Buscar

Arthur Bispo do Rosário - Resenha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Transtornos do Desenvolvimento
Professor Adjuto Eudes
Beatriz Vieira de Assis
Graduanda do 1º de Psicologia - Universidade Positivo
Documentário sobre Arthur Bispo do Rosário
	Arthur Bispo do Rosário foi um homem diagnosticado com esquizofrenia, considerado por muitos como um artista (embora ele próprio não se considerasse) religioso. Bispo era dotado de sensibilidade e transcendência, e consstruiu toda sua obra durante o período em que esteve internado na colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro - Instituição destinada a abrigar aqueles classificados como anormais ou indesejáveis. Toda criação se iniciou quando ele diz ter escutado uma voz que dizia: "Jesus filho, tranque-se num quarto e comece a reproduzir o mundo", então, após 7 anos produzind sempre com materiais muito simples, ouviu uma voz novamente: "A obra está concluída". Com seu quarto repleto de trabalhos incríveis.
	Em suas obras, Bispo parecia ter afinidade com uma espécie de seriação que chega a remeter ao TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo): um organizador do próprio caos se mostrando livre da razão, algo que todos nós gostaríamos de fazer e não fazemos.
	No decorrer da sua vida e trabalho, há um diálogo intenso entre a "loucura", transcendência, e sua arte, de uma sensibilidade relacionada ao mundo considerada não apenas original, como também incrível e até genial.
	O ápice de sua sensibilidade artística pôde ser expressada em um manto produzido por ele: o da do juízo final. O dia que se portaria diante de deus. Sua religiosidade sempre foi muito expressada em suas obras, chegando a construir uma "arca", que, segundo ele, era para a salvação do mundo.

Outros materiais