Buscar

Macroanálise das Organizações- A importância da liderança nas organizações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Macroanálise das Organizações
Importância da Liderança nas Organizações
Liderança
Segundo Stoner, “liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas as tarefas dos membros de um grupo.” (2000, p. 344)
Implicações na Definição de Liderança
 
Importância da Liderança 
A liderança tem sido apontada como um aspecto importante da administração, responsável pelo sucesso ou fracasso de uma organização, por estar ligada à harmonização dos demais processos como planejamento, organização e controle, que são, por sua vez, realizados por pessoas.
Líder x Chefe
O líder conduz as pessoas e as inspira. É conhecido por ser um motivador de sua equipe, mostrando a direção que devem seguir e, mais importante, ir junto. Os líderes têm tendência a serem muito respeitados por seus funcionários Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a tirar dúvidas.  
O chefe é a pessoa que ocupa o cargo que foi designado por alguém.Tem tendência a comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário. Também é geralmente, conhecido por centralizar o poder e pensar apenas nos resultados e lucros.
Relação entre Liderança e Globalização
A globalização é uma realidade instalada no cotidiano das organizações, e o líder precisa adaptar-se a essa realidade.
Uma boa liderança implica no desenvolvimento de competências técnica e interpessoal, habilidades fundamentais para garantir o comprometimento das pessoas e aumentar a competitividade das organizações no mercado globalizado. 
Características do Líder Global
As características mais importantes que o líder global deve ter são:
Grande consciência e sensibilidade para os costumes e padrões locais;
Criatividade, agilidade, flexibilidade e capacidade de adaptação cognitiva do ‘líder global’;
Ética e integridade pessoal e profissional.
Inovação
Inovação é a chave para o sucesso nos dias de hoje e, cada vez mais, se tornou um importante diferencial.
Isso foi constatado na pesquisa Best Companies for Leadership, estudo realizado pela consultoria Hay Group há sete anos e que classifica as 20 melhores empresas para liderança ao redor do mundo. As empresas que compõem o ranking têm líderes que incentivam e consideram positiva a inovação em seu ambiente. 
Tendências
Atualmente, o papel das tendências nas organizações é sistematizar e informatizar.
Dois estudos recentes da Forbes demonstram oito tendências do papel da liderança em negócios e ambiente de trabalho, a saber:
Transparência;
Compartilhamento;
Mais mulheres líderes;
Aumento de programas de engajamento;
Maior interação entre as equipes;
Maior relevância da Geração Z;
Migração;
Freelancer.
Passado, Presente e Futuro da Liderança
Durante muito tempo ser apenas um bom gestor foi considerado atributo suficiente para garantir o sucesso das organizações, no entanto, nas organizações contemporâneas , o líder exerce um papel fundamental por ser responsável em orientar e influenciar as pessoas para que, por incentivos e recompensas, se comprometam com os objetivos da organização e realizem as ações necessárias para o cumprimento desses objetivos.
Futuro da Liderança
O líder do futuro deve criar valor e significado na vida dos liderados, alinhando as ações de cada indivíduo à missão, visão, valores e cultura da organização.
Conclusão
Os líderes de hoje, terão que ter capacidade de adaptações rápidas, e de promover mudanças em contraste com a administração tradicional.
Os líderes também terão que destruir as barreiras erguidas pelas lideranças passadas e construir pontes, implantando um novo estilo de gestão, voltado para ajudar os colaboradores a realizarem o que são capazes de fazer, criando um ambiente propício à discussão, assegurando a liberação da capacidade criativa, formulando uma visão para o futuro, encorajando, cultuando o desprendimento e a diversidade, admirando e respeitando as diferenças, e aproveitando as peculiaridades para obter as melhores ações, intenções e soluções.
Referências Bibliográficas
STONER, J. A. F.; FREEMAN R. E, Administração. Rio de Janeiro: Ltc, 2000.
BENNIS, Warren. A formação do líder. São Paulo: Atlas, 1996.
CAROLYN, Larkin. A necessidade de liderança para a mudança. [s.l].. Acesso em outubro de 2015.
MEREGE, Luis Carlos. A liderança necessária. Integração. [s.l.]. Acesso em outubro de 2015.
VICENTE, P. J. Desafios da liderança na era da globalização. [s.l.]. Acesso em outubro de 2015.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais