacionados ao interesse imediato, como ocorre com as crianças ouvintes. Discuta sobre a importância de as crianças surdas apreenderem a LIBRAS dentro do mesmo período que as crianças ouvintes apreendem suas respectivas línguas orais:
		
	
Resposta: E de fundamental importancia que as crianças surdas tenham a LIBRAS como sua primeira língua desde a mais tenra infância. Dessa forma o seu desenvolvimento cognitivo para comunicação vai ser similar ao desenvolvimento de uma criança ouvinte que está em contato coma língua oral, ou seja, vai haver interação plena dessa criança surda no seu desenvolvimento alcançando o máximo nivel de desenvolvimento cognitivo. A própria lei de Libras garante que a primeira língua das crianças surdas seja a língua brasileira de sinais.
	
Gabarito: O processo de aquisição por crianças surdas, adquirindo a LIBRAS como sua primeira língua, deve ocorrer em período análogo à aquisição da língua oral em crianças ouvintes, a fim de que seu desenvolvimento cognitivo linguístico, e outros aspectos associados à aquisição de um idioma, seja pleno. As crianças surdas com acesso à LIBRAS desde muito cedo, desfrutam da possibilidade de adentrar o mundo da interação linguística de forma completa, desenvolvem sua cognição e comunicação com as mesmas competências, habilidades linguísticas das crianças ouvintes. Deve ser um direito assegurado a elas.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201507616438)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Quais os argumentos utilizados para sustentar a ideia de que há uma literatura surda?
		
	
Resposta: A literatura surda criada por surdos ou direcionada aos surdos refletem suas manifestações culturais, suas crenças, formas de pensar, ideias, emoções, finalidades, etc., portanto legitimam e representam a cultura surda.
	
Gabarito: O fato de que nas comunidades surdas surgem ou podem surgir processos culturais específicos, como por exemplo, a literatura surda que começa a se fazer presente entre nós, se apresentando talvez como um desejo de reconhecimento, de importância crucial para as minorias linguísticas que desejam afirmar suas tradições culturais nativas e recuperar suas histórias reprimidas.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201507616546)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual comemoração típica está descrita em datilologia:
		
	 
	Carnaval
	
	Reveillon
	
	Frevo
	
	Festa Junina
	
	Festa a Fantasia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201507579171)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando as frases "Eu irei para casa"(Português) e "Eu ir casa" (LIBRAS) é possível perceber:
		
	
	A incompatibilidade sintática do Português em relação à LIBRAS.
	
	O distanciamento sintático do Português em relação à LIBRAS.
	 
	Independência sintática do Português em relação à LIBRAS.
	
	O distanciamento epistemológico do Português em relação à LIBRAS.
	
	A apropriação morfológica do Português em relação à LIBRAS.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201507639773)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na história da educação de surdos podem ser observadas posturas que vão desde o oralismo até o bilinguismo. Dos princípios inerentes a essa última, pode-se concluir que:
		
	
	O fato de a LIBRAS ser a primeira língua dos ouvintes não significa que sejam incapazes de aprender LIBRAS.
	
	O fato de a LIBRAS ser a terceira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a primeira dos cegos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a segunda língua dos surdos não significa que sejam capazes de aprender português.
	 
	O fato de a LIBRAS ser a primeira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201507244286)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto interior ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. Contrariamente, Joana e Antônio ao receberem o diagnóstico de surdez de seu primeiro filho, resolvem entrar em um curso de LIBRAS para aprenderem LIBRAS e assim possibilitar ao filho surdo o acesso ao desenvolvimento linguístico em tempo real e igual ao das crianças ouvintes. A atitude de Joana e Antônio
		
	
	Está errada porque os pais devem estimular o filho surdo à oralização, à leitura labial, ninguém da família deve saber LIBRAS para que ele não tenha preguiça de falar.
	 
	Está certa porque vão compartilhar uma língua comum e de instrução com seu filho e também oferecer a ele a LIBRAS como língua natural e primeira desde a tenra idade, propiciando um desenvolvimento pleno da criança
	
	Está certa porque todos da família devem saber LIBRAS, porém o uso excessivo da LIBRAS poderá prejudicar o desenvolvimento cognitivo da criança surda quando começar a frequentar a escola
	
	Está errada porque a rejeição à LIBRAS proporciona ao surdo o conhecimento e a aquisição da ¿cultura ouvinte¿, isso é mais importante para a criança surda do que a aquisição da LIBRAS e do conhecimento da cultura surda.
	
	Está certa porque provocaram a aquisição natural da linguagem de sinais, entretanto com o cuidado de o filho surdo mudo não deixar de oralizar, porque a língua portuguesa deve ser a primeira língua do surdo mudo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201507616491)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para as autoras Pizzio e Quadros:As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. Isto quer dizer, tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo, de relação entre os interlocutores e destes com o entendimento do evento de fala (ou sinalização). Dentre as questões abaixo, podemos identificar diferentes atos sociolinguísticos. Com base nesta compreensão, identifique a alternativa, cujo ato foge à natureza puramente linguística.
		
	
	Os surdos exigem a presença de um intérprete na escola inclusiva.
	 
	A Comunidade surda trabalha em prol de uma educação de qualidade.
	
	Os surdos trabalham para que a LIBRAS seja a primeira Língua das crianças surdas.
	
	Os surdos solicitam que a redação seja corrigida levando em conta a segunda língua.
	
	A comunidade surda faz campanhas para que os filmes nacionais sejam legendados.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201507629795)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	São pronomes que não apresentam concordância de número (pelo menos em relação ao objeto) e nem de gênero. Concordam sempre em relação à pessoa do discurso. Assinale a ÚNICA opção que contempla a classe de pronomes apresentada nesse conceito:
		
	
	Pronomes Indefinidos.
	 
	Pronomes interrogativos.
	
	Pronomes Demonstrativos.
	
	Pronomes Pessoais.
	 
	Pronomes Possessivos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201507139035)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ordem SVO (sujeito, verbo, objeto) caracteriza, tanto nas línguas orais como nas línguas de sinais, uma ordem:
		
	
	Não linear. Dessa forma, desestruturada.
	
	Estrutural. Não há uma ordem comum a todas as línguas.
	
	Topicalizada. Importa somente o tema do assunto.
	
	Linear, por assim dizer, mas não é basee comum a todas as línguas.
	 
	Linear, por assim dizer, base e comum a todas as línguas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201507616451)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao analisarmos as características principais dos seres humanos, logo destacamos o fato de que o homem é dotado de faculdade da linguagem. Isto o diferencie dos demais seres em função da complexidade dessa faculdade em relação à de qualquer outro ser. Aquilo que chamamos de faculdade da linguagem diz respeito a um sistema inato que, quando ativado, possibilidade o surgimento das diferentes:
		
	
	Danças.
	 
	Línguas.
	
	Desenhos.
	
	Pinturas.
	
	Artes.

Continue navegando