A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AV1 GENÉTICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

1.
		Nos seus experimentos com ervilhas, Mendel observou que na geração F1 todos os indivíduos produziram sementes lisas, ou seja, a variedade rugosa não apareceu em F1. Depois, ele deixou ocorrer a autofecundação das plantas de F1 (F1 x F1) e analisou os descendentes (geração F2). Constatou que em F2 cerca de 75% das sementes eram lisas e 25% eram rugosas. Estas observações permitiram afirmar que: (Ref.: 201402260266)
		1 ponto
	
	
	
	
	Na geração F1, embora estivesse presente no genótipo dos indivíduos, o gene que determina esta característica não se expressou.
	
	
	Os indivíduos da geração F1 só continham no seu genótipo o gene que determina a característica semente lisa e por isso só esta característica foi observada.
	
	
	Os indivíduos da geração F1 não apresentaram a característica semente rugosa porque eles não possuíam o gene que determina esta característica.
	
	
	Os indivíduos da geração F2 não poderia apresentar tais características por não ter herdado o gene que determina a característica semente rugosa.
	
	
	Quando os indivíduos da geração F1 se autofecundarão, eles passaram a possuir o gene que determina a característica semente rugosa, por isso o resultado da F2.
	
	
		2.
		Numa molécula de DNA, a quantidade de: (Ref.: 201402779620)
		1 ponto
	
	
	
	
	Adenina mais Citosina é igual a Guanina mais Timina.
	
	
	Uracila mais Timina é igual a Citosina mais Guanina.
	
	
	Citosina mais Guanina é igual a Adenina mais Timina.
	
	
	Timina mais Citosina é igual a Guanina mais Adenina.
	
	
	Guanina mais Uracila é igual a Adenina mais Citosina.
	
	
		3.
		O corpo humano possui dois tipos de divisão celular: um é responsável pela replicação das células somáticas participando do crescimento e manutenção dos tecidos; o outro é responsável pela divisão das células germinativas para produção dos gametas (ovócitos e espermatozoides). Indique quais são estes dois tipos de divisão, respectivamente: (Ref.: 201402582217)
		1 ponto
	
	
	
	
	Meiose e mitose.
	
	
	Mitose e cissiparidade. 
	
	
	Mitose e divisão binária.
	
	
	Mitose e meiose.
	
	
	Divisão binaria e meiose.
	
	
		4.
		Nas células da espécie humana, existem 23 pares de cromossomos, que são denominados de: (Ref.: 201402685418)
		1 ponto
	
	
	
	
	cromossomos somáticos
	
	
	cromossomos telocêntricos
	
	
	cromossomos sexuais cromossomos sexuais 
	
	
	heterocromossomos
	
	
	autossomos
	
	
		5.
		Um pesquisador, interessado em produzir, em tubo de ensaio, uma proteína, nas mesmas condições em que essa síntese ocorre nas células, utilizou ribossomos de células de rato, RNA mensageiro de células de macaco, RNA transportador de células de coelho e aminoácidos ativos de células de sapo. A proteína produzida teria uma seqüência de aminoácidos idêntica à do: (Ref.: 201402779622)
		1 ponto
	
	
	
	
	macaco.
	
	
	coelho.
	
	
	rato.
	
	
	macaco e do rato.
	
	
	sapo.
	
	
		6.
		A enzima que durante a replicação atua ao longo de um dos filamentos da molécula de DNA adicionando desoxi-nucleotídeos-trifosfatos à ponte de hidrogênio com seus dNTP's complementares apropriados no outro filamento para formar uma ligação covalente fosfodiester com o nucleotídeo prévio do mesmo filamento é chamado: (Ref.: 201402591021)
		1 ponto
	
	
	
	
	Topoisomerase 
	
	
	Girase 
	
	
	RNA polimerase 
	
	
	Ligase 
	
	
	DNA Polimerase 
	
	
		7.
		Os distúrbios genéticos com herança mendeliana podem apresentar dois padrões de herança, são eles:  (Ref.: 201402229149)
		1 ponto
	
	
	
	
	Autossômica haplóide e autossômica diplóide
	
	
	Autossômica e sexual
	
	
	Autossômica Dominante e autossômica recessiva
	
	
	Autossômica dominante ou recessiva e sexual
	
	
	Autossômica homozigota e autossômica heterozigota
	
	
		8.
		Em Drosophila melanogaster, asa vestigial (curta) e corpo ébano (preto) são características determinadas por dois pares de gens recessivos v e e, respectivamente. Asa longa e corpo cinzento são características determinadas pelos gens dominantes V e F. Do cruzamento entre parentais surgiu, em F1 , 25% de indivíduos de asa longa e corpo cinzento. O genótipo provável dos pais será:  (Ref.: 201402797948)
		1 ponto
	
	
	
	
	VvEe X VvEe 
	
	
	VVEE X vvee 
	
	
	VvEe X vvee 
	
	
	VvEe X VVEE
	
	
	vvee X vvee 
	
	
		9.
		Em uma família foi observado que uma determinada doença acomete com frequência duas vezes maior as mulheres e nunca ocorre a transmissão de um pai para o seu filho. Estas observações nos permite concluir se tratar de um gene:  (Ref.: 201402229138)
		1 ponto
	
	
	
	
	Autossômico dominante
	
	
	Ligado ao X recessivo
	
	
	Autossômico recessivo
	
	
	Pseudoautossômico
	
	
	Ligado ao X dominante
	
	
		10.
		O DNA mitocondrial se difere do material genético encontrado no núcleo das células não só em relação a localização, mas também no tocante a quantidade de moléculas por célula, tipo de herança e seqüência. A principal diferença existente entre a HERANÇA LIGADA AO X e a HERANÇA MITOCONDRIAL é: (Ref.: 201402093500)
		1 ponto
	
	
	
	
	o fato que a herança mitocondrial ser sempre materna, enquanto que a herança ligada ao X ser tanto do materna quanto paterna. 
	
	
	o fato que a herança mitocondrial ser tanto materna quanto paterna, enquanto que a herança ligada ao X ser sempre materna.
	
	
	o fato que a herança mitocondrial ser tanto materna quanto paterna, enquanto que a herança ligada ao X ser sempre paterna. 
	
	
	o fato que a herança mitocondrial ser sempre paterna, enquanto que a herança ligada ao X ser sempre materna. 
	
	
	o fato que a herança mitocondrial ser sempre materna, enquanto que a herança ligada ao X ser sempre paterna. 
	
	
	VERIFICAR E FINALIZAR
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.