50 questões de Fisioterapia Respiratória
19 pág.

50 questões de Fisioterapia Respiratória


DisciplinaFisioterapia Respiratória6.057 materiais59.919 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Questões de Fisioterapia Respiratória
Na inspeção estática do tórax de um paciente que chega ao ambulatório de fisioterapia da ESTACIO, devemos observar as principais alterações:
Presença de cicatrizes e o frêmito tóraco-vocal.
Presença de abaulamentos torácicos e o padrão ventilatório adotado pelo paciente.
Presença de drenos, cicatrizes e deformidades no tórax.
Expansibilidade e movimentação diafragmática.
Deformidades torácicas e a percussão torácica.
São considerados tipos de padrões respiratórios, EXCETO:
cheyne stokes
kusmaul
padrão torácico
biot
apnêustico
O padrão respiratório fornece informações sobre o tipo e a gravidade da doença respiratória.
Relacione os padrões e características. 1. Apneia; 2. Kussmaul; 3. Cheyne-Stokes; 4. Ataxica;5. Apneustica.
( ) Prolongada.
( ) Rápida e profunda, com ventilação minuto alta.
( ) Ausência de respiração.
( ) Inadequadas, incoordenadas e superficiais.
( ) Irregular, ciclos profundos que progressivamente se tornam superficiais.
5, 2, 1, 4 e 3
3, 4, 1, 2 e 5.
2, 3, 1, 5 e 4.
4, 5, 2, 3 e 1.
São subtipos de padrões respipratórios:
Abdominal
Torácico
Diafragmático
Todas as anteriores estão corretas.
Paradoxiall
A ausculta pulmonar é uma técnica barata, segura e, se bem conduzida, tem uma eficiência bem grande no exame físico do paciente no diagnóstico e na análise do efeito da terapia. Apesar de bastante simples, ela exige alguns cuidados por parte dos profissionais de saúde. Leia as afirmativas abaixo: I. O paciente deve estar com a região a ser auscultada totalmente despida. Em hipótese alguma se deve auscultar por cima de roupa. Este erro grosseiro comumente ocorre na prática clínica e permite que artefatos confundam o resultado dos exames. II. Deve-se dar preferência à posição sentada e solicitar que o paciente inspire mais profundamente que o habitual com a boca, afim de neutralizar os sons provenientes do nariz, enquanto a expiração deve ser passiva. III. É importante que o exame seja sistematizado afim de se auscultar todos os lobos nos respectivos campos pulmonares, simétrica e comparativamente. Estão corretas as afirmativas:
Somente a II.
I e II, somente.
II e III, somente.
I e III, somente.
Todas estão corretas.
Com o método barato e seguro da ausculta, pode-se deduzir o que está acontecendo com as estruturas pulmonares e guiar uma abordagem mais proveitosa e funcional com menores riscos ao paciente. Com relação aos ruídos adventícios pode-se afirmar: I. Os acometimentos patológicos do pulmão não afetam diretamente a transmissão dos sons pulmonares das vias aéreas à superfície torácica. II. Os sons pulmonares anormais, ou ruídos adventícios, podem ser classificados em sibilos, crepitações e roncos ou, também, podem ser classificados pelo seu caráter contínuo e descontínuo. III. A formação do sibilo é uma interação entre o calibre da via aérea e a passagem em jato do ar que produz vibrações nas estruturas pulmonares. Estão corretas as afirmativas:
Todas estão corretas.
Somente a II.
II e III, somente.
I e II, somente. 
I e III, somente.
O ventilometro é um equipamento bastante utilizado pelos fisioterapeutas nas Unidades de Terapia Intensiva para avaliar alguns volumes e capacidades pulmonares, seu conhecimento é de fundamental importância para eleger a conduta mais adequada. De acordo com o estudo da ventilometria, entende-se por Capacidade Vital:
Volume Corrente + Volume de Reserva Expiratório
Volume corrente + Volume de reserva inspiratório
Volume de reserva inspiratório + Volume Corrente + Volume de Reserva Expiratório
Volume Corrente + Volume Residual
Volume de Reserva Expiratório + Volume Residual + Volume Corrente
A dispnéia tem como origem
hipóxia, hiper-hidrose e cianose.
hiper-hidratação, má oclusão e hipóxia
taquipnéia, cianose e hipocapnéia
má perfusão, má ventilação e má difusão.
hiperventilação, hipóxia e taquipnéia.
Paciente internado com crise asmática, apresentando acúmulo de secreção pulmonar e dispnéia importante. A conduta imediata da equipe multidisciplinar neste caso deve ser:
Utilização de técnicas de relaxamento do pescoço, cintura escapular e músculo torácico e após ensinar ao paciente o controle respiratório.
Aliviar bronco espasmo através de postura de relaxamento. Não é necessária a administração medicamentosa de bronco dilatadores, pois somente com técnicas de remoção de secreção é possível tirá-lo da crise.
As técnicas fisioterapêuticas para pacientes com bronco espasmo estão contra-indicadas.
Aliviar bronco espasmo através de postura de relaxamento. Administração de bronco dilatadores e, após evidente melhora da dispnéia, utilização de técnicas de remoção de secreção.
Utilização de técnicas de relaxamento e controle de toda musculatura respiratória, visando alívio do bronco espasmo.
A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-reatividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou por medicação, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. Devido a essas características descritas acima, assinale a alternativa que descreve as alterações que ocorrem na mecânica respiratória
PFE >80% nas crises graves, com prolongamento do tempo expiratório.
Respiração do tipo abdominal, com relação I:E = 1:2.
Inspirações lentas e prolongadas, com expirações rápidas e superficiais.
Utilização de musculatura acessória e murmúrio vesicular diminuido, principalmente em bases pulmonares.
Obstrução brônquica com aumento do VEF1 e da CVF, tornando a inspiração rápida e superficial.
José Luiz, sexo masculino, 66 anos, raça branca, altura 1,64, peso 53 Kg, deu entrada na emergência de um hospital municipal, relatando intensa ¿falta de ar¿, segundo informação do cliente (sic). Ao exame clínico apresentou-se cianótico, taquicárdico(115 bpm), hipertenso (150 x 95 mmHg), taquipnêico(28 irpm), com aumento do trabalho respiratório. À ausculta pulmonar apresentou murmúrio vesicular audível com sibilos difusos. A doença a que se refere caracteriza-se por episódios de obstrução ao fluxo aéreo e hiper-responsividade traqueo-brônquica a estímulos diversos, resultando em estreitamento difuso das vias respiratórias.
Bronquiectasia
Bronquite
Enfisema
Pneumonia
Asma
 Historicamente, sabe-se que uma simples internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) predispõe o paciente a um elevado risco de adquirir infecção hospitalar. Isto ocorre devido a fatores que podem estar relacionados ao próprio paciente (fatores intrínsecos) e aos fatores que não dependem do paciente (fatores extrínsecos), como por exemplo, os procedimentos realizados na unidade. A transmissão de germes no ambiente hospitalar pode ocorrer de várias formas, assinale abaixo com (V) as sentenças verdadeiras e com (F) as falsas:
( V ) Por contato indireto: Quando há um objeto ou dispositivo intermediário, ou mãos contaminadas;
( F ) Não existe este tipo de contaminação.
( V ) Aéreas: Ocorre pelo núcleo da gotículas com microorganismo ou poeira que permanecem no ar em suspensão por longo tempo.
( F) Por gotículas jogadas ao chão devido ao uso de fármacos;
( V ) Por contato direto: de um paciente (ou profissional) para outro;
Um jovem de 28 anos, atleta, não tabagista, ao contrair os músculos ventilatórios gerou uma redução na pressão pleural (Ppl) o que, consequentemente, também promoveu uma redução da pressão alveolar (Palv), fazendo com que esta se tornasse menor que a pressão atmosférica, promovendo então, a entrada de ar nos pulmões. Assinale a alternativa correta que corresponde respectivamente à fase do ciclo respiratório em que este jovem se encontra e o que ocorre com o volume pulmonar nesta situação.
Aumento do volume pulmonar e inspiração
Inspiração e aumento do volume pulmonar
Inspiração e redução do volume
Vanessa
Vanessa fez um comentário
Nao to conseguindo visualizar
0 aprovações
Antônio
Antônio fez um comentário
QUEM PODE ENVIAR PARA MIM QUESTÕES E CONTEÚDOS DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA !
0 aprovações
Kamel
Kamel fez um comentário
show de bola!!
2 aprovações
Carregar mais