Buscar

Estudo Sobre a Metodologia Científica - Introdução

Prévia do material em texto

Metodologia Científica
O que é Metodologia Científica?
 É o caminho para conhecimento técnico de um determinado fato ou assunto, que serve para proporcionar respostas aos problemas que são propostos.
Pensamento Empírico: Que é difundido sem pesquisa, por meio de senso comum.
Definições:
Ciência: “É a sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições lógicas correlacionadas sobre um comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar”. (LAKATOS & MARCONI, 2001, p.80)
Metodologia: corresponde a um conjunto de procedimentos a serem utilizados na obtenção do conhecimento. É a aplicação do MÉTODO, através de PROCESSOS e TÉCNICAS, que garante a legitimidade do saber obtido.
Priorizar o Conhecimento Científico (acadêmico) e saber as características e as diferenças básicas entre os conhecimentos.
Para saber se uma pesquisa é exequível, ou seja, que pode ser executada, é só olhar para os passos, que são:
A pesquisa se inicia com uma pergunta.
Ter conhecimentos sólidos sobre a área de estudo do objeto a ser investigado.
Planejamento detalhado de todas as etapas de pesquisa.
Escolha do método científico mais adequado.
Para se fazer uma pesquisa é necessário como visto a cima definir qual o método mais adequado, os tipos de método são:
O método indutivo  é um método científico que obtém conclusões gerais a partir de premissas individuais.
Raciocínio dedutivo ou método dedutivo é um tipo de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada premissa.
No método hipotético-dedutivo, a investigação científica visa construir e testar uma possível resposta ou solução para um problema. 
Nas produções científicas, devem ser respeitadas as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), pois elas diferenciam um texto, uma produção científica, dando maior credibilidade.
Pensamento Científico
Quando ingressamos em um curso superior procuramos crescer tecnicamente e aplicar a função corretamente, buscando conhecimento que seja Fidedigno (digno de confiança), Testável (que pode ser testada e demonstrada) e Seguro (que tenha procedência). O conhecimento supõe 3 elementos: Sujeito, Objeto e a Imagem da Realidade (que pode ser diferente de acordo com o tipo de conhecimento). Para que se chegue no conhecimento de um fato (verdade) é preciso evidências, que é o que aparece do objeto do estudo.
Quando algo não é conhecido, ele é temido, assim o ser humano utiliza de fenômenos místicos para explica-los, pois como não se têm dados, fundamento científico para explicar tal fato é usado o artificio da crença, criando mitos. (misticismo)
A Metafísica 	surge a partir da observação sistemática de fenômenos naturais, que possibilitava entendimento de como certas situações ocorriam, assim houve a evolução para a busca de respostas através de caminhos que pudessem ser comprovados, possibilitando o entendimento.
Histórico do Pensamento Científico
A base da cultura, do pensamento nasce na Grécia Antiga. Sempre estamos buscando explicações, pois queremos saber como, porque, onde. “Todo conhecimento que o ser humano tem parte de uma necessidade”.
No Contexto Filosofia e Ciência, surgem os instrumentos da lógica, a filosofia é a teoria da ciência. A diferença entre o conhecimento filosófico e o cientifico está no momento chamado de representação do real. A representação é uma forma (um sistema) onde a inteligência questiona o real.
Na Idade Média o mundo científico estava submisso à religião, os dogmas estagnaram a evolução científica, mas mesmo assim não podemos dizer que não ocorreram produções científicas.
Renascimento: Séculos XV e XVI
Retoma-se o prazer de pensar e produzir o conhecimento através das ideias. 
Mudança na visão do homem sobre si e sobre o mundo que habita
Cartas náuticas: exploração de novas terras
Invenção do papel e da imprensa
Reforma protestante: ruptura da ligação entre a igreja e a ciência
Método Científico 
Conjunto de procedimentos adotados na produção do conhecimento.
Tem como pontos: A diminuição do erro na produção de conhecimento; Busca pela verdade, pela imparcialidade humana e o domínio sobre a natureza; Considera o objeto e o objetivo do estudo.
Porque posso dizer que o método científico me leva á uma verdade constituída?
Pois a base do método científico me leva á uma verdade que foi conhecida, que foi estudada á fundo, que tem dados, pesquisa em campo e que foi comprovada.
Mas lembrando de que na ciência, não se pode dizer que a verdade é absoluta, pois o que é verdade hoje pode não ser verdade amanhã.
O que é Verdade? Certeza?
Há verdade quando percebemos o que está se desenrolando a nossa volta e o conseguimos comunicar. E a nossa interpretação da verdade muitas vezes gera erros.

Continue navegando