Buscar

Gabarito prova DOR ABDOMINAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO PROVA MODULO
1) C
2) C
3) B
4) E
5) B
6) A
7) B
8) E
9) C
10) C
11) A
12) A
13) C
14) D
15) A
16) E
17) E
18) B
19) C
20) E
21)
a) Abdome agudo perfurativo
b) Úlcera perfurada
c) Colecistite aguda, pancreatite aguda, apendicite aguda
d) Hemograma, eletrólitos, amilase, Rx tórax PA, Rx abdome em pé e deitado
e) Tratamento clínico inicial através de hidratação endovenosa, antibioticoterapia, passagem de sonda nasogástrica e sonda vesical e, rapidamente, encaminhar ao centro cirúrgico para tratamento cirúrgico da úlcera perfurada.
22)
a) Diarréia crônica é definida pela presença de três ou mais evacuações líquidas ou amolecidas ao dia ou um peso fecal acima de 200g/dia, por um período superior a quatro semanas.
b) Os principais tipos são: osmótica, secretória, inflamatória, disabsortiva e funcional.
c) Diarréia disabsortiva (esteatorréia). Possíveis causas deste tipo de diarréia: doença celíaca, doença de Whipple, supercrescimento bacteriano, insuficiência pancreática exócrina, doença de Crohn, tumores neuroendócrinos, infecções intestinais, colestase acentuada, estados pós gastrectomia, pós ressecção do íleo distal, entre outros.
23)
a) A formação das bilirrubinas começa com a destruição da hemácias com liberação da hemoglobina que é dividida pelo sistema reticuloendotelial em globina e heme. Após clivagem da partícula heme, forma-se a protoporfirina que serve de substrato para a formação primeiramente da biliverdina e, em seguida, bilirrubina livre insolúvel. Esta última se liga a albumina plasmática passando a ser chamada de bilirrubina indireta (BI) ou não conjugada e assim é transportada até os hepatócitos onde é conjugada ao carboidrato glucoronídeo (através da enzima glucoronil-transferase), passando a ser chamada de birrubina direta (BD) ou conjugada. A BD é excretada pelos hepatócitos através dos canais biliares e chega ao intestino, onde parte dela será excretada nas fezes e a outra é convertida em urobilinogênio que será eliminada através da urina (urobilina) e fezes (estercobilina).
b) 1. Aumento das bilirrubinas às custas principalmente da bilirrubina direta ou conjugada; 2. Presença de colúria; Presença de acolia fecal.
c) Hemólise, eritropoiese ineficaz, medicamentos, síndrome de Gilbert, síndrome de Crigler-Najjar, icterícia neonatal, hepatite, entre outros. 
24)
a) Dispepsia é definida pela presença de dor ou desconforto no abdome superior. Entre os sintomas mais comuns estão a sensação de distensão abdominal, saciedade precoce, plenitude pós-prandial, epigastralgia em queimação, eructação, náuseas e vômitos.
Dispepsia funcional é definida como dor crônica ou recorrente, ou desconforto em abdome superior na ausência de qualquer causa orgânica, sistêmica ou metabólica e sem achados de síndrome do intestino irritável diferenciando-se da dispepsia orgânica que tem uma causa específica para os sintomas.
b) - endoscopia digestiva alta (úlcera péptica, doença do refluxo gastroesofágico, neoplasia esofágica ou gástrica)
 - Ultrassonografia de abdome (colelitíase, coledocolitíase, neoplasias)
 - Exame de fezes (parasitoses intestinais)
 - Glicemia (diabetes mellitus)
 - Biópsia duodenal (doença celíaca)
 - entre outros...
c) O tratamento da dispepsia funcional deve ser feito através de várias maneiras, como: 
 - medidas dietéticas (orientações alimentares)
 - tratamento farmacológico podendo-se utilizar antiácidos, anti-secretores (antagonistas dos receptores H2 e inibidores da bomba de prótons), procinéticos entre outros;
 - intervenções psicológicas como por exemplo psicoterapia, terapia cognitiva, relaxamento, entre outros

Continue navegando